sexta-feira, 16 de agosto de 2013

'PERCY JACKSON E O MAR DE MONSTROS': REPLETO DE CLICHÊS, LONGA VAI AGRADAR SÓ AOS ADOLESCENTES E ALGUNS POUCOS PAIS


Baseado na obra de Rick Riordan, e assim como 'O Ladrão De Raios', o longa 'Percy Jackson e o Mar dos Monstros' - que estreia hoje em 440 salas aqui no Brasil - não tenta surpreender, com humor leve e batalhas animadas.

Mais fiel ao livro do que o primeiro filme, a continuação proporciona uma aventura muito menos consistente e  sem ritmo.

O diretor Thor Freudenthal ('Diário De Um Banana') evita aprofundar os personagens desta aventura infanto-juvenil e o longa perde oportunidades de sair da mesmice.

Logo no começo Percy (Logan Lerman) se mostra ressentido com seu pai, não saber lidar com a fama de herói, começa a se questionar e se por um tempo, parece que o personagem se tornará mais interessante,tudo é esquecido quando o acampamento Meio-Sangue é atacado.

Logan Lerman interpreta Percy Jackson - fotos dessa postagem: Divulgação/Fox Film

Se o combate inicial funciona, a revelação do verdadeiro vilão é feita cedo demais e acaba com qualquer suspense.

Tanto que, a partir daí, começa a missão para salvar a árvore encantada que protege o acampamento - tarefa, óbvio, que recai sobre Percy e seus amigos, Annabeth (Alexandra Daddario), Grover (Brandon T. Jackson) e seu meio-irmão ciclope Tyson (Douglas Smith).

Por todo tempo, a impressão passada pela versão cinematográfica é a de que ser um semideus - Percy é filho dos deus dos mares, Poseidon - não é grande coisa nesse mundo, já que os únicos seres com capacidade de fazer algo realmente útil são os protagonistas.

O longa perde muito nos efeitos visuais, artificiais demais e criativos de menos, que não funcionam e não fazem o espectador esquecer em nenhum momento que os atores estão, na verdade, lutando contra uma bola de tênis diante de um fundo verde.

Ainda se a trama inovasse,o longa poderia resultar melhor, mas somos confrontados o tempo todo com clichês, tipo "você é o escolhido" e "existe uma profecia que precisa ser seguida" – algo totalmente batido no gênero fantasia - o que não causa admiração com locações ou criaturas, coisa que 'O Ladrão de Raios' consegue fazer, principalmente pelos elementos modernos misturados com os antigos.

Brandon T. Jackson, como Grover

Os fãs mais fanáticos vão gostar de duas grandes novidades: a primeira é Tyson, um ciclope gentil que adora seu meio-irmão - e o fato de não haver rivalidade entre eles é mais que bem vindo.

A segunda, e mais interessante, é Clarisse, a competitiva filha do deus da guerra Ares que literalmente bota fogo em tudo.
Clarisse é intepretada por Leven Rambin como uma versão mais infantil de sua personagem Glimmer em 'Jogos Vorazes' - e tem potencial para crescer na franquia.

Douglas Smith é Tyson

Para adolescentes, o longa funciona e até alguns poucos pais devem se divertir.

Se franquia não tentasse ir além disso, seria possível criar algo muito melhor, simplesmente seguindo os livros e investindo um pouco mais em personagens.

Leven Rambim é Clarisse

Tem mais livros de Rick Riordan para serem filmados - então, vamos aguardar.

Confira o trailer do filme:


*****
'PERCY JACKSON E O MAR DE MONSTROS'
Título Original:
PERCY JACKSON AND THE OLYMPIANS: THE SEA OF MONSTERS
Gênero:
Aventura
Direção:
Thor Freudenthal
Roteiro:
Larry Karaszewski, Marc Guggenheim, Scott Alexander - baseados na obra de Rick Riordan
Elenco:
Alexandra Daddario, Anthony Head, Brandon T. Jackson, Daniel Cudmore, Derek Mears, Douglas Smith, Grey Damon, Jake Abel, Leven Rambin, Logan Lerman, Missi Pyle, Nathan Fillion, Robert Maillet, Sean Bean, Stanley Tucci
Produção:
Chris Columbus, Karen Rosenfelt, Michael Barnathan
Fotografia:
Shelly Johnson
Montador:
Mark Goldblatt
Trilha Sonora:
Andrew Lockington
Duração:
108 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
16/08/2013
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Fox 2000 Pictures / Second Line Stages / TCF Vancouver Productions / Trireme Productions
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário