SINOPSE:
Em um local onde as coisas fantásticas parecem ficar cada vez mais distantes de tudo, dois irmãos elfos adolescentes embarcam em uma extraordinária jornada para tentar redescobrir a magia do mundo ao seu redor.
CRÍTICA:
Mais uma vez a Pixar traz aos cinemas o que todos queremos ver nas suas animações: aventura, humor e, claro, emoção de sobra.
Depois de arrancar lágrimas do público com Viva - A Vida É Uma Festa e, mais recentemente, Toy Story 4, o estúdio der animação nos apresenta Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica, que chega aos cinemas nesta quinta (05).
Como o nome já entrega, a trama segue dois irmãos elfos - Ian e Barley Lightfoot - que embarcam em uma aventura repleta de magia e descobertas.
No aniversário de 16 anos, Ian, o mais novo, recebe de sua mãe um cajado mágico que, acompanhado de uma pedra, pode trazer o patriarca de volta à vida por 24 horas.
No entanto, em meio à tentativa algo dá errado e, literalmente, só metade do pai reaparece para a família.
A fim de mudar o cenário da história, Barley convence o caçula de partir em uma viagem para terminarem a magia.
Apesar de funcionar bem e ter potencial para agradar as crianças e emocionar os adultos, o longa não apresenta nada de novo em sua trama.
Tratar a morte não é novidade para o estúdio, assim como a parceria entre irmãos/amigos e a abordagem de famílias 'não-tradicionais'.
Isso pode frustrar um pouco os fãs que aguardam ansiosamente pelas animações diferenciadas que a gigante costuma trazer às telonas.
Desde a estreia de Viva - A Vida É Uma Festa em 2017, a Pixar não trazia algo realmente novo aos cinemas - em 2018 ela estreou a sequência Os Incríveis 2 e em 2019 trouxe o retorno da turma de brinquedos em Toy Story 4 - portanto, a expectativa é quase inevitável.
Mesmo com tudo isso, a animação acerta em sua forma leve de conduzir a narrativa e sabe encaixar cada uma de suas emoções no momento certo, além de aprofundar seus personagens de maneira impecável.
Sabemos muito sobre Ian (voz original de Tom Holland), sua timidez e suas incertezas sobre a vida, ao mesmo tempo em que Barley (voz de Chris Pratt) é apresentado como um grande fã de jogos de RPG e completamente apaixonado por sua van.
A rebeldia do primogênito contrasta bem com a inocência de Ian e o entrosamento entre eles é um dos pontos altos do longa.
Além disso, a viúva Laurel, mãe dos meninos, traz um carisma sem igual para o desfecho da aventura, enquanto vem acompanhada de Manticora (Octavia Spencer), uma personagem chave para o reencontro dos irmãos com o pai.
A comovente conclusão da história resgata ainda mais o 'espírito' Pixar de levar o público às lágrimas.
Enquanto Viva - A Vida É Uma Festa trouxe a morte de forma mais palpável, aqui entrega os traços da ausência e as tristezas de quem permanece após o falecimento de um ente querido.
Porém, ao mesmo tempo em que o decorrer da trama apresenta os motivos que levam Barley e Ian a quererem mais algumas horas com o pai, a animação reforça ainda a importância de valorizar - e muito - a família.
Assim como todos os outros filmes do estúdio, o longa é atrativo para crianças, mas jovens e adultos poderão desfrutar de uma animação que nos faz crer por alguns minutos que, possivelmente, ainda há um pouco de magia a ser descoberta neste mundo.
Vale a ida ao cinema.
GALERIA DE IMAGENS:
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
DOIS IRMÃOS - UMA JORNADA FANTÁSTICA
Título Original:
ONWARD
Gênero:
Animação
Direção:
Dan Scanlon
Elenco de Vozes Originais:
Ali Wong, Chris Pratt, George Psarras, Grey Griffin, John Ratzenberger, Julia Louis-Dreyfus, Kyle Bornheimer, Lena Waithe, Mel Rodriguez, Octavia Spencer, Tom Holland, Tracey Ullman, Wilmer Valderrama
Roteiro:
Dan Scanlon
Produção:
Kori Rae
Fotografia:
Adam Habib, Sharon Calahan
Trilha Sonora:
Jeff Danna, Mychael Danna
Montador:
Catherine Apple
Estúdio:
Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures
Distribuidora:
Disney
Ano de Produção:
2020
Duração:
102 min.
Estréia:
05/03/2020
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário