quinta-feira, 9 de junho de 2016

'INVOCAÇÃO DO MAL 2': TERROR É FILMAÇO QUE VAI MARCAR O GÊNERO



SINOPSE:

Sete anos após os eventos de 'Invocação do Mal' (2013), Lorraine (Vera Farmiga) e Ed Warren (Patrick Wilson) desembarcam na Inglaterra para ajudar uma família atormentada por uma manifestação poltergeist na filha.

A trama é baseada no caso Enfield Poltergeist, registrado no final da década de 1970.

CRÍTICA:

James Wan, que já os deu  'Velozes E Furiosos 7' e 'Jogos Mortais', é um dos nomes em evidência na atual Hollywood.

Diretor, roteirista e produtor, Wan está no auge depois de 'Invocação Do Mal' e do primeiro 'Sobrenatural', mostrando talento em criar grandes momentos na telona, especialmente quando precisa criar uma atmosfera assustadora - como fez em 'Jogos Mortais'.

Assim, 'Invocação Do Mal 2', em exibição em 555 salas em todo o Brasil, não só é capaz de fazer deferência ao ótimo primeiro filme, como também é uma bela história independente, retratando mais um caso dos investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) Warren.

James Wan instrui Vera Farmiga e Patrick Wilson, numa tomada do longa - Fotos dessa postagem; Divulgação/Warner Bros.
Esse segundo, aliás, só confirma o que já ficava claro no original: o grande potencial para uma nova franquia que acompanhe casos independentes desses dois ótimos personagens, interpretados por um ator e uma atriz no auge da forma e que aqui são melhor aprofundados.

E não se preocupe: se você não assistiu ao primeiro, as histórias são independentes.

Agora, baseado em fatos reais, acompanhamos Ed e Lorena no auge de sua popularidade, após o famoso caso de Amityville.

Só que o encontro com um terrível demônio e a recém-adquirida fama do casal os colocam em risco e, por isso, decidem não pegar novos casos.

Enquanto isso, em Londres, uma mãe solteira e seus quatro filhos passam a ser atormentados por um espírito maligno, num caso complicado, que obriga a Igreja a pedir a ajuda do casal.

A mudança de ambientação - o cenário rural norte-americano para o centro de Londres - só traz novos elementos para a trama.

Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) Warren em ação
Outro elemento interessante é como o longa começa com duas histórias separadas, que passam a se interligar de forma natural e bastante interessante - tudo graças ao excelente roteiro, escrito a seis mãos por Carey Hayes, Chad Hayes e pelo próprio James Wan: a primeira, é a da família inglesa e a segunda é de Lorena enfrentando seus próprios demônios durante seu recesso.

Wan é um diretor meticuloso e inspiradíssimo, oferece uma mistura perfeita de tensão e sustos, sem exageros, sempre capaz de manter a atmosfera opressiva da presença demoníaca.

Invocação do Mal 2 : Foto Sterling Jerins, Vera Farmiga
Vera Farmiga: grande atriz
Embora a dinâmica familiar seja um pouco cansativa, com muitas cenas para reforçar os laços das pessoas envolvidas no caso, o longa é muito bem construído, com elementos reconhecíveis pelo público, mas sem cair nos mesmos clichês a que estamos acostumados a ver no gênero terror.

Visualmente, o longa ganha destaque tanto pela produção de arte - capaz de reproduzir a vida de uma família de classe média baixa londrina nos anos 70 e criar ambientes perfeitos para situações de puro terror - como o sótão alagado ou o longo corredor.

Além disso, a fotografia é maravilhosa, com interessantes jogos de luz e sombra, bom uso de câmeras fixas, quando necessário (como na cena em que Patrick Wilson fala com uma entidade demoníaca sentada atrás dele) ou na mão quando faz sentido.

O rápido movimento das lentes tirando o foco em determinadas cenas também garante tensão na medida certa.

O longa também ganha pelas performances dos atores, todas de muita qualidade.

Invocação do Mal 2 : Foto Patrick Wilson
Patrick Wilson: espetacular
Vera Farmiga está ótima - alterna emoções com facilidade - Patrick Wilson também está muito bem - destaque para a cena em que canta Elvis Presley - e os dois em cena tem uma química das mais absurdas.

Agora, se todas as crianças seguram seus personagens, o destaque maior vai para Madison Wolfe, como a possuída Janet,  de 11 anos.

Enfim, temos aqui um grande filme de terror, com aquele clima de 'horror old school' da Hammer Pictures, mas sem deixar de usar novas tecnologias e técnicas para nos surpreender.

Madison Wolfe, em cena como a possuída Janet
James Wan mostra que é o nome atual do gênero, com belos sustos e ótimo desenvolvimento de personagens, tudo isso com tensão sempre crescente.

Vale o ingresso até para quem não costuma ir ao cinema e pagar pra levar sustos.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'INVOCAÇÃO DO MAL 2'
Título Original:
THE CONJURING: THE ENFIELD POLTERGEIST
Gênero:
Terror
Direção:
James Wan
Roteiro:
Carey Hayes, Chad Hayes, James Wan
Elenco:
Abhi Sinha, Adrien Ryans, Alexa Najera, Frances O'Connor, Javier Botet, Jennifer Collins, Madison Wolfe, Maria Doyle Kennedy, Nancy DeMars, Patrick Wilson, Robin Atkin Downes, Shannon Kook, Simon Delaney, Simon McBurney, Sterling Jerins, Steve Coulter, Vera Farmiga
Produção:
James Wan, Peter Safran, Rob Cowan
Fotografia:
Don Burgess
Montador:
Kirk M. Morri
Trilha Sonora:
Joseph Bishara
Duração:
133 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
09/06/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Evergreen Media Group / New Line Cinema / Safran Company, The
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário