<>
Intérprete de Barbara Gordon e seu bat alter ego na cult série morreu na segunda (17)
<>
Yvonne Joyce Craig nasceu em 16 de maio de 1937 na cidade de Taylorville, estado de Illinois, EUA.
Cresceu em Columbus, Ohio e durante seus primeiros 14 anos, talentosa, treinou muito para ser uma grande bailarina, chegando a fazer parte do corpo de balé do Russian Ballet de Monte Carlo. na década de 1950.
Só que a pequenina mocinha (tinha 1,54 metro) queria ser atriz, se mudou para Los Angeles e já em 1959, conseguiu pequenos papéis em três filmes: 'The Young Land', 'The Gene Krupa History' e 'Gidget'.
Yvonne Craig em foto promocional do começo dos anos 1960 - Arquivos do Klau |
No mesmo ano, apareceu como convidada no episódio "Little Miss Wow" da série de televisão 'Mr. Lucky'.
Em 1960, ela apareceu ao lado da lenda Bing Crosby, no longa 'High Time' e no ano seguinte, fez seu primeiro papel realmente importante - ela apareceu ao lado do galã latino Cesar Romero em 'Seven Women for Hell' e imediatamente ficaram muito amigos, mal sabendo que, anos depois, contracenariam em muitos episódios da aclamada cult série 'Batman' (1966-1969) - ela como a Batgirl, ele como o vilão Coringa.
Outra conexão com 'Batman' ocorreu quando Yvonne apareceu em 1958 no episódio "O Caso do Amante Preguiçoso", da série de televisão 'Perry Mason', que também contou com Neil Hamilton como seu padrasto - Hamilton interpretaria mais tarde seu pai, o Comissário Gordon, em 'Batman'.
A aclamação do público, porém, aconteceu quando ela estrelou dois longas ao lado da lenda Elvis Presley: "Loiras, Morenas e Ruivas" (1963) e "Com Caipira não se Brinca" (1964).
Como par romântico de Elvis Presley - Arquivos do Klau |
Ela também estrelou o cult sci-fi 'Mars Needs Women' (1966), e apareceu muito bem no longa de espionagem 'In Like Flint' (1967) como uma bailarina russa ao lado do protagonista James Coburn - se ele interpretava uma espécie de 007 americano, ela fazia a sexy 'Flint Girl'.
Confira um 'Top 10 - Melhores Momentos' de Yvonne Craig como Batgirl:
No mesmo ano em que entrou para o elenco regular de 'Batman' (1969), rodou antes uma participação especialíssima, na também cult série 'Star Trek'.
Na terceira temporada de ficção científica, ela apareceu como uma escrava (verde!) do planeta Orion, que queria matar o Capitão Kirk (William Shatner).
Em cena de 'Star Trek' - Arquivos do Klau |
Nos anos 1960, Yvonne fez também excelentes participações em outras séries icônicas - como 'O Agente da UNCLE', 'Terra de Gigantes' e 'O Homem de Seis Milhões de Dólares'.
Nos anos 1970, ela apareceu, sempre bem, em 'Kojak' e 'Ilha da Fantasia'.
Seus fãs - eu incluso - contudo, lembram de Yvonne Craig como a primeira Batgirl em carne e osso do universo Batman.
A cult série 'Batman', estrelada por Adam West e Burt Ward, já vinha de duas excelentes temporadas, quando a atriz foi convidada pelo produtor William Dozier para interpretar a filha do Comissário Gordon (Neil Hamilton), a bibliotecária Barbara Gordon.
Yvonne como Barbara e como a Batgirl, em foto promocional da série - Arquivos do Klau |
Logo no primeiro episódio da terceira temporada 'Enter Batgirl, Exit Penguin', exibido pela primeira vez na TV americana em 14 de setembro de 1968, Barbara, depois de ser raptada pelo Pinguim (Burgess Meredith), se revela a Batgirl, uma versão feminina e sensacional do Morcego.
O cenário do apartamento de Barbara era um achado, pois uma parede falsa no seu dormitório revelava um quarto secreto onde ela mantinha seu bat traje, sua longa peruca ruiva (Barbara era morena, de cabelos curtinhos) e, num elevador secreto, sua batmotocicleta, que a deixava num beco atrás do prédio.
E tudo ao som do 'Batgirl's Theme'!!
Confira a transformação de Barbara em Batgirl, ao som do seu tema:
Yvonne foi estrela da série durante toda a terceira temporada e o que pouca gente sabe é que, graças á sua extrema elasticidade dos seus tempos de bailarina, ela mesma fazia suas cenas de ação, seu o auxílio de dublês.
Segundo uma entrevista que a atriz deu há alguns anos, Batgirl entrou no seriado para atrair um público masculino mais velho e também garotas mais jovens.
Confira um compilado de 'Bat Lutas' com sua participação:
Depois de 'Batman', Yvonne Craig continuou a atuar esporadicamente em filmes e na televisão.
Além dos trabalhos já citados acima, ela apareceu nas séries 'Love, American Style' (primeiro episódio), 'Kentucky Jones', 'The Big Valley', 'It Takes a Thief', 'The Mod Squad' e 'Emergência!'.
Ela também fez aparições como ela mesma em algumas edições de celebridades de 'Family Feud' (versão 1976-1985).
Por um tempo, ela foi co-produtora de espetáculos teatrais e depois, trabalhou com sucesso no ramo imobiliário - se tornando a 'corretora das estrelas' e vendendo mansões e propriedades de sonho para artistas e personalidades americanas, principalmente em Los Angeles e região.
Paralelamente, ela foi a primeira personalidade a antever o sucesso que a internet seria e seu site - www.yvonnecraig.com - é um dos mais visitados da história da web.
Craig ainda apareceu no documentário 'Ballets Russes' e a partir de 2009 e até 2011, fez a voz da avó no programa infantil de animação 'Olivia'.
E, 1988, Yvonne protestou publicamente pelo destino que a DC Comics tinha dado a Barbara/Batgirl na graphic novel 'A Piada Mortal' - aquela em que o Coringa sevicia Barbara, atira nela e a deixa paraplégica e sem condições de voltar a ser a Batgirl.
Posteriormente, porém, nas HQs Barbara retornou como Oráculo, o apoio virtual de muitos heróis do Universo DC e de lá para cá, outras Batgirls apareceram - inclusive a versão mais recente, uma Barbara Gordon adolescente.
A exemplo de Lynda Carter - até hoje a única Mulher-Maravilha 'live action' - Yvonne Craig é sempre lembrada pelos fãs como 'A' Batgirl em carne e osso.
Evidentemente, para os fãs da personagem, aquela gordinha - interpretada por Alicia Silverstone no longa 'Batman & Robin' (1997) - e a Oráculo/Batgirl - interpretada por Dina Meyer na série 'Birds of Prey' (2002/2003) - não contam.
Desde quando a Warner se entendeu com a Fox e juntas finalmente anunciaram que lançariam a bat série em DVD/Blu-ray, os fãs vinham perguntando porquê Yvonne Craig não estava participando da divulgação do lançamento - que tinha Adam West, Burd Ward e Julie Newmar (a primeira Mulher-Gato da série) em todos os eventos.
Perguntado numa convenção de fãs sobre o porquê da ausência da atriz, Adam West só disse que Yvonne estava adoentada e que, assim que pudesse, integraria o time que promovia os home vídeos mais aguardados pelos fãs em todos os tempos.
Infelizmente, o mundo ficou sabendo - via The Hollywood Reporter - que Yvonne Craig morreu nessa segunda (17), aos 78 anos, depois de uma dura batalha contra um câncer de mama que acabou se espalhando para o fígado.
Segundo o THR, a morte foi anunciada pelo sobrinho da atriz, Cristopher Carson, que revelou que atriz morreu em sua casa em Pacific Palisades, Califórnia.
Yvonne foi casada por duas vezes: com Jimmy Boyd em 1960 e se divorciando em 1962; depois, com Kenneth Aldrich, com quem era casada desde 1988.
Como não teve filhos, coube ao sobrinho anunciar aos fãs a sua morte.
Para mim, Yvonne será sempre lembrada como aquela pequenina, bonita e sexy, que arrebentava como Barbara, brilhava como a Batgirl e eclipsava Adam West na bat série a cada aparição.
A internet - YouTube principalmente - tem muitos vídeos muito legais de Yvonne Craig em ação - veja e cultue a Diva!
Saudades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário