quinta-feira, 14 de abril de 2016

'MOGLI - O MENINO LOBO': ESPETACULAR E MÁGICO, MIX DE LIVE ACTION E COMPUTAÇÃO GRÁFICA É UM DOS MELHORES FILMES DO ANO


SINOPSE:

Mogli (Neel Sethi) é um menino criado por uma família de lobos, que sente que não é mais bem-vindo na floresta quando o temido tigre Shere Khan (voz original de Idris Elba), que carrega cicatrizes causadas por caçadores, promete eliminar o que ele considera uma ameaça.

Forçado a abandonar o único lar que conhece, Mogli embarca em uma cativante jornada de autoconhecimento, guiado pelo seu amigo pantera Bagheera (Sir Ben Kinsgley) e pelo alegre urso Baloo (Bill Murray).

Pelo caminho, Mogli encontra criaturas da selva que não são exatamente bondosas, incluindo Kaa (Scarlett Johansson), uma cobra cuja voz sedutora e olhar penetrante hipnotizam o menino-lobo, e o Rei Loiue (voz de Christopher Walken), nobre de fala mansa e que tenta convencer Mogli a contar o segredo da ilusória flor vermelha mortal: o fogo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Baseado na série literária de Rudyard Kipling, este longa tem somente um ator em carne e osso, Neel Sethi - os demais personagens e cenários foram todos criados por computação gráfica.

Remake da animação da própria Disney, de 1967.

CRÍTICA:

O novo 'Mogli - O Menino Lobo' é uma aventura que encanta logo de cara crianças e adultos, graças à forma humana e emocionante como essa grande história foi recontada.

Assistir ao longa em 3D é uma das melhores maneiras de se deixar levar por esse universo fantástico, onde animais falantes interagem com um menino humano que mora na selva e explora seus perigos e maravilhas como somente uma criança poderia fazer.

O mais incrível é que o belo mundo selvagem e os animais apresentados foram praticamente todos criados em CGI (computação gráfica), com cenas rodadas num estúdio da Disney em Burbank, grande Los Angeles com o único personagem de carne e osso: o protagonista Mogli, interpretado com uma garra estonteante pelo novato Neel Sethi.

Mogli - O Menino Lobo : Foto Neel Sethi
Neel Sethi é o protagonista Mogli - Fotos dessa Postagem: Divulgação?Walt Disney do Brasil
A grande sacada da Disney para fazer essa história, conhecida por todos, tanto pelo livro, como pela animação de 1967, foi colocar Jon Favreu à frente da produção.

O ator e também diretor ('Homem De Ferro 1 e 2') sabe como contar uma boa história e utilizar os efeitos a seu favor, sem carregar no visual, proporcionando uma atmosfera realista e, ao mesmo tempo, lúdica, sem deixar a tecnologia interferir na narrativa (como vimos no recente 'Batman Vs Superman').

Se o filme não tem a leveza e o clima alagre da animação clássica de 1967, a comparação nem é muito justa, pois os filmes tem apenas o tema e o nome em comum.

A atmosfera, as situações e até os personagens tem vida própria na telona, sem tentar resgatar elementos de obras anteriores, o que é muito bom.

Mogli - O Menino Lobo : Foto Neel Sethi
Mogli e Bagheera (voz original de Sir Ben Kinsgley) , em cena do longa
Mesmo assim, o filme não funcionaria sem o seu único personagem que não foi criado em CGI - justamente o protagonista Mogli, interpretado por Neel Sethi.

O garoto novaiorquino e que parece um indiano, tinha apenas 10 anos quando o longa estava em produção e está perfeito no papel.

A forma como enfrenta desafios, se diverte na selva e se relaciona com os animais é algo muito especial de se ver, principalmente se lembrarmos que muitas vezes ele atuava sozinho contra um fundo verde no set - mérito de Favreau, bom diretor tanto em cenas de ação quanto na direção dos atores.

A história mostra o crescimento de Mogli e Sethi acompanha bem essa evolução.

O filme traz de forma sutil alguns elementos do desenho de 1967, mas muda alguns momentos importantes da trama a fim de causar impacto e alterar a jornada de Mogli o suficiente para ser capaz de proporcionar algo novo ao espectador.

Mogli - O Menino Lobo : Foto
Cenários e texturas de cada cena são espetaculares
E é claro que o longa não seria o mesmo se os animais não fossem incríveis - e suas vozes originais, mais ainda, como Baloo (Bill Murray), Raksha (Lupita Nyong'o), Bagheera (Sir Ben Kingsley), Rei Loiue (Christopher Walken) e o temido vilão Shere Khan (Idris Elba).

E por incrível que pareça, a dublagem brasileira também é muito boa - com destaque para Tiago Abravanel como o Rei Louie.

O roteiro aprofunda todos os personagens, os quais se tornam seres reais em que podemos acreditar e temos vontade de conhecer.

Embora o filme tenha alguns momentos sombrios e até assustadores para crianças pequenas, a jornada de Mogli é basicamente cheia de aventura -
Favreau fez bem ao voltar ao livro de Rudyard Kipling, sem deixar de lado a animação de 1967.

Mogli - O Menino Lobo : Foto Neel Sethi
Mogli diante do Rei Louie (voz original de Christopher Walken)
Seu grande mérito foi conseguir adaptar a obra e atualizar o material para o público de hoje, sem perder a essência da história.

As crianças menores podem não entender todas as motivações dos personagens, mas elas estão lá e o fato do longa não subestimar os espectadores é motivo de elogios.

Com muitas lições passadas de forma natural durante a narrativa, como a importância do respeito à natureza e as outras pessoas, o longa não se aproveita de seu tema fantasioso para garantir risadas fáceis.

Mogli - O Menino Lobo : Foto Neel Sethi
O urso Baloo (voz original de Bill Murray) é o principal alívio cômico do longa
Ao invés disso, prefere colocar a perspectiva de cada pessoa no mundo e o impacto de nossas decisões sobre os outros e com isso, é capaz de emocionar, divertir e ensinar.

O novo Mogli traz toda a magia esperada de qualquer fábula da Disney e é um dos melhores filmes do ano até agora.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'MOGLI: O MENINO LOBO'
Título Original:
The Jungle Book
Gênero:
Aventura
Direção:
Jon Favreau
Produção:
Brigham Taylor
Roteiro: 
Justin Marks, baseado em 'O Livro da Selva', de Rudyard Kipling
Elenco:
Neel Sethi (Mogli)
Vozes de:
Bill Murray/Marcos Palmeira (Baloo), Sir Ben Kingsley/Dan Stulbach (Baguera), Idris Elba/Thiago Lacerda (Shere Khan), Scarlett Johansson/Alinne Moraes (Kaa), Lupita Nyong'o/Júlia Lemertz (Raksha), Giancarlo Esposito (Akela), Christopher Walken/Tiago Abravanel (Rei Louie)
Música:
John Debney
Cinematografia:
Bill Pope
Edição:
Mark Livolsi
Estúdio:
Walt Disney Pictures
Distribuição:
Walt Disney Studios Motion Pictures
Lançamento:
14 de Abril de 2016 (Brasil)
Cor:
Colorido

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário