SINOPSE:
Nesta comédia romântica, várias histórias associadas à maternidade se cruzam: Sandy (Jennifer Aniston) é uma mãe solteira com dois filhos, Bradley (Jason Sudeikis) é um pai solteiro com uma filha adolescente, Jesse (Kate Hudson) tem uma história complicada com a sua mãe, Kristin (Britt Robertson) nunca conheceu a sua mãe biológica e Miranda (Julia Roberts) é uma escritora de sucesso que abre mão de ter filhos para se dedicar à carreira.
CRÍTICA:
Nova comédia romântica de Garry Marshall ('Uma Linda Mulher'), 'O Maior Amor do Mundo', em exibição em 131 salas em todo o Brasil, tenta mostrar as mais variadas formas de amor materno.
Assim, temos a mãe divorciada (que se dá bem com o ex-marido); a mãe do bebê fruto de uma relação inter-racial; de um amor de sexualidade não-convencional; a conservadora, educada em outra época; a mãe insegura; a mãe ausente e até o pai que é mãe.
A ideia de mostrar toda essa complexidade é o ponto positivo na construção deste longa, que no original se chama 'Mother's Day' (Dia das Mães).
Jennifer Aniston e Kate Hudson, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Imagem Filmes |
Marshall já tinha abordado outros “feriados” - 'Idas e Vindas do Amor' (2010), lançado no dia dos namorados e 'Noite de Ano Novo' (2011), com certa maestria, mas aqui, o bom diretor parece ter perdido a mão.
Primeiro porque, se a diversidade é bem-vinda no tema 'maternidade', ao atirar para todos os lados o diretor acaba não acertando ninguém.
Julia Roberts é Miranda |
A personagem de Jennifer Aniston, por exemplo (mãe divorciada que se dá bem com o ex-marido) só se justifica no papel de "mulher de alguém", se (des)equilibrando entre a esperança de o ex a aceitar de volta e/ou (o que vier primeiro) o surgimento de um novo interesse amoroso, de forma quase que desesperada.
Numa época em que discutimos diariamente o empoderamento da mulher, a construção da personagem soa antiquada.
Jason Sudeikis, em cena do longa |
Como não há tempo de tela suficiente para tantos exemplos (mesmo com quase duas horas de projeção), o roteiro trata de correr mais que Usain Bolt para fechar adequadamente as histórias, tornando as soluções muito amadoras.
Como alguém consegue esconder um filho já em idade para entrar para a pré-escola da própria mãe (no caso, a avó da criança) é um dos mistérios que envolve a história de Kate Hudson (da relação inter-racial).
A jovem mãe insegura (Britt Robertson) foge do casamento por que... “eu não sei quem eu sou”.
Quando à presença da Diva das Divas Julia Roberts, pelo que vimos aqui, podemos supor que ela só topou participar do projeto por causa da eterna gratidão que tem com Garry Marshall, que a catapultou ao estrelado em 'Uma Linda Mulher' (1989) e a tornou Diva em 'Noiva em Fuga' (1999), contribuindo decisivamente para a projeção da carreira e da conta bancária da atriz.
Julia Roberts e Jennifer Aniston, em cena do longa |
Enfim, Marshall subestima a inteligência do espectador, por acreditar que não se questiona a mensagem do filme (bonita, claro), que mostra o amor de mãe, o amor incondicional.
É a ideia de que, com os olhos rasos d'água, o público não consiga ver o todo da obra, melosa e com todo tipo de clichê e que pouco ou nada está interessada no verdadeiro sentimento.
O público americano deu uma boa espiada: o longa estreou lá na semana passada em quarto lugar no Top 10 EUA, faturando US$ 8.302 milhões.
Vamos ver como o público brasileiro receberá Marshall e seu elenco estelar, que já fizeram filmes muito melhores.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'O MAIOR AMOR DO MUNDO'
Título Original:
MOTHER'S DAY
Gênero:
Comédia
Direção:
Garry Marshall
Roteiro:
Anya Kochoff, Lily Hollander, Tom Hines
Elenco:
Aasif Mandvi, Brandon Spink, Britt Robertson, Christine Lakin, Ella Anderson, Gianna Simone, Grayson Russell, Inder kumar, Jack Whitehall, Jamie Soricelli, Jason Sudeikis, Jennifer Aniston, Jon Lovitz, Julia Roberts, Kate Hudson, Margo Martindale, Nicolette Noble, Sandra Taylor, Sarah Chalke, Shay Mitchell, Timothy Olyphant
Produção:
Brandt Andersen, Daniel Diamond, Howard Burd, Mark DiSalle, Mike Karz, Wayne Allan Rice
Fotografia:
Charles Minsky
Montador:
Bruce Green, Robert Malina
Trilha Sonora:
John Debney
Duração:
118 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
05/05/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Aperture Media Partners / Capacity Pictures / Gulfstream Pictures / PalmStar Media / Rice Films
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário