SINOPSE:
Lee Gates (George Clooney) é o apresentador do programa de TV "Money Monster", onde dá dicas sobre o mercado financeiro mesclando com performances típicas de um popstar.
Um dia, um desconhecido (Jack O'Connell) invade o programa exatamente quando ele está sendo exibido ao vivo e, com um revólver, obriga Lee a vestir um colete repleto de explosivos.
Patty Fenn (Julia Roberts), a produtora e diretora do programa, imediatamente ordena que o mesmo saia do ar, mas o invasor exige que ele permaneça ao vivo, caso contrário matará Lee.
Assim acontece e, a partir de então, tem início uma investigação incessante para descobrir quem é o sequestrador e algum meio de salvar todos os que permanecem no estúdio.
Paralelamente, a audiência do programa sobe sem parar e todos passam a acompanhar pela TV o que acontecerá com o apresentador.
CRÍTICA:
O mercado financeiro virou a bola da vez em Hollywood.
Depois de 'A Grande Aposta', que acompanhava os bastidores da bolha imobiliária que estourou durante a crise americana de 2008, agora a atriz e diretora Jodie Foster parte para 'Jogo do Dinheiro' - em exibição em 199 salas em todo o Brasil - uma crítica ferrenha à indústria do entretenimento que usa Wall Street como pano de fundo.
É o seu quarto filme como diretora e Foster mostra boa evolução, fazendo aqui um trabalho seguro e estupendo.
Na trama, o carismático apresentador Lee Gates (George Clooney) é conhecido pelas performances descontraídas durante o seu programa "Money Monster", em que analisa a bolsa de valores e recomenda os melhores investimentos para o público mais "leigo".
Um belo dia, durante uma transmissão ao vivo, Lee é feito de refém por Kyle Budwell (Jack O'Connell), que investiu tudo o que tinha nas ações de uma empresa considerada "mais segura que a poupança" - e perde todo o seu dinheiro.
Ele exige que toda a situação vá ao ar, obrigando a produtora e diretora do programa, Patty (Julia Roberts) e sua equipe a dirigirem todos os movimentos do apresentador através do ponto eletrônico.
Mesmo com a Wall Street como base de seu argumento, a crítica da trama se concentra na sociedade do espetáculo, principalmente sobre o poder da mídia sobre o público, e dos ditos influenciadores - que é enorme.
Não só a influência cega é prejudicial: a exploração sensacionalista da mídia em cima de determinados casos também é repreensível.
O jornalismo atual, que valoriza mais o impacto e o entretenimento em detrimento da informação precisa, também é um fator crítico nessa análise.
Além disso, os jargões do mercado financeiro são traduzidos de forma simplificada para o grande público.
Foster consegue utilizar o humor de forma natural mesmo em uma trama tensa, fazendo com que a história não se torne cansativa.
No entanto, o filme falha em não mostrar a noção de tempo para o espectador, o que é muito importante em uma trama de sequestro.
Ficamos sem saber quanto tempo dura toda a operação, já que dentro do estúdio de filmagens a narrativa ocorre de forma lenta, enquanto fora o ritmo é mais acelerado.
Entretanto, toda a situação pode parecer um tanto irreal, já que fica nítido que Kyle não passa de um garoto assustado, que não tem poder de colocar a vida de ninguém em risco.
É nítido como ele passa de vilão à (quase) mocinho à medida que conhecemos mais seus dramas pessoais.
O próprio Lee Gates começa a criar empatia com ele, mas isso quebra um pouco a tensão.
Mesmo assim, o longa tem uma premissa cativante, a dupla Clooney-Roberts dá show novamente com sua ótima química, Jack O'Connell está perfeito no papel do invasor e Jodie Foster dirige tudo e todos com muita competência.
Vale uma olhada.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'JOGO DO DINHEIRO'
Título Original:
Money Monster
Gênero:
Drama/Suspense
Direção:
Jodie Foster
Roteiro:
Alan DiFiore, Jim Kouf
Elenco:
Anthony DeSando, Bryan Burton, Caitriona Balfe, Chris Bauer, Condola Rashad, Darri Ingolfsson, Dennis Boutsikaris, Dominic West, Emily Meade, George Clooney, Giancarlo Esposito, Greta Lee, Jack O'Connell, Julia Roberts, Liz Celeste, Olivia Luccardi
Produção:
Daniel Dubiecki, George Clooney, Grant Heslov, Lara Alameddine
Fotografia:
Matthew Libatique
Montador:
Matt Chesse
Trilha Sonora:
Dominic Lewis, Michael Andrews
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
26/05/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
IM Global
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário