domingo, 19 de janeiro de 2014

SAG AWARDS: MELHOR TERMÔMETRO DO OSCAR CONSAGRA NOVAMENTE MATTHEW McCONAUGHEY, JARED LETO, CATE BLANCHETT, LUPITA NYONG'O, MICHAEL DOUGLAS E 'BREAKING BAD'


Para mim, é o prêmio mais válido da temporada: afinal, quem vota são os atores e atrizes sindicalizados, membros do Sindicado dos Atores americano, não temos categorias técnicas e, assim, a cerimônia flui bem e acaba rapidinho.

Se quem vai votar no Oscar tinha alguma dúvida ainda, depois da noite de ontem, quando aconteceu a 20ª edição dos Screen Actors Guild Awards (SAG) diretamente de Los Angeles, EUA, agora não tem mais, pois a noite consagrou novamente Matthew McConaughey e Jared Leto - por 'Clube de Compras Dallas', Lupita Nyong'o - por '12 Anos de Escravidão' - e Cate Blanchett - por 'Blue Jasmine', nas categorias de Cinema.

Nas categorias de TV, também não tivemos surpresas: elenco e protagonistas de 'Breaking Bad' - o estupendo ator Bryan Cranston à frente - na categoria Drama e 'Modern Family' - na categoria comédia - levaram todos os Sags que puderam carregar.

Festa de atores a atrizes feita por atores e atrizes, a cerimônia teve muitos momentos absolutamente emocionantes - um deles, quando Morgan  Freeman surgiu no palco para 
anunciar um prêmio especial pela carreira para a deusa das deusas da constelação hollywoodiana, Rita Moreno.


A deusa Rita Moreno, no red carpet do Sag Awards 2014
Aos 82 anos e esbanjando carisma, Rita, ganhadora do Oscar, Tony, Emmy, Globo de Ouro, Grammy e das Medalhas do Congresso e da Presidência americanos - ou seja, todos os mais importantes prêmios do país voltados às Artes - subiu ao palco e fez um agradecimento cantado.

Lógico, antes e depois, a estrela de 'West Side Story'  e mais recentemente da série 'Oz' foi aplaudida de pé.

Na noite de ontem, ficou claro que no Oscar, ficará muito difícil Matthew McConaughey e Jared Leto não levarem, respectivamente,  como Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante.

Afinal, a dupla protagonista de 'Clube de Compras Dallas' em menos de uma semana levou o Critic's Choice, o Globo de Ouro e o SAG.

O mesmo pode ser dito sobre Cate Blanchett e Lupita Nyong'o : mais uma vez, as duas esbanjaram elegância no red carpet e saíram ganhadoras das categorias Melhor Atriz e Melhor Atriz  Coadjuvante, respectivamente.

Nos agradecimentos, Leto - agora de barba e cabelos muito longos, contrastando com a magreza e a maquiagem de seu personagem no longa, uma transex doente de aids - fez um dos mais comoventes discursos da temporada, dizendo à mãe, que o acompanhava na noite, que ela o criou para a vida e dedicando o prêmio às vítimas do HIV e a todos os soropositivos do mundo.

Pela enésima vez, Michael Douglas levou como Melhor Ator de telefilme pela soberba interpretação do entertainer Liberace, em 'Behind The Candelabra', de Steven Soderbergh.

Destacando que tinha em casa um dos mais antigos associados do sindicato dos atores - seu pai, a lenda das lendas Kirk Douglas, 97 anos - Michael em seu discurso novamente fez questão de agradecer seu colega de cena Matt Damon por mais um prêmio: 
"Se Matt não estivesse ao meu lado, eu nada seria, nem nada ganharia".

A grande surpresa da noite ficou na categoria Melhor Atriz de TV: mesmo que a série em que estrela - 'Dowton Abbey' - venha descendo a ladeira nessa quarta temporada em exibição, Dame Maggie Smith - que por sinal não compareceu - levou pela sua interpretação da impagável Lady Violet.

Merecido: os roteiristas sempre dão a ela os melhores diálogos e as melhores cenas da série britânica  - que um dia já foi bem melhor.

Os troféus de ontem eram feitos em pedra - divulgação
TODOS OS VENCEDORES DO SAG AWARDS 2014:

MELHOR ATRIZ:
Cate Blanchett, por 'Blue Jasmine'

MELHOR ATOR:
Matthew McConaughey, por 'Clube De Compras Dallas'

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Lupita Nyong'o, por '12 Anos De Escravidão'

MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Jared Leto, por 'Clube De Compras Dallas'

MELHOR ELENCO:
'Trapaça'

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA:
Julia Louis Dreyfus, por 'Veep'

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA:
Ty Burrell, por 'Modern Family'

MELHOR ELENCO EM SÉRIE DE COMÉDIA:
'Modern Family'

MELHOR ATRIZ EM TELEFILME OU MINI-SÉRIE:
Dame Hellen Mirren, por 'Phil Spector'

MELHOR ATOR EM TELEFILME OU MINI-SÉRIE:
Michael Douglas, por 'Behind the Candelabra'

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DRAMÁTICA:
Dame Maggie Smith - por 'Downton Abbey'

MELHOR ATOR EM SÉRIE DRAMÁTICA:
Bryan Cranston - por 'Breaking Bad'

MELHOR ELENCO EM SÉRIE DRAMÁTICA:
'Breaking Bad'

MELHOR TIME DE DUBLÊS EM SÉRIE DE TV:
'Game of Thrones'

MELHOR TIME DE DUBLÊS EM FILME:
'Lone Survivor'
*****
Imagens dessa postagem:
The Hollywood Reporter, Digital Spy, Just Jared, Getty Images, IMdB

Nenhum comentário:

Postar um comentário