sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A SEMANA NO CINEMA


Confira:
'VINGADORES': IRMÃOS RUSSO FALAM SOBRE FUTURO DOS PERSONAGENS
<><>
'VINGADORES - ERA DE ULTRON': TOM HIDDLESTON EXPLICA PORQUE LOKI FOI CORTADO
<><>
'HOMEM ARANHA: DE VOLTA PARA CASA': ZENDAYA SERÁ A PRIMEIRA MARY JANE NEGRA DA SAGA
<><>
TOM HOLLAND VISITA HOSPITAL INFANTIL EM ATLANTA VESTIDO DE HOMEM-ARANHA
<><>
'A PEQUENA SEREIRA': DISNEY CONFIRMA VERSÃO LIVE-ACTION
<><>
'DOUTOR ESTRANHO': BENEDICT CUMBERBATCH ESTÁ MUITO SATISFEITO COM O LONGA
<><>
'HOMEM DE AÇO 2': SITE REVELA QUE J.J.ABRAMS SEGUE O MAIS COTADO PARA DIRIGIR O LONGA
<><>
'NASCE UMA ESTRELA': LADY GAGA IRÁ PROTAGONIZAR REMAKE
<><>
'AQUARIUS': GOVERNO CLASSIFICA LONGA PARA MAIORES DE 18 ANOS
<><>
'AQUARIUS': SONIA BRAGA E ELENCO FORAM OVACIONADOS NA ABERTURA DO FESTIVAL DE GRAMADO
<><>
'AQUARIUS': SONIA BRAGA E KLEBER MENDONÇA FILHO FALAM SOBRE O LONGA EM GRAMADO
<><>
MEMÓRIA: ARTHUR HILLER, DIRETOR DE 'LOVE STORY'
<><>
Veja:

'VINGADORES': IRMÃOS RUSSO FALAM SOBRE FUTURO DOS PERSONAGENS
<>
Diretores falaram ainda sobre a escolha do elenco
<>

Diretores de 'Capitão América: Guerra Civil', os irmãos Anthony e Joe Russo se reuniram com a imprensa para falar sobre o lançamento do Blu-ray do filme.

Lógico que os jornalistas não deixaram de conversar sobre os próximos dois filmes deles - 'Vingadores 3' e 'Vingadores 4'.

Segundo eles, podemos esperar um desfecho para tudo o que já vimos da Marvel nos cinemas.

"Não posso dar muitos detalhes, mas esses dois filmes servem como a culminação de tudo o que aconteceu no MCU desde o primeiro filme do Homem de Ferro" - disse Anthony ao IGN.

"Assim, eles também nos levarão a um recomeço".

Os diretores Joe e Anthony Russo - IGN

Joe ainda falou sobre a escolha dos personagens que estarão nos longas:

"Você precisa ter certeza que suas escolhas pareçam orgânicas para a história que está contando, e precisa montar uma estrutura em que esses personagens sejam necessários nela. Eles precisam ser essenciais ou do contrário não deveriam estar no filme."

Vale lembrar que Vin Diesel confirmou a presença de todos os integrantes de Guardiões Da Galáxia no filme.

O próximo longa do grupo de heróis da Marvel está marcado para chegar aos cinemas em maio de 2018.

'VINGADORES - ERA DE ULTRON': TOM HIDDLESTON EXPLICA PORQUE LOKI FOI CORTADO
<>
Vilão estará de volta em 'Thor 3: Ragnarok'
<>

Durante entrevista à Variety, Tom Hiddleston explicou porque suas cenas como Loki, irmão de Thor, foram cortadas de 'Vingadores: Era de Ultron' (2015), longa dirigido por Joss Whedon.

"Thor tem um pesadelo quando a Feiticeira Escarlate mostra a todos os Vingadores o pior dos cenários e seus medos. Neste momento, Thor encontra Loki e isto é terrível para ele", comentou o ator.

Tom Hiddleston em foto promocional como Loki - Divulgação

Hiddleston continuou:

"Porém, nas sessões testes do filme, os primeiros espectadores pensaram, 'Nossa, Loki está controlando Ultron!', o que na verdade não ocorria, o que levou Kevin Feige e os outros caras da Marvel a compreender que poderia confundir o público. Então eles decidiram cortar".

Embora o personagem tenha ficado fora de 'Vingadores: Era De Ultron', vamos revê-lo em 'Thor 3: Ragnarok', que segue sendo filmado na Austrália e tem data de estreia prevista para novembro de 2017.

'HOMEM ARANHA: DE VOLTA PARA CASA': ZENDAYA SERÁ A PRIMEIRA MARY JANE NEGRA DA SAGA
<>
Stan Lee, o criador do Homem-aranha, comentou a escolha
<>

A atriz e cantora Zendaya, que já está participando das filmagens com uma personagem chamada 'Michelle' na lista de elenco, viverá mesmo Mary Jane Watson, a namorada Peter Parker no longa.

Segundo o site The Wrap, que deu a notícia em primeira mão, esta será a primeira vez que a personagem será interpretada por uma atriz negra.

Logo depois do anúncio, a lenda Stan Lee, criador do Homem-Aranha, comentou sobre a escolha.

"Se ela for uma boa atriz como eu tenho escutado que é, ela vai se sair muito bem", disse Stan Lee.

Zendaya posa na teia do Aranha - Comic Book Movie

No cinema, a personagem chave das histórias do aracnídeo foi anteriormente interpretada por Kirsten Dunst na trilogia de Sam Raimi e depois quase apareceu em 'O Espetacular Homem-Aranha', vivida por Shailene Woodley - mas teve suas cenas cortadas.

Depois, o Collider resolveu relembrar a imagem usada na Comic-Con deste ano pela Sony Pictures para divulgar o novo longa do Homem-Aranha - nela, a atriz aparece ao lado de Tom Holland, o protagonista da produção e o site tentou deixar evidente como ela não está por ali sem motivo.

A imagem é, na verdade, uma homenagem a HQ 'Spider-Man Loves Mary Jane', e a foto reproduz a capa.


Logo, se Zendaya ocupa o lugar da personagem, isso é o que basta para que tenhamos certeza de que ela viverá mesmo o par romântico do Teioso no filme.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a internet descobre algo sobre o filme.

Antes de ter o título confirmado, a Sony comprou os direitos de uma url com o título agora oficial - o estúdio bem que tentou despistar comprando outros endereços na web, mas já era tarde.

O filme segue sendo rodado em Atlanta.

A sinopse oficial ainda não foi revelada, porém a trama deve abordar a vida de Peter Parker ainda estudante e será baseado nos clássicos de John Hughes, como 'Clube Dos Cinco', 'Curtindo A Vida Adoidado' e 'Gatinhas E Gatões'.

No elenco, já estão confirmados, além de Tom Holland (Peter Parker) e Zendaya (Mary Jane), Robert Downey Jr. (Tony Stark), Marisa Tomei (Tia May) e Michael Keaton (Abutre).

Holland já estreou nos cinemas fazendo sucesso como o Aranha em sua participação em 'Capitão América: Guerra Civil'.

TOM HOLLAND VISITA HOSPITAL INFANTIL EM ATLANTA VESTIDO DE HOMEM-ARANHA
<>
Chris Hemsworth e Tom Riddleston fizeram o mesmo, na Austrália
<>

Depois de vermos lendas dos filmes da Marvel - como Robert Downey Jr, Chris Evans, Chris Prat e Chris Hemsworth - visitando crianças internadas em hospitais vestidas como seus personagens, nessa semana o caçula deles resolver seguir o (bom) exemplo.

Tom Holland, o novo Homem-Aranha das telonas, visitou um hospital infantil vestido como o super-herói.

O jovem ator compartilhou com seus seguidores no Instagram uma foto em que aparece interagindo com uma das crianças internadas no Egleston Hospital, em Atlanta, cidade onde atualmente roda 'Homem-Aranha: De Volta para Casa'.


Na legenda, Holland comentou:

"Conhecer vocês todos hoje foi uma experiência maravilhosa e vocês todos são pequenas inspirações. Estamos orgulhosos de vocês e amamos vocês e esperamos estar de volta em breve".

'Homem-Aranha: De Volta para Casa' continua sendo filmado em Atlanta e tem data de estreia prevista para julho de 2017.

Ainda nessa semana, foi a vez da dupla Chris Hemsworth e Tom Hiddleston, astros de 'Thor: Ragnarok', fazerem o mesmo.

Eles visitaram um hospital infantil trajando as roupas civis dos personagens e alegraram o dia de mais de oitenta crianças.

A dupla de atores e um pequeno paciente, que segura, feliz, o Mjolnir - Divulgação

Eles até levaram o icônico Mjolnir, martelo do deus do trovão, para surpresa dos pequenos fãs - um deles ainda foi ao twitter agradecer aos dois atores, dizendo “Obrigado @chrishemsworth e Tom por pararem por aqui e botarem grandes sorrisos nos rostos do meu irmãozinho e irmãzinhas #thor #loki”.

'Thor: Ragnarok' segue sendo rodado na Austrália e estreia em novembro de 2017.

'A PEQUENA SEREIRA': DISNEY CONFIRMA VERSÃO LIVE-ACTION
<>
Depois do sucesso de 'Cinderela', 'Mogli: O Menino Lobo' e 'Meu Amigo, o Dragão' (que ainda não estreou aqui), a Walt Disney está trazendo mais um clássico animado para live-action
<>

Agora, a escolhida da vez é 'A Pequena Sereia'.

Apesar de lançado em 1989, bem mais adiante dos outros filmes que a Disney resgatou em live-action nos últimos cinco anos, 'A Pequena Sereia' já é considerado um clássico eterno por vários fãs.

Com isso, não é surpresa que o estúdio esteja interessado em trazer o projeto para os cinemas novamente, mas dessa vez, com atores de verdade.

Ariel em cena da animação - Disney

Ainda não se sabe quem irá dirigir o projeto, mas Marc Plat já foi confirmado como produtor, bem como Lin-Manuel Miranda, que também será compositor da trilha sonora, ao lado de Alan Menken, conhecido por seu trabalho em outros filmes da Disney - como 'Aladdin', 'Hércules', 'Pocahontas' e a própria versão original de 'A Pequena Sereia'.

Vale lembrar que, além da Disney, a Universal Pictures também está desenvolvendo um filme com a sereiazinha Ariel, criada por Hans Christian Andersen, estrelado por Chloe Grace Moretz e com Rebecca Thomas como diretora.

'DOUTOR ESTRANHO': BENEDICT CUMBERBATCH ESTÁ MUITO SATISFEITO COM O LONGA
<>
Longa pode ter pequena participação de um Vingador e de um grande antagonista do herói
<>

Benedict Cumberbatch não poupou elogios ao seu próximo personagem, o protagonista de 'Doutor Estranho', próxima adaptação de HQ da Marvel para o cinema.

Durante uma entrevista ao EW, Cumberbatch ressaltou a capacidade da personagem de ultrapassar os desafios e superar cada queda.

"Esse cara chegou até o fundo do poço e ainda foi além. Você pensa, 'quanto mais ele consegue suportar?'. Ele está quebrado, ele volta, ele quebra de novo - e é isso o que faz dele um super-herói de verdade", comentou o ator.

"Muitas pessoas me perguntaram o que faz dele um super-herói e é essa a resposta que eu deveria ter dado. Não é a Capa de Levitação, não é o Olho de Agamoto. É sobre se manter poderoso. É uma maratona e não uma corrida. Ele aguenta e se supera muito", completou.

Tilda Swinton e Benedict Cumberbatch, em cena do longa - Marvel Studios

Nessa semana, o site 7 Days of Geek publicou que Tony Stark, o Homem de Ferro, estará no longa.

A informação não foi confirmada pela Marvel e caso realmente aconteça, deve ser uma pequena participação de Robert Downey Jr.

O cameo poderia ser justificado pelo novo filme do grupo de heróis do estúdio, 'Vingadores 3' e os fãs já começaram a especular se o Homem de Ferro estaria tentando recrutar Doutor Estranho para o grupo.

Vale lembrar que tanto Downey Jr quanto Benedict Cumberbatch já viveram o icônico personagem Sherlock Holmes - o primeiro, em dois longas e o segundo, numa ótima série de TV.

Ainda nessa semana, Dan Harmon, um dos roteiristas do filme, pode ter deixado escapar a participação no longa do mais icônico antagonista do personagem, o vilão Dormammu.

Isso foi revelado durante o podcast Harmontown, quando o escritor mostrou a tela de seu computador para exibir arquivos referentes ao futuro filme de Community, o qual ele também escreve.

Só que usuários do Reddit (claro) congelaram a imagem e viram que um dos arquivos que aparecem na tela é "Strange confronta Dormammu".

Confira:

Obviamente, nada disso é oficial.

Dormammu é um demônio que vive nas profundezas de um Mundo de pesadelos.

Por enquanto, o longa conta apenas com o vilão Kaecilius, interpretado por Mads Mikkelsen.

Vale lembrar que esse antagonista não tem muita expressão nas histórias do Doutor Estranho, o que pode indicar a participação surpresa de Dormammu por trás de tudo.

Estão no elenco de 'Doutor Estranho' Rachel Mcadams, Chiwetel Ejiofor, Benedict Wong, Michael Stuhlbarg, Mads Mikkelsen e Tilda Swinton.

Scott Derrickson é o diretor do longa, que chegará aos cinemas em 3 de novembro.

'HOMEM DE AÇO 2': SITE REVELA QUE J.J.ABRAMS SEGUE O MAIS COTADO PARA DIRIGIR O LONGA
<>
A continuação de O Homem De Aço pode ter encontrado seu diretor
<>

Rumores sobre quem assumirá a direção do longa foram levantados no fórum do Reddit.

O usuário 4chan vazou supostos documentos da DC, onde o nome de J.J. Abrams ('Star Wars: O Despertar Da Força') aparece como favorito para comandar as filmagens.

Só que ele não é o único: de acordo com a suposta lista, Doug Liman ('No Limite Do Amanhã') e Edgar Wright ('Todo Mundo Quase Morto') também estão cotados pela Warner para dirigir o longa.

O usuário 4chan revelou ainda qual seria a data de estreia de 'Homem de Aço 2': 5 de outubro de 2018 nos Estados Unidos.

Logo da continuação, feito por fã - Internet

As revelações não foram apenas sobre 'Homem De Aço 2': 4achan afirmou que a diretora de 'Mulher-Maravilha', Patty Jenkins, está sendo cotada para a direção de 'Liga Da Justiça - Parte 2' e que 'Shazam!' poderá ter Sam Raimi ou Shawn Levy como diretor.

O internauta falou ainda sobre os lançamentos do novo filme solo do Batman - segundo ele, estreia dia 14 de junho de 2019 - e 'Esquadrão Suicida 2' - em 1º de novembro de 2019.

Vamos ver se tudo bate.

'NASCE UMA ESTRELA': LADY GAGA IRÁ PROTAGONIZAR REMAKE
<>
Warner confirmou a Diva no musical dirigido por Bradley Cooper
<>

Parece que Lady Gaga está mesmo gostanto de atuar.

Depois de participar de 13 episódios de 'American Horror Story', a Diva pop teve sua participação como protagonista no remake de 'Nasce Uma Estrela' confirmada pela Warner Bros..

Gaga estrelará o drama ao lado de Bradley Cooper, que também assumirá a direção.

Cooper teve três indicações ao Oscar, por suas atuações em 'O Lado Bom Da Vida', 'Sniper Americano' e 'Trapaça' e Gaga não deixa por menos, já que venceu o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie no Globo de Ouro por sua estupenda atuação em 'American Horror Story'.

'Nasce Uma Estrela' será a estreia da cantora como protagonista em um filme e de Bradley como diretor.

Além de atuar, Gaga ficou responsável por escrever e cantar as músicas do remake.

Lady Gaga no último Globo de Ouro - People

A história já ganhou três adaptações para o cinema.

Nas duas primeiras, Norman Maine, astro de cinema decadente e alcoólatra, conhece Esther Blodgett, uma sonhadora artista que deseja o estrelato.

Depois de um tempo os dois se casam e ela começa a se transformar numa grande estrela, que agora atende por Vicky Lester.

É aí que começam seus problemas, pois o marido não aguenta ver ao mesmo tempo sua derrota e a vitória de Esther como artista, o que acaba levando-o para as bebidas - o que acaba abalando a carreira da esposa.

Na versão de 1937, o filme foi estrelado por Janet Gaynor e Fredric March e na versão de 1954, os protagonistas foram Judy Garland e James Mason.

Já a versão de 1976 - com Chris Christoferson e Barbra Streisand - é a mais famosa, mostrando um astro do rock que se envolve sentimentalmente com uma cantora novata.

Ele a ajuda a subir na carreira, mas a medida que ela vai se tornando também uma estrela, o cantor começa seu rápido declínio em função do abuso de álcool e drogas.

Vamos aguardar.

'BLADE RUNNER 2': JARED LETO ENTRA PARA O ELENCO
<>
Personagem do astro não foi revelado
<>

Depois de viver o vilão Coringa em 'Esquadrão Suicida', Jared Leto foi anunciado no elenco de 'Blade Runner 2' - a informação é da Variety.

Por enquanto, o papel dele é mantido em segredo.

O ator e cantor Jared Leto - People

Harrison Ford e Ryan Gosling serão os protagonistas da trama, que deve se passar muitas décadas depois do original, lançado em 1982.

A sinopse oficial ainda não foi revelada.

Mackenzie Davis, Barkhad Abdi, David Dastmalchian, Hiam Abbass, Robin Wright e Dave Bautista também estão no elenco da trama, que será dirigida por Denis Villeneuve ('Sicario: Terra De Ninguém').

'AQUARIUS': GOVERNO CLASSIFICA LONGA PARA MAIORES DE 18 ANOS
<>
Uma semana antes da estreia, governo se vinga do elenco e diretor, que fizeram protesto contra o golpe no Festival de Cannes
<>

"Aquarius",  aguardado longa estrelado por Sonia Braga e que chega aos cinemas no dia 1º de setembro, recebeu classificação indicativa de não recomendado para menores de 18 anos pelo Ministério da Justiça.

Segundo o órgão, o filme do diretor Kleber Mendonça Filho tem cenas de "sexo explícito" e "drogas".

A distribuidora Vitrine Filmes chegou a entrar com recurso na Justiça, pedindo que a classificação fosse revista para 16 anos, mas o pedido foi negado.

No Facebook, o cineasta ironizou a decisão:

"Alguém no governo fortalecendo o marketing desse filme. Incrível", escreveu.

Ao UOL,  o diretor disse não poder afirmar que seja uma decisão política, relacionada ao protesto realizado pela equipe do filme contra o impeachment, durante o Festival de Cannes.

"Não tenho essa informação. Pelo que sei, a equipe de classificação fez um relatório completo e técnico. E está lá há muitos anos. Apenas acho que outros filmes recentes tiveram [classificação indicativa de] mais de 16 [anos] ou mais de 14. Não creio que 'Aquarius' pertença a mesma categoria de sexualidade de 'Love 3D' ou 'Ninfomaníaca."


Sonia Braga, em cena do longa - Divulgação
Questionado sobre o momento de possível cerceamento ao direto a liberdade de expressão no Brasil, o cineasta afirma que está observando preocupado os recentes acontecimentos políticos.

"Vejo que há motivo para estarmos alertas. Liberdade de expressão é essencial numa democracia."

Em seu post original no Facebook, Kléber se referia especificamente a "Boi Neon", que tem cenas de sexo e nudez semelhantes a "Aquarius" e recebeu classificação de não recomendado para menores de 16 anos, e "Para Minha Amada Morta", que recebeu classificação de 14 anos e apresenta uma cena de ereção em close, como o próprio diretor, Aly Muritiba, comentou na postagem na rede social.

Diretora da Vitrine, Silvia Cruz contou que a notícia da decisão foi recebida com surpresa.

"Veio classificação de 18 anos para nossa surpresa. Eles alegam cenas de sexo e drogas, mas são cenas curtas e que não deveriam ganhar uma classificação de 18 anos. Chegamos a comparar com outros filmes, como 'Tatuagem' (2013) e 'Boi Neon' (2015), classificados como 16 anos. Nesse caso, eles foram irredutíveis."

Na página oficial do filme no Facebook, a produção também se manifestou.

"É incrível ver que 'Aquarius' está se tornando o filme mais controvertido do ano, aparentemente por celebrar a vida de maneira generosa, por ter um ponto de vista social e político e ainda trazer como personagem principal essa coisa assustadora para muita gente que é uma mulher forte, que não leva desaforo para casa. Com essa censura 18 anos, 'Aquarius' torna-se, estranhamente, ainda mais forte", diz o texto publicado na tarde da terça (23).

Durante a pré-estreia de 'Aquarius' no Rio de Janeiro, Sonia Braga criticou a decisão e em entrevista ao jornal 'O Globo', comentou:

"Muitas novelas que passam na TV diariamente contêm cenas parecidas e nem por isso são proibidas para menores".

A atriz acrescentou: 

"Aquarius é um filme feito para todo mundo, sobre uma mãe de família que toma uma decisão a respeito de uma questão que envolve toda a sociedade. Estamos discutindo o Brasil de quem? Apenas das pessoas com mais de 65 anos? Não. Falamos do Brasil de todos, do Brasil que os jovens terão no futuro".

Sonia Braga aproveitou ainda para pedir que os jovens façam protestos e lutem pelo direito de ver o longa na telona.

"É importante que se manifestem, que vão para a porta dos cinemas, acompanhados dos pais, protestar pelo direito de ver o filme".

A decisão não revoltou apenas a interprete da protagonista e o diretor Kleber Mendonça Filho.

Em solidariedade ao longa, Gabriel Mascaro e Anna Muylaert decidiram deixar seus filmes, 'Boi Neon' e 'Mãe Só Há Uma', respectivamente, fora da disputa pela indicação ao Oscar.

Mascaro disse não se sentir "confortável em participar de um processo seletivo de interesse público que tem demonstrado imparcialidade questionável".

Também o diretor e produtor mineiro Guilherme Fiúza Zenha decidiu que se desligará da comissão que escolherá que filme brasileiro representará o país na premiação, alegando que tomou a decisão por "questões pessoais".

O filme está no meio de uma polêmica em torno da nomeação do crítico Marcos Petrucelli para a comissão responsável pela escolha do indicado para representar o Brasil no Oscar.

Após atores e o diretor de 'Aquarius' usarem a visibilidade da cerimônia de Cannes para protestar contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, Petrucelli usou redes sociais para atacar Kleber Mendonça Filho.

"Vergonha é o mínimo que pode se dizer", escreveu Petrucelli, na época.

'AQUARIUS': SONIA BRAGA E ELENCO FORAM OVACIONADOS NA ABERTURA DO FESTIVAL DE GRAMADO
<>
Filme e elenco foram ovacionados no importante festival, que começou nesta noite na serra gaúcha
<>

Sob gritos generalizados de "fora, Temer" e até um "morre, Temer", o Festival de Gramado começou na noite desta sexta (26) com a exibição do longa "Aquarius", do cineasta Kleber Mendonça Filho, que não está na disputa pelo prêmio principal do evento.

Antes da projeção, o diretor subiu ao palco do Palácio dos Festivais e disse que esse "é um filme sobre amor, sobre ter uma opinião e defendê-la dentro daquilo que você acha que é certo, num sentido de cidadania, de democracia. O filme está com uma grande energia esta semana, uma energia política".

O filme vem sendo motivo de controversa política, após o diretor e a equipe se manifestarem publicamente contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Mendonça Filho falou ao lado do elenco e de uma pequena parte das mais de cem pessoas que compõem a equipe de "Aquarius".

"Há um ano, a gente filmava 'Aquarius', e hoje estamos abrindo o Festival de Gramado. Eu enviei o roteiro para a Sonia, e ela reagiu de forma muito positiva e passional. Hoje, ela é uma grande amiga. Obrigada, Sonia, eu te amo", declarou o cineasta.

Pouco antes, a Diva maior do cinema nacional em todos os tempos foi homenageada com o troféu Oscarito pelo conjunto de sua obra.

Quem entregou o prêmio foi Bruno Barreto, que a dirigiu em "Dona Flor e Seus Dois Maridos" - até recentemente o filme de maior bilheteria nos cinemas brasileiros.

"Se o Kleber e eu fôssemos seus dois maridos, quem seria o Vadinho?", perguntou ele, brincando.

"É difícil, ele é nordestino, acho que seria 'Dona Flor e seus dois Vadinhos'", respondeu Sonia, muito diplomática.

"Eu queria fazer meu terceiro filme com ela, mas você, Kleber, saiu na frente", lamentou Barreto.

Sonia Braga recebe o Prêmio Oscarito em Gramado - Edison Vara/Pressphoto

Além do troféu, a atriz de 66 anos, que vive nos Estados Unidos, fará a mãe de Julia Roberts em seu próximo trabalho por lá e volta agora à cena do cinema nacional, recebeu três homenagens em vídeo: do diretor Cacá Diegues, de Caetano Veloso e da amiga e comadre Renata Sorrah.

Diegues disse que "a câmera adora o rosto e o corpo de Sonia Braga" - ele a dirigiu em "Tieta do Agreste".

"É uma maravilha filmar com a Sonia, gostaria de fazer isso mais vezes" - afirmou.

Caetano acrescentou:

"Sonia, coisa mais linda da minha vida e do Brasil. Você merece esse prêmio, que é glória pura".

E Renata falou que sente muita saudade da amiga.

"Tudo que você faz eu amo" - derreteu-se.

Enquanto desfilava pelo tapete vermelho, Sonia via várias telas que exibiam cenas de seus principais filmes.

Ao fundo, tocava uma trilha de sete minutos com colagens de músicas que sonorizaram os grandes trabalhos da carreira dela.

Ao parar na entrada do Palácio dos Festivais para mais fotos, ouvia-se "Tieta", de Caetano.

"É a homenagem mais linda [que recebi]. A gente fez um ensaio e depois vai fazer tudo de novo", brincou Sonia.

'AQUARIUS': SONIA BRAGA E KLEBER MENDONÇA FILHO FALAM SOBRE O LONGA EM GRAMADO
<>
Diva e diretor do longa falaram em coletiva à imprensa em Gramado, na manhã do sábado (27)
<>

Sonia Braga disse na manhã deste sábado (27) que a equipe de "Aquarius" deveria ter sido recebida com ovação ao desembarcar no Brasil após a exibição no Festival de Cannes, em maio.

"Os atores deveriam ser recebidos no aeroporto como os jogadores de futebol, porque representam o Brasil [lá fora]", afirmou durante coletiva de imprensa no Festival de Cinema de Gramado, sendo bastante aplaudida.

Na sessão de gala do longa em Cannes, a equipe do filme fez um protesto no tapete vermelho contra o governo golpista de Michel Temer.

O tom crítico seguiu na noite de sexta (26), quando "Aquarius" foi exibido em Gramado na abertura do festival aos gritos de "fora, Temer" da plateia.

Na coletiva, Sonia reafirmou:

"Não custa repetir que é golpe. Criar esse precedente no país é um crime".

O diretor Kleber Mendonça Filho apareceu na coletiva em seguida e afirmou que o ato em Cannes foi um simples gesto que "tocou num nervo".

"Provocou tensão porque o país está muito dividido. Eu faria tudo de novo", destacou.

Questionado sobre o orçamento de "Aquarius", o cineasta afirmou que tentou fazer um filme mais curto, mas que acabou terminando com 2 h e 24 minutos de duração pois "algumas coisas se impuseram".

"Várias pessoas vieram me falar que acharam que o filme passou voando. Cada um sente de uma forma", respondeu à plateia de jornalistas, entre eles o critico Marcos Petrucelli, uma das vozes mais críticas ao cineasta e ao discurso político criado em torno de "Aquarius".

Uma dos nomes mais aclamadas do cinema brasileiro, Sonia Braga afirmou que "não é atriz", para surpresa e estranhamento de todos.

"Não sou uma atriz acadêmica, não sei ler 'script'. Sou uma pessoa que o diretor tem que dizer o que eu faço ali naquele ambiente."

Foi justamente por ter esse estilo que ela aceitou filmar "Aquarius" também com atores não profissionais.

"Falei para o Kleber: 'Que bom, porque eu também não sou atriz'. Então fiquei à vontade."

Sonia Braga desfila em Gramado, na noite de sexta (26) - Edison Vara/Pressphoto

A atriz conta que se emociona todas as vezes que vê o filme, porque a personagem é uma mulher brasileira que reconhece seus direitos e luta até o fim.

Para ela, o roteiro de "Aquarius" é o melhor que ela já leu.

"Ele tem todas as palavras que eu precisava falar naquele momento. E o Kleber [Mendonça Filho, diretor do longa] é um jovem cineasta dos mais talentosos com quem já trabalhei", elogiou.

Sonia revelou ainda que roda já no início de setembro com o diretor John Turturro o filme "Going Places" e como mãe de Julia Roberts na adaptação para o cinema do livro "Extraordinário", mas talvez nem a encontre.

"Vou filmar com essas pessoas extraordinárias, mas 'Aquarius' é o nosso tesouro agora", afirmou.

Ela, porém, nega que seja uma "volta" ao trabalho.

"Se o ator não está nas telinhas, no cinema, nas páginas de jornais, é como se ele estivesse invisível. Mas estou viva, respirando."

Ainda no espírito de humildade, Sonia frisou que se considera tímida, mas respeita muito os jornalistas e fotógrafos, por isso fala com a imprensa e posa tranquilamente à frente das câmeras.

"Estou desenvolvendo uma técnica de jogar meu véu. É uma instalação inspirada em Lygia Clark, quem sabe um dia eu faço no MoMA", disse, rindo.

Sonia também contou que os vestidos que usou em Cannes e na abertura da 44ª edição do Festival de Gramado foram desenhados por ela, da coleção "By Sonia Braga".

"Só por ter subido todo aquele tapete vermelho de Cannes de salto alto e vestido, deveria ter ganhado uma medalha de ouro. Achei uma injustiça [não ser premiada]!"

MEMÓRIA: ARTHUR HILLER, DIRETOR DE 'LOVE STORY'
<>
Cineasta morreu aos 92 anos
<>

O diretor Arthur Hiller, conhecido por dirigir o romance 'Love Story – Uma História de Amor' (1970), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Direção, nasceu em Edmonton, Alberta, Canadá, em 22 de novembro de 1923.

Estrelado por Ryan O'Neal e Ali McGraw, 'Love Story' recebeu sete indicações na premiação e é considerado até hoje um dos melhores romances de todos os tempos.

Pelo mesmo filme, Hiller ainda ganhou um Globo de Ouro de diretor e um Prêmio Especial do Júri, no Festival de Berlim, por "O Hospital" (1971).

Além de dirigir 'Love Story', Hiller ficou conhecido por ser presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que premia anualmente os melhores filmes do ano com o Oscar.

Ele ficou no cargo entre 1993 e 1997.

O último filme de Hiller na direção foi a comédia 'Pucked' (2006), com Jon Bon Jovi como protagonista.

Hiller também dirigiu Richard Pryor e Gene Wilder na clássica comédia 'Cegos, Surdos e Loucos' (1989) e fez paródia da terra do cinema em 'Hollywood – Muito Além das Câmeras' (1997).

Em 2002, Hiller  levou um Oscar honorário por seu trabalho humanitário.

Hiller morreu na quarta (17), em Los Angeles, aos 92 anos.

A atual presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, lamentou a morte do colega em comunicado oficial:

"Estamos profundamente tristes com a morte do nosso querido amigo Arthur Hiller. Fui membro do conselho quando ele era presidente e tive a sorte de testemunhar em primeira mão sua dedicação e sua paixão por contar histórias visualmente".

<><>
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário