segunda-feira, 29 de agosto de 2016

MEMÓRIA: GENE WILDER, DOS FILMES DE MEL BROOKS E DO PRIMEIRO 'FÁBRICA DE CHOCOLATE'

<>
O ator morreu ontem, aos anos
<>

Nascido Jerome Silberman, o ator nasceu em Milwaukee, Wisconsin, em 11 de junho de 1933, e adotou o nome Gene Wilder aos 26 anos, inspirado no personagem Eugene Gant, de Thomas Wolfe, e no escritor Thornton Wilder.

Depois de alguns trabalhos na Broadway e na TV, Wilder fez sua estreia no cinema em 'Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas' (1967).

Logo depois, em 'Primavera Para Hitler' (1967), começou a parceria com Mel Brooks, com quem também faria 'Banzé no Oeste' (1974) e 'O Jovem Frankenstein' (1974).

Confira um resumo de 'O Jovem Frankenstein' (1974):


Em 1971, foi o protagonista Willy Wonka em 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', atuou no ótimo 'O Pequeno Príncipe' (1974) e em 1975 fez sua estreia como diretor em 'O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes'.

Relembre Wilder em cena icônica de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', cantando 'Pure Imagination':


Nesse filme, como Willy Wonka, dono de uma fábrica de doces, Wilder encantou gerações.

Segundo o site da revista The Hollywood Reporter, Fred Astaire e Joel Grey estavam cotados para o longa, mas o diretor Mel Stuart quis Wilder no papel, que, em 2005, seria de Johnny Depp no remake de Tim Burton.

Também comandaria e escreveria 'O Maior Amante do Mundo' (1977), 'Amantes Sensuais' (segmento "Skippy", 1980) e 'Lua de Mel Assombrada' (1986).

Ao lado de sua terceira mulher, Gilda Radner, o ator estrelou 'A Dama de Vermelho' (1984), que também dirigiu.

A atriz, porém, morreu poucos anos depois, em 1989, em decorrência de um câncer de ovário - e a perda abalou Wilder profundamente.

Ele passou, então, a trabalhar pela conscientização da doença, ajudando a fundar o Centro de Identificação de Câncer de Ovário Gilda Radner, em Los Angeles.

Ele voltou a se casar em 1991, com Karen Boyer.

Confira Wilder em cena de 'A Dama de Vermelho':


Desde essa época, ele passou a trabalhar em novos projetos de maneira irregular – fez alguns longas e alguns filmes para a TV, além de participações em seriados.

Além de Brooks, outro parceiro de Wilder nas telas foi o comediante Richard Pryor (um dos roteiristas de 'Banzé do Oeste'), com quem estrelaria 'O Expresso de Chicago' (1976), 'Loucos de Dar Nó' (1980), 'Cegos, Surdos e Loucos' (1989) e 'Um Sem Juízo, Outro Sem Razão' (1991).

Confira cena de 'Cegos, Surdos e Loucos':


Foi indicado ao Oscar duas vezes: a primeira como Ator Coadjuvante em 'Primavera Para Hitler' e a segunda pelo roteiro de 'O Jovem Frankenstein'.

Confira cena de 'Primavera Para Hitler':


O último trabalho longo do ator foi na série 'Will & Grace', entre 2002 e 2003 - nesse último ano, ganhou um Emmy por sua participação.

Veja cena da série:


Seu último trabalho foi uma dublagem para a animação 'Yo Gabba Gabba!', em 2015.

Atualmente, Wilder vinha se dedicando à escrita, publicando suas memórias em 2005 ('Kiss Me Like a Stranger: My Search for Love and Art') e diversas coletâneas de contos.

Gene Wilder morreu neste domingo (28), aos 83 anos.

Segundo seu sobrinho Jordan Walker-Pearlman, o ator morreu em sua casa em Stamford, no Estado de Connecticut, em decorrência de complicações do Alzheimer.

Em um comunicado, o sobrinho falou sobre o tio:

“Entendemos que apesar de todos os desafios emocionais e físicos que essa situação nos trouxe, estivemos entre os sortudos – essa doença, ao contrário do que acontece em muitos casos, nunca tirou a habilidade dele de reconhecer aqueles que eram próximos dele”, disse.

“A decisão de esperar até este momento para divulgar sua condição não foi tomada por vaidade, mas para que as inúmeras crianças que dariam um sorriso ou o chamariam de ‘Willy Wonka’ não tivessem que ser expostas a uma referência adulta de uma doença ou problema, fazendo com que a alegria fosse substituída por preocupação, desapontamento ou confusão. Ele não poderia suportar a ideia de um sorriso a menos no mundo”, afirmou.

Segundo o sobrinho, o ator continuou a apreciar “arte, música e beijos com sua mulher, Karen”, com quem esteve nos últimos 25 anos.

Grande perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário