SINOPSE:
A pequena cidade de Vale das Flores é marcada por um crime surpreendente: o jovem Hugo Maltese (Cirillo Luna) é encontrado morto com uma antiga espada encravada no peito.
O detalhe é que, antes de morrer, ele recebeu uma estranha caixa com um escaravelho (espécie de besouro) dentro.
Logo outra vítima é morta, após receber uma caixa semelhante.
O delegado Pimentel (Marcos Caruso) e o garoto Alberto Maltese (Thiago Rossetti) começam a buscar este assassino em série, que escolhe seu alvo com uma característica em particular: são todas pessoas ruivas legítimas.
CRÍTICA:
Sucesso literário entre os adolescentes brazucas nos anos 1980 e 90, 'O Escaravelho do Diabo' enfim ganhou uma adaptação para o cinema e estreou hoje em 272 salas em todo o Brasil.
Aqui, os roteiristas Melanie Dimantas e Ronaldo Santos fizeram mudanças importantes em relação ao livro, escrito por Lúcia Machado de Almeida, em 1956.
Se no livro o protagonista Alberto era adulto, quase terminando a faculdade de Medicina e um paquerador contumaz, aqui ele é um jovem de aparentes 13 anos (Thiago Rossetti), o que possibilita introduzir o tema do primeiro amor na sua trajetória e serve para que o longa atraia o mesmo público jovem de antes.
Thiago Rosseti interpreta o protagonista Alberto - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Globo Filmes |
Outro que mudou do livro para o filme foi o coprotagonista delegado Pimentel (Marcos Caruso): se no livro era o estereótipo do policial competente e dedicado, no filme Pimentel tem dificuldades de saúde que afetam sua capacidade.
Marcos Caruso é o delegado Pimentel |
Assim, a intenção da dupla de roteiristas foi humanizar e deixar mais próximos da realidade Alberto e Pimentel, para que eles não fossem tão heroicos e corretos, como no livro - há várias referências a modernidades, como tablets, conversas online e videogames, tudo para que o jovem de hoje mergulhe na trama mais rapidamente.
Pena que o roteiro mostre algumas falhas graves, com diálogos bruscos ou conclusões precipitadas e buracos na sequência da investigação conduzida por Alberto e Pimentel em busca do assassino dos ruivos - a própria descoberta desta conexão, mal conduzida, quebra o encanto.
Ainda bem que, mais do que investir num best seller juvenil, o tom sombrio do longa, surpreendente, salva a trama.
Cena do Longa |
O enigmático vilão, intencionalmente apresentado nas sombras durante boa parte do filme, porém não poupa o espectador de cenas mais fortes - sem ser explícito, o espectador verá cenas de violência pouco comuns ao gênero, bem conduzidas pelo diretor estreante (no cinema) Carlo Milani.
Outro ponto positivo é a forma como o roteiro reorganiza os ataques do vilão, até mesmo inserindo situações que não estão no livro - a sequência com o jornalista Louzeiro (Bruce Gomlevsky) é um bom exemplo.
Porém, a disparidade dos desempenhos da dupla de protagonistas é o que chama mais a atenção: se o estreante Thiago Rossetti dá uma verdade absoluta ao seu Alberto, aparecendo sempre absolutamente natural em cena, o veterano Marcos Caruso interpreta seu delegado Pimentel no piloto automático, em desempenho bem inferior ao que estamos acostumados em vê-lo.
Cena do Longa |
Divertido e atual, o longa recria uma história consagrada e até a melhora, limando os clichês e vícios da época em que foi escrito, mas, ainda assim, fica a sensação de que essa trama, melhor trabalhada, poderia render um filme melhor.
Enfim, servirá bem para que os saudosistas relembrem suas juventudes - e só.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'O ESCARAVELHO DO DIABO'
Gênero:
Suspense
Direção:
Carlos Milani
Roteiro:
Melanie Dimantas, Ronaldo Santos
Elenco:
Augusto Madeira, Celso Frateschi, Jonas Bloch, Lourenço Mutarelli, Marcos Caruso, Selma Egrei, Thiago Rosseti
Produção:
Sara Silveira
Fotografia:
Pedro Farkas
Duração:
102 min.
Ano:
2015
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia:
14/04/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Downtown Filmes / Paris Filmes
Estúdio:
Dezenove Som e Imagem / Globo Filmes
Classificação:
12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário