sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

'AMORES ROUBADOS': COM CENAS DE SENSUALIDADE MÁXIMA E INTERPRETAÇÕES DE BABAR, MINISSÉRIE LEVANTA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DA GLOBO E COLOCA DEFINITIVAMENTE CAUÃ REYMOND COMO UM GRANDE ATOR


No começo de 2013, o roteirista George Moura e o diretor José Luiz Villamarin nos deram a microssérie 'O Canto da Sereia', onde nos apresentaram a uma cidade de Salvador absolutamente verdadeira e sem o verniz que a Globo costuma colocar nas suas produções ambientadas no nordeste brasileiro.

Foi também o trabalho que consagrou definitivamente Isis Valverde na teledramaturgia da emissora - ela interpretou a protagonista.

Agora, exatos um ano depois, a dupla repete a parceria, novamente com Isis Valverde e agora com o sertão nordestino como cenário para 'Amores Roubados', nova minissérie em dez capítulos e que inaugura uma nova e bem vinda faixa de exibição na Globo - de segunda a sexta, após a novela das 21h.

Centrada no bonitão e bico doce Leandro (Cauã Reymond) e com forte apelo sexual, a história traz ainda belas imagens, elenco de primeiríssima e ainda extrapola uma polêmica envolvendo a vida privada dos dois protagonistas, Cauã e Isis, que interpreta Antônia.

Cauã Reymond como Leandro - fotos dessa postagem: Divulgação/TV Globo
Nos primeiros capítulos, fica evidente o avanço que Valverde vem desenvolvendo em sua já extensa carreira: a atriz mostra-se muito mais madura e segura -  e desde a Suellen de Avenida Brasil (2012), cresce a cada trabalho que faz, exalando sensualidade na medida certa, além de ter construído uma personagem envolvente, capaz de mexer com o sedutor Leandro e também com a imaginação do público.

Isis já é uma das grandes atrizes da TV brasileira - isso é fato.

Antônia, no parreiral do pai, Jaime
Diferentemente das novelas - que tem um ritmo de produção industrial as minisséries globais têm mais qualidade estética, texto bem mais apurado e o elenco, com mais tempo de preparação, afinadíssimo.

A fotografia do gênio das telonas Walter Carvalho - que também emprestou seu talento para 'O Canto da Sereia' e 'Lado a Lado' (2012), é simplesmente maravilhosa, por saber usar o forte Sol do sertão (que tanto castigou a equipe nas gravações) como aliado e aproveitar o melhor das locações ao redor do rio São Francisco, que se apresenta gigantesco e maravilhoso.

O resultado no vídeo ficou belíssimo, como muitas poucas vezes eu vi, e fica maravilhoso quando há o contraste com as sombras noturnas.

Inspirado no folhetim 'A Emparedada da Rua Nova', do pernambucano Carneiro Vilela (1846-1913),  a minissérie nos mostra a saga de Leandro, um Don Juan, que volta à fictícia cidade de Sertão e lá envolve-se com mulheres dos poderosos locais - até engravidar a filha do mais importante produtor de vinhos da região, Jaime (Murilo Benício) - que, no original, decide emparedar a filha.

Murilo Benício como o poderoso produtor de vinhos Jaime
Sensualidade máxima é o que não falta à trama, onde a câmera passeia e explora não só a beleza das atrizes como também de Cauã Reymond, que aparece lindo, sensualíssimo e aqui interpreta um dos seus melhores papéis.

Cauã nos entrega um Leandro doce, um somelier que tem vergonha de ser filho da ex- prostituta Carolina (Cássia Kis Magro,espetacular mais uma vez), mas que quando está diante de uma mulher se transforma num predador de fazer inveja a Tarcísio e Cuoco de antigamente - grande ator, grande galã.

Dira Paes é a fogosa Celeste, a primeira 'arrolada' por Leandro
Também merecem muita atenção os desempenhos de Dira Paes (Celeste) - a primeira 'arrolada' por Leandro já na segunda-feira - e a Isabel Favais de Patricia Pillar - mãe de Antônia, mulher de Jaime e que no capítulo de quinta teve três belíssimas cenas: mendigando o amor de Leandro, ameaçando se jogar de um penhasco e ainda se entupindo de cápsulas numa tentativa de suicídio.

Isabel se humilha, implorando o amor de Leandro
A Carolina de Cássia Kis Magro já preza pelo exibicionismo, em contraponto com a atuação comedida da atriz.

Ah, sim: a dupla protagonista do aclamado longa 'Tatuagem' - Jesuíta Barbosa e Irandhir Santos - faz sua estreia na telinha da Globo: o primeiro interpreta um amigo de Leandro e o segundo, um afilhado puxa saco do poderoso Jaime.

Situando a trama dias de hoje e mostrando um Nordeste rico, bonito, com muito verde, muita água e distante do senso comum, a produção ganha pontos.

Nada de jegue: é a moto o meio de transporte local; Antônia já pulou de bungee jump sobre as águas do São Francisco e o elenco, ao não carregar no sotaque nordestino, deixa os personagens mais naturais.

O público vem gostando muito: desde a estreia, a minissérie vem mantendo picos de 31 pontos de audiência, e na atual Globo é o segundo lugar - só perde para a novela 'Amor á Vida', em seus últimos capítulos.

Esqueça das fofocas sobre Cauã e Isis e mergulhe na minissérie - quem dera a TV brasileira tivesse produções ao menos similares durante o ano todo.

'AMORES ROUBADOS'
O que é:
Minissérie em 10 capítulos
Direção:
José Luiz Villamarin
Roteiro:
George Moura
Fotografia:
Walter Carvalho
Elenco Principal:
Cauã Reymond, Isis Valverde, Murilo Benício, Patrícia Pillar, Dira Paes, Osmar Prado, Jesuíta Barbosa, Irandhir Santos
Onde:
Globo
Quando:
De segunda a sexta
Horário:
Após 'Amor à Vida'
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário