SINOPSE:
Hollywood, anos 1950.
Edward Mannix (Josh Brolin) é o responsável por proteger as estrelas do estúdio Capitol Pictures de escândalos e polêmicas e vive um dia intenso quando Baird Whitlock (George Clooney), astro da superprodução 'Hail, Caesar!', é sequestrado no meio das filmagens por uma organização comunista, chamada "Futuro".
CRÍTICA:
Para mim, na Hollywood atual, não tem diretores e roteiristas melhores que os irmãos Coen.
Afinal, Ethan Coen e Joel Coen são soberbos, tanto fazendo suspenses cheios de tensão e violência ('Onde Os Fracos Não Têm Vez', 'Bravura Indômita'), quanto comédias satíricas ('O Grande Lebowski').
Agora, os Coen vão novamente de comédia.
Em 'Ave, César!', em exibição em 66 salas em todo o Brasil, a dupla escalou um elenco estelar para parodiar com extrema classe, inteligência e elegância a era de ouro de Hollywood, seus astros belos e problemáticos, o assédio dos tabloides e os subterrâneos dos grandes estúdios, que tinham um exército de publicistas para tentar esconder os deslizes e escândalos das vidas dos seus astros e estrelas.
A trama - uma história tão maluca só poderia dar certo sob o comando da dupla - se passa em um único dia na vida de Edward Mannix (Josh Brolin), assistente da Capitol Pictures e que tem a missão de proteger a imagem e a integridade física dos contratados do estúdio.
Josh Brolin é o assistente Edward Mannix - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures |
Ele precisa correr contra o tempo depois que seu maior astro, Baird Whitlock (George Clooney), protagonista da superprodução bíblica 'Hail, Cesar!", é sequestrado por um grupo de escritores comunistas, que pedem maior valorização de seus trabalhos pela indústria do cinema.
A partir daí, o roteiro abusa dos estereótipos e exageros, o que torna a sátira óbvia, mas sem nunca cair na vala comum do "pastelão": os comunistas usam bigode, óculos de aro preto e se chamam de "companheiros"; o astro do faroeste é um brucutu, quase analfabeto e a principal estrela do estúdio é um boêmio desregrado.
George Clooney é Baird Whitlock, maior astro da Capitol Pictures |
Assim como já vimos em muitas produções (inclusive no ganhador do Oscar 'Birdman'), a comédia faz, quase de forma documental, uma ótima mistura da história central com os bastidores das produções.
Ralph Fiennes é o diretor Laurence Laurentz |
Como a dupla Coen já nos entregou 'O Grande Lebowski' e se o espectador já gostou deste filme, será muito difícil não se encantar com este, principalmente pelos excelentes números musicais - destaque para o número de Burt Gurney (Channing Tatum) de marinheiro, remetendo a Gene Kelly e Frank Sinatra em 'Um Dia em Nova York'.
Veja um clipe dessa cena:
A única falha, ao meu ver, é o roteiro não explorar melhor os personagens secundários, como DeeAnna (Scarlett Johansson), estrela que remete à Diva dos balés aquáticos Esther Williams, que está grávida e não sabe quem é o pai.
Como o caso é um senhor escândalo para a moral da época, para abafa-lo, o estúdio quer entregar o filho dela para outros criarem - para, meses depois, ela venha a adotar a criança.
Infelizmente, o potencial dessa subtrama é desperdiçado e não ganha nenhum destaque.
Scarlett Johansson é a estrela dos balés aquáticos DeeAnna |
Mesmo assim, a comédia consegue conduzir sua crítica a Hollywood de forma inteligente e precisa, desmistificando o universo do glamour e zoando sem dó, nem piedade, a indústria que eles próprios fazem parte.
Nos dias atuais, não é para qualquer um - no caso dois, escrever um roteiro tão bom, dirigir tão bem e ainda ter no elenco gente talentosa como Josh Brolin, George Clooney, Ralph Fiennes, Tilda Swinton, Channing Tatum, Scarlett Johansson, Jonah Hill e Frances McDormand.
Filmaço.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'AVE, CÉSAR!'
Título Original:
HAIL, CAESAR!
Gênero:
Comédia
Direção e Roteiro:
Ethan Coen, Joel Coen
Elenco:
Alden Ehrenreich, Alex Karpovsky, Channing Tatum, Christopher Lambert, Clancy Brown, David Krumholtz, Dolph Lundgren, Emily Beecham, Fisher Stevens, Frances McDormand, George Clooney, Jillian Armenante, Jonah Hill, Josh Brolin, Kyle Bornheimer, Ming Zhao, Patrick Fischler, Peter Jason, Ralph Fiennes, Robert Picardo, Scarlett Johansson, Tilda Swinton
Produção:
Eric Fellner, Ethan Coen, Joel Coen, Tim Bevan
Fotografia:
Roger Deakins
Montadores:
Ethan Coen, Joel Coen
Trilha Sonora:
Carter Burwell
Duração:
106 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
14/04/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures Brasil
Estúdio:
Mike Zoss Productions / Working Title Films
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário