quinta-feira, 16 de junho de 2016

'ELVIS & NIXON': ENCONTRO ENTRE O REI DO ROCK E PRESIDENTE AMERICANO FOI MENOS VERGONHOSO QUE O DE NOSSO ATOR PORNÔ COM MINISTRO DA EDUCAÇÃO


SINOPSE:

Nos anos 70, a Casa Branca recebeu o rei do rock and roll, Elvis Presley (Michael Shannon), que pediu uma audiência privada - uma reunião que viria a se tornar lendária - com o presidente Richard Nixon (Kevin Spacey).

Conheça a história nunca contada desse encontro.

CRÍTICA:

Recentemente os brasileiros ficaram espantadíssimos ao verem um fracassado ator pornô ser recebido em audiência pelo ministro interino da Educação - para "dar sugestões", segundo soubemos.

Perto desse disparate, o encontro entre o presidente americano Richard Nixon e o rockstar Elvis Presley foi até aceitável.

No encontro, em 1972 na Casa Branca, o Rei do Rock explanou ao presidente seus planos para afastar os jovens norte-americanos das drogas e da propaganda comunista.

Esse episódio - verídico - é recontado com tom cômico em 'Elvis & Nixon', em cartaz em 13 salas em todo o Brasil.

Aqui, já com a popularidade baixa, o Rei do Rock (Michael Shannon) é retratado como um maníaco por armas - ele anda com duas debaixo do casaco e uma em sua bota - e como forte defensor dos valores tradicionais americanos.

Ele considera as revoltas populares da época, como o movimento pacifista e os Panteras Negras, como más influências para os adolescentes - o que é irônico, já que Elvis também era visto como uma figura forte da contracultura americana.

Tudo o que se sabe do encontro entre as duas figuras se resume a uma foto e uma história publicada pelo jornal Washington Post no dia 27 de Janeiro de 1972.

Resultado de imagem para elvis & nixon movie
Nixon recebe Elvis na Casa Branca - episódio rendeu a trama deste longa - WP
Elvis teria enviado uma carta de seis páginas ao então presidente (Kevin Spacey), pedindo uma reunião - na verdade, tudo o que o músico queria era um button da Brigada de Narcóticos, o único que lhe faltava.

E de quebra, Elvis ainda propôs usar sua influência para ajudar o presidente mais impopular entre os jovens americanos da história.

Michael Shannon e Kevin Spacey estão excelentes, tem química e convencem, nos fazendo até esquecer que os atores não lembram quase nada os personagens reais.

Os dois conseguem incorporar as personalidades diferentes de cada um - do roqueiro excêntrico e do político inacessível - ao mesmo tempo que suas atuações se complementam.

Elvis & Nixon : Foto Kevin Spacey, Michael Shannon
Michael Shannon e Kevin Spacey, em cena do longa - Sony Pictures
A diretora Liza Johnson ('Amores Inversos') e os roteiristas Joey Sagal, Hanala Sagal e Cary Elwes usam de muita criatividade para chegar ao tom da trama.

O grande problema do longa é que muitos dos acontecimentos são exagerados e nada verdadeiros, criando uma alegoria sobre a cultura pop e demonstrando a ousadia necessária para tal.

Assim, o longa não tem muito a oferecer, fora o teor "absurdo" da circunstância, mesmo que o brilho dos protagonistas consiga cativar o espectador.

Dá pro gasto.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ELVIS & NIXON'
Título Original:
ELVIS & NIXON
Gênero:
Comédia
Direção:
Liza Johnson
Roteiro:
Cary Elwes, Hanala Sagal, Joey Sagal
Elenco:
Ahna O'Reilly, Alex Pettyfer, Ashley Benson, Colin Hanks, Evan Peters, Hanala Sagal, Ian Hoch, Johnny Knoxville, Kamal Angelo Bolden, Kevin Spacey, Michael Shannon, Nathalie Love, Ritchie Montgomery, Sky Ferreira, Tate Donovan, Tracy Letts
Produção:
Cassian Elwes, Holly Wiersma
Fotografia:
Terry Stacey
Montador:
Michael Taylor, Sabine Hoffmann
Trilha Sonora:
Ed Shearmur
Duração:
86 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
16/06/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Amazon Studios
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário