quinta-feira, 12 de maio de 2016

FESTIVAL DE CANNES 2016: EVENTO COMEÇA COM SEGURANÇA REFORÇADA E BRASILEIRO NA DISPUTA

<>
Café Society', drama de Woody Allen, abriu a mostra
<>

A 69º edição do Festival de Cannes começou nesta quarta (11).

A cerimônia de abertura no Palais des Festivals, sede do evento, contou com a exibição de 'Café Society', novo drama de Woody Allen estrelado por Kristen Stewart e Jesse Eisenberg.

Com cartaz homenageando o cineasta francês Jean-Luc Godard - com uma imagem de "O Desprezo" (1963) estampada, acima - o evento desse ano terá segurança reforçada para evitar ameaças terroristas, como a que esvaziou a sede oficial na última terça(10), e não atrapalhar a tradicional festa, que terá destaques do cinema do mundo todo.

O trailer de 'Café Society':


O evento também marca o retorno do Brasil à disputa da Palma de Ouro, com 'Aquarius', filme do diretor Kleber Mendonça Filho.

Concorrendo ao seu lado estão 'Julieta', de Pedro Almodóvar, 'Personal Shopper', de Olivier Assayas e 'Juste la fin de Monde' de Xavier Dolan.

Confira cena de 'Aquarius', com Sônia Braga e Irandhir Santos:


O drama de Almodóvar - responsável por clássicos como 'Mulheres À Beira De Um Ataque De Nervos', 'Tudo Sobre Minha Mãe' e 'Volver', narra a vida de uma mulher que fica à beira da loucura após perceber que sua vida agitada e festeira mudou completamente a medida em que ela envelheceu.

Esses 30 anos de história são retratados com muita sensibilidade pelo cineasta, que tenta vencer a Palma de Ouro pela quinta vez.

O trailer de 'Julieta':


'Personal Shopper' traz Kristen Stewart no papel de uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como "personal shopper", uma espécie de compradora profissional, para uma famosa artista.

Mas a garota manifesta dons sobrenaturais que a permitem conversar com o mundo dos mortos.

Um teaser de 'Personal Shopper':


O canadense Xavier Dolan apresenta no evento o drama 'Juste la fin de Monde', em que retrata o reencontro do escritor Louis (Gaspard Ulliel) com seu passado após passar doze anos longe de casa.

O trailer de 'Juste la fin de Monde':


O festival ainda conta com reincidentes, como é o caso dos irmãos Luc e Jean-Pierre Dardenne, que já venceram a Palma de Ouro por duas vezes e agora retornam à competição com 'La fille inconnue', drama sobre uma médica que nega atendimento a uma garota, que é encontrada morta logo depois.

Acometida pela culpa, ela tenta a todo custo descobrir a identidade da garota e localizar sua família.

Cena de 'La fille inconnue', de  Luc e Jean-Pierre Dardenne - Divulgação
Se tem algum nome que seja sinônimo de esperança, esse é o do americano Jim Jarmusch, que já está em sua décima tentativa com 'Paterson', que traz Adam Driver - o Kylo Ren de 'Star Wars: O Despertar Da Força' - como um motorista de ônibus que gosta de escrever poesias.

Um teaser de 'Paterson':


O grande vencedor da Palma de Ouro, prêmio máximo em Cannes, será escolhido após o veredito do júri, presidido neste ano por George Miller - diretor de 'Mad Max: Estrada Da Fúria' - e composto por mais quatro homens e quatro mulheres.

A competição também contará com "I, Daniel Blake", de Ken Loach, "Toni Erdmann", de Maren Ade, "Ma'Rosa", de Brillante Mendoza, e "The Fast Face", do americano Sean Penn.

A edição desse ano também contará com uma homenagem à Lenda americana Robert De Niro, por sua brilhante trajetória no cinema, que inclui sete indicações ao Oscar e duas estatuetas - por 'Touro Indomável' e 'O Poderoso Chefão II'.

Seu último longa, o drama 'Hands of Stone', onde De Niro interpreta um treinador de boxe e acompanha a trajetória do lutador panamenho Robert Duran (Edgar Ramirez), entre as décadas de 70 e 80,  foi confirmada fora da categoria competitiva,

Quem já viu, diz que a atuação de De Niro pode garantir mais uma indicação ao Oscar para seu já consagrado currículo.

O trailer de 'Hands of Stone':


Fora da categoria competitiva, também se destacam 'Jogo do Dinheiro', de Jodie Foster, 'O Bom Gigante Amigo', de Steven Spielberg, 'La forêt de Quinconces', de Grègoire Leprince-Ringuet e 'Gimme Danger', documentário sobre os Stooges.

Quem já viu 'O Bom Gigante Amigo', garante: Spielberg fez para a Disney seu melhor filme infanto-juvenil desde que fez 'E.T' para a Universal Pictures.

O trailer de 'O Bom Gigante Amigo':


O Festival de Cannes acontece até dia 22 na bela cidade balneária francesa e pela primeira vez, terá o vencedor da Palma de Ouro como filme de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário