quinta-feira, 26 de maio de 2016

'A GAROTA DO LIVRO': COM BOA ATUAÇÃO, EMILY VANCAMP CONSEGUE SEGURAR TRAMA FRACA E BATIDA


SINOPSE:

Alice Harvey (Emily VanCamp), de 28 anos, é uma assistente de uma editora de livros, e sonha em ser escritora.

Filha de um poderoso agente literário de Nova York, ela vai ser obrigada e enfrentar dolorosos acontecimentos de seu passado, ao ser convidada para trabalhar no lançamento de um livro de Milan Daneker (Michael Nyqvist), um antigo cliente de seu pai.

A jovem precisará ter forças para enfrentar antigos demônios de sua mente, e quebrar seu bloqueio criativo que a impede de realizar seus desejos.

CRÍTICA:

A primeira coisa que se percebe em 'A Garota do Livro' - que estreia hoje em 46 salas em todo o Brasil - são suas semelhanças com 'Pais e Filhas'.

Ambos os filmes retratam uma jovem loira que inspirou o personagem de um best seller, mas que hoje é uma mulher infeliz e que não conseguem manter um relacionamento por causa de traumas deixados por acontecimentos do passado, que têm relação com o autor do tal livro.

As semelhanças não param aí.

Um belo dia, essa moça encontra um rapaz determinado a ser seu namorado, mas ela fará algumas coisas erradas para sabotar a relação.

No entanto, é preciso ressaltar que a trama deste longa que estreia hoje é anterior em alguns meses a 'Pais e Filhos' – só deu o azar de ser lançado depois no Brasil.

Emily VanCamp é Alice, protagonista do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Playarte Pictures
Aqui, Alice (Emily Vancamp, estrela da série 'Revenge' e do longa 'Capitão América: Guerra Civil') sempre sonhou em ser escritora, mas teve de adiar seus planos depois que Milan (Michael Nyqvist, de 'De Volta ao Jogo') passou por sua vida, quando ela tinha 16 anos ( quem faz a personagem aqui é Ana Mulvoy-Ten, de 'Mistério de Anubis').

Ele é um autor representado pelo pai dela (Michael Cristofer, de 'Mr. Robot') e se voluntaria para ser seu mentor literário - mas logo percebemos que o homem está mais interessado no corpo da adolescente do que em seus escritos.

A Garota do Livro : Foto
Ana Mulvoy-Ten e Michael Nyqvist, em cena do longa
Na vida adulta, Alice é uma editora de livros e as cenas do filme destacam o machismo em seu local de trabalho.

O chefe (Jordan Lage, de 'Lei & Ordem') a trata com uma eterna menina imatura e não lhe dá chance para crescer e a relação com o próprio pai também traz elementos machistas em posturas cotidianas, como nas cena do pedido do restaurante, por exemplo.

Tudo vai bem, até abordar a postura de Alice no campo amoroso.

Ela começa uma relação com Emmett (David Call, de 'Smash'), um jornalista e ativista e como em vários outros filmes, há uma reviravolta que coloca o namoro em crise.

O filme defende uma postura questionável da protagonista, que inclui uma exposição potencialmente nociva na internet e para completar, o roteiro julga o estilo de vida promíscuo dela, como se uma mulher não pudesse ser feliz sem um homem em sua casa.

David Call faz Emmett, jornalista ativista e interesse romântico de Alice
Uma lástima para qualquer pessoa que já tenha lido meia dúzia de textos feministas.

Se não emociona como 'Pais e Filhas', 'A Garota do Livro' serve como alerta de que o mundo está cheio de boas intenções, mas ainda há muito a ser discutido e revelado quando o assunto é a aceitação da liberdade feminina.

Felizmente, Emily VanCamp é uma excelente atriz, e consegue segurar o fraco roteiro com cenas emocionantes e com muita verdade.

Melhor assim.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
A Garota do Livro : Poster
'A GAROTA DO LIVRO'
Título original:
The Girl In The Book
Gênero:
Drama
Direção e Roteiro:
Marya Cohn
Elenco:
Ali Ahn, Ana Mulvoy-Ten, Andrew Hunt Gordon, Bianca Bauer, Christa Beth Campbell, Courtney Daniels, David Call, Emily VanCamp, Garlan Green, Jordan Lage, Josh Green, Lena Cigleris, Marissa Rose Gordon, Mason Yam, Michael Cristofer, Michael Nyqvist, Nancy Marlowe Gordon, Rachael Forster, Shirley Ephraim, Sofia Wilder, Talia Balsam, Violet Bailes
Produção:
Gina Resnick, Kyle Heller
Fotografia:
Trevor Forrest
Montador:
Jessica Brunetto
Trilha Sonora:
Will Bates
Duração:
86 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
26/05/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Playarte Pictures
Estúdio:
Varient

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário