segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SAG AWARDS: PRÊMIO DOS SINDICATO DOS ATORES FOI ALTAMENTE POLITIZADO E CONSAGROU 'ESTRELAS ALÉM DO TEMPO' E 'STRANGERS THINGS'

<>
Como vem acontecendo na atual temporada de premiações, discursos contra Trump pontuaram a noite
<>

Como sempre, o SAG Awards (Screen Actors Guild Awards), prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood, é um dos maiores termômetros do Oscar 2017.

Na cerimônia deste domingo, a premiação consagrou o drama 'Estrelas Além do Tempo', que narra a trajetória das mulheres negras que fizeram história na NASA, além da série queridinha do público 'Stranger Things'.

Viola Davis fez história a ganhar seu quinto prêmio, pela sua atuação no drama 'Um Limite Entre Nós', e se tornou a primeira mulher afro-americana a alcançar esse feito.

Vale lembrar que ela também foi indicada ao Oscar pelo mesmo filme.

'La La Land - Cantando As Estações', que vem quebrando diversos recordes nas premiações, também levou o seu.

Emma Stone, que vive a atriz novata Mia na trama, levou o prêmio de melhor atriz.

Já o troféu de melhor ator ficou com Casey Affleck pelo drama 'Manchester À Beira-mar'.

Já no campo da TV, 'Stranger Things' levou o SAG de melhor elenco de drama, enquanto 'Orange is The New Black' ficou com o prêmio de melhor elenco de comédia.

A forte reação da comunidade artística dos Estados Unidos contra o presidente recém-eleito Donald Trump, que vem se tornando uma tradição recente das premiações de Hollywood, teve mais desdobramentos durante o SAG Awards, que teve nada menos que 13 discursos anti-Trump.

O primeiro a atacar o milionário republicano foi Ashton Kutcher, responsável pelo discurso de abertura da 23ª edição do prêmio, que deu boa noite a quem estava em casa e "a todos que estão em aeroportos e pertencem ao meu país":

"Vocês são parte do nosso tecido social, nós amamos e damos boas-vindas a vocês".


Na sequência, a atriz Julia Louis-Dreyfus, ao receber o troféu por sua atuação na série 'Veep', brincou sobre um possível ataque de hackers russos – assunto que foi uma constante durante as eleições americanas – e sobre as estimativas que a equipe de Trump fizeram sobre o público em sua cerimônia de posse:

"Mesmo que os russos tenham ou não hackeado esta votação, eu olho para o milhão, ou mesmo 1,5 milhão de pessoas nesta sala, e digo que este prêmio é legítimo, e eu o venci! – disse, antes de assumir um tom mais crítico: – Eu gostaria que vocês soubessem que eu sou a filha de um imigrante. Meu pai sofreu perseguição religiosa na França ocupada por nazistas... E eu amo este país. Esta proibição contra imigrantes é uma mancha, e é antiamericana".

O experiente ator William H. Macy também aproveitou o seu prêmio para criticar o atual presidente americano – ainda que de forma mais sutil:

"Quero ir contra a maré e agradecer o presidente Trump por fazer Frank Gallagher parecer tão normal" – disse, referindo-se a seu personagem na série 'Shameless', um pai ausente que gasta seu pouco dinheiro em bebida.

A vitória de "Orange is the New Black" como melhor série cômica também deu espaço para que Taylor Schilling, que interpreta a protagonista Piper, fizesse um discurso exaltando a diversidade do elenco do programa:

"Estamos aqui representando um grupo diverso de pessoas, gerações de famílias que buscaram uma vida melhor aqui, de lugares como Nigéria, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Irlanda... E sabemos que vai depender de nós, e provavelmente de vocês, também, continuar contando histórias que mostrem que nossa união é mais forte do que aqueles que buscam nos dividir".

O ator Viggo Mortensen, que recebeu um troféu por 'Capitão Fantástico', terminou seu discurso com um grito de "poder para as pessoas", com o punho erguido.

Em seguida, Mahershala Ali, muçulmano há 17 anos, eleito melhor ator coadjuvante por 'Moonlight', fez um dos discursos mais marcantes da noite:

"O que eu aprendi trabalhando em Moonlight é que vi o que acontece quando perseguimos pessoas. Elas se fecham em si mesmas. (...) Quando ficamos prestando atenção nas minúcias, nos detalhes que nos diferenciam, há duas formas de ver isso: podemos ver a textura daquela pessoa, as características que fazem dela única, ou podemos ir à guerra por isso" – disse, para em seguida falar sobre sua sua relação com a mãe:

"Minha mãe é pastora. Eu sou muçulmano. Ela não deu cambalhotas quando eu contei que me converti, 17 anos atrás. Mas eu digo a vocês agora: nós deixamos isso de lado. E eu sou capaz de vê-la, e ela é capaz de me ver. Nós nos amamos, o amor cresceu".


Sarah Paulson, melhor atriz em telefilme ou minissérie por 'American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson', também usou seu espaço para convocar as pessoas a doarem dinheiro para a União Americana pelas Liberdades Civis  - "para proteger os direitos e a liberdade de pessoas em todo o país".

Bryan Cranston, que levou a versão masculina do prêmio, por 'All the Way', usou o ex-presidente Lyndon B. Johnson, a quem interpreta no filme, para falar de Trump:

"Eu honestamente sinto que ele botaria a mão no ombro e desejaria a Trump sucesso. E ele sussurraria algo que já disse diversas vezes, como uma forma de encorajamento: apenas não mije na sopa que todos nós comeremos".

Vencedora do troféu de melhor atriz, por 'La La Land,  Emma Stone descreveu a situação como "um momento realmente complicado no nosso país", em que acontecem coisas "muito imperdoáveis, assustadoras e que demandam ações"

Na sequência, David Harbour, que interpreta o policial Jim Hopper em 'Stranger Things', fez um dos discursos mais fortes, na entrega do prêmio de melhor elenco de série dramática.

"Estamos todos juntos nesta jornada horrível, dolorosa, alegre, emocionante e misteriosa que é estar vivo. Como mostramos na contínua narrativa de 'Stranger things', nós vamos repelir os bullies, vamos abrigar os esquisitos e os marginalizados, aqueles que não têm casa, vamos superar as mentiras, vamos caçar monstros, e quando estivermos perdidos em meio à hipocrisia e à violência casual de certos indivíduos e instituições, nós vamos, assim como o delegado Jim Hopper, socar a cara de algumas pessoas que tentarem destruir os mais fracos, os desprotegidos. E nós faremos tudo isso com alma, com coração e com alegria. Agradecemos por esta responsabilidade" – disse, enquanto a protagonista da série, Winona Ryder, atrás dele fazia caras e bocas e o restante do elenco pulava em adrenalina.


O longa 'Estrelas além do tempo', vencedor na categoria de melhor elenco, a principal da noite, rendeu discurso de Taraji P. Henson, que ressaltou a história do filme:

"O filme é uma história sobre união. A história é sobre o que acontece quando deixamos nossas diferenças de lado. E quando nos unimos como raça humana, nós vencemos. O amor vence. Sempre".

Confira os vencedores do SAG Awards 2017:

CATEGORIAS DE CINEMA

MELHOR ELENCO - Estrelas Além Do Tempo

MELHOR ATOR - Denzel Washington (Um Limite Entre Nós)

MELHOR ATRIZ - Emma Stone (La La Land - Cantando As Estações)

MELHOR ATOR COADJUVANTE - Mahershala Ali (Moonlight - Sob A Luz Do Luar)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

SÉRIES

MELHOR ELENCO - DRAMA - Stranger Things

MELHOR ELENCO - COMÉDIA - Orange is the New Black

MELHOR ATOR - DRAMA - John Lithgow (The Crown)

MELHOR ATRIZ - DRAMA - Claire Foy (The Crown)

MELHOR ATOR - COMÉDIA - William H. Macy (Shameless)

MELHOR ATRIZ - COMÉDIA - Julia Louis-Dreyfus (Veep)

MELHOR ATOR - TELEFILME/MINISSÉRIE - Bryan Cranston (Até o Fim)

MELHOR ATRIZ - TELEFILME/MINISSÉRIE - Sarah Paulson (The People vs O.J. Simpson: American Crime Story)

Nenhum comentário:

Postar um comentário