quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AUDIÊNCIAS DA SEMANA


Confira:

IBOPE ATUALIZA DADOS DE AUDIÊNCIA E PONTO VALE MAIS 5% NA GRANDE SP
*****
'MALHAÇÃO' CONTINUA DESCENDO A LADEIRA
*****
'ALÉM DO HORIZONTE': GLOBO JOGA A TOALHA DE VEZ
*****
'BREAKING BAD': SUCESSO NA TV PAGA, SÉRIE NÃO EMPLACA NA TV ABERTA
*****
'HOJE EM DIA': RECORD FAZ OPERAÇÃO DE GUERRA PARA TENTAR SALVAR PROGRAMA
*****
REDE TV! AINDA DESCE A LADEIRA EM TERMOS DE AUDIÊNCIA
*****
SEM A 'TURBINADA' DADA POR 'AMORES ROUBADOS', AUDIÊNCIA DO 'BBB 14' DESABOU
*****
'FANTÁSTICO': COM AUDIÊNCIA EM QUEDA, PROGRAMA VAI SOFRER NOVA REFORMULAÇÃO
*****
Veja:

IBOPE ATUALIZA DADOS DE AUDIÊNCIA E PONTO VALE MAIS 5% NA GRANDE SP

O Ibope divulgou na segunda (20) o novo valor de cada ponto em sua medição de audiência de televisão aberta.

O ponto domiciliar na Grande São Paulo foi reajustado em 5,2% e vale agora 65.201 domicílios.

Até dezembro, representava 61.952 residências.

Foi o maior reajuste nos últimos anos - de 2012 para 2013, por exemplo, o ponto na Grande SP valorizou 2,9%.

O ponto no PNT, o Painel Nacional de Televisão, com a medição das principais regiões metropolitanas do país, teve reajuste ainda maior: foi de 204.107 para 217.460 domicílios, um aumento de 6,5%.

No Rio de Janeiro, o ponto agora vale 39.660 casas, um reajuste de 2,6% sobre os 38.621 domicílios de 2013.

'Dib 6', novo equipamento medidor de audiência do Ibope: aparelho identifica consumo de vídeo da internet e pré-gravado - Divulgação/Ibope

O Ibope faz reajustes anuais, conforme aumentam a população e do número de casas, sempre seguindo a variação apontada pelo IBGE - um ponto no Ibope da Grande SP representa 1% de 6.520.010 domicílios da região.

O instituto também reajustou os pontos individuais - que representam pessoas, e não casas.

Cada ponto individual na Grande SP vale agora 193.281 pessoas, um aumento de 4% sobre 2013.

No PNT, o ponto individual representa 641.286 pessoas e no Rio de Janeiro, 109.982.

É o instituto se mexendo sempre para fazer frente ao alemão GfK - que logo começa a também medir a audiência da TV brasileira, acabando de vez com o monopólio do Ibope no setor.

'MALHAÇÃO' CONTINUA DESCENDO A LADEIRA

Um dos maiores canais de comunicação da Globo com o público jovem, a novelinha “Malhação” subiu no telhado.

Em dez anos, a novela juvenil perdeu mais da metade de seu público na emissora.

A temporada atual, que corre o risco de ser a última, vem dando sustos na Globo, com audiência na casa dos 13 pontos.

Há dias em que o folhetim chega a ter menos público que a reprise do “Vale a Pena Ver de Novo” e vê a Record encostar em ibope.

O logo da novela - Divulgação/TV Globo

Mas nem sempre foi assim: “Malhação” já foi referência na emissora, e escola de novos talentos, entre atores e autores.

Se em 2004, “Malhação” registrou média de 31,7 pontos de audiência, em 2007, começou a perder público e passou a marcar média de 24,4 pontos.

A queda continuou: em 2011, a novela encerrou o ano com audiência na casa dos 16 pontos e atualmente, a audiência da edição da trama está na casa dos 13,6 pontos.

Com índices tão baixos, “Malhação” deixa de ser alavanca para o restante da dramaturgia da emissora - como as novelas das 18h e das 19h - e abre espaço para a concorrência crescer no horário.

'ALÉM DO HORIZONTE': GLOBO JOGA A TOALHA DE VEZ

A Globo até que tentou e  “Além do Horizonte” - atual novela das 19h e que registra a menor audiência da história do horário - ganhou mais romance, mais comédia, novos personagens.

Mas o telespectador parece não ter notado, pois a audiência continua a oscilar entre 18 e 20 pontos, índices muito baixos para o horário, que tem como meta a média de 30 pontos de audiência - cada ponto agora equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Para completar, é grande a insatisfação entre alguns atores do elenco pois, com as mudanças na trama a toque de caixa, roteiros são entregues horas antes de as cenas serem gravadas.

Para tentar amenizar a baixa audiência do horário, a Globo tem exibido capítulos mais curtos - há dias em que a novela não fica nem 40 minutos no ar, incluindo os intervalos comerciais.

O logo da novela - Divulgação/TV Globo

Como comparação, um capítulo de “Amor à Vida” - que está em sua reta final - chega a ter quase uma hora e meia de exibição.

Na emissora, a ordem é a de jogar a toalha, com a novela não ganhando mais grandes intervenções ou reforços.

A Globo diz que novela não será encurtada, chegando, então, ao fim dentro do prazo previsto: abril.

'BREAKING BAD': SUCESSO NA TV PAGA, SÉRIE NÃO EMPLACA NA TV ABERTA

“Breaking Bad”, uma das séries mais amadas por público e crítica nos últimos anos e o maior sucesso da TV paga, não emplacou na Record.

Um Wallpaper da série - Divulgação

A produção, que estreou no dia 14 com 6 pontos de média, caiu para 3,5 na última segunda (20), perdendo de Globo e SBT no horário.

'HOJE EM DIA': RECORD FAZ OPERAÇÃO DE GUERRA PARA TENTAR SALVAR PROGRAMA

A Record está tentando salvar o “Hoje em Dia”.

Inspirado nos matinais da TV americana, o programa, que está há nove anos no ar, perdeu metade de sua audiência nos últimos tempos e está preocupando a emissora.

Em 2008, a atração chegou a registrar médias entre 8 e 12 pontos de audiência, incomodando a Globo na liderança na faixa horária.

Atualmente, não passa de quatro pontos de ibope, chegando a marcar dois pontos em alguns dias, e até a perder do SBT no horário, ficando em terceiro lugar.

O ibope em baixa do matinal tem atrapalhado o desempenho do “Balanço Geral” - que entra no ar na sequência.

Os atuais apresentadores do programa: Celso Zuccatelli, Chris Flores e Edu Guedes - Divulgação/R7

Entre as primeiras medidas para tentar reverter a queda do “Hoje em Dia” está a volta do diretor Vildomar Batista, que comandou a atração em seus anos áureos.

Polêmico, Vildomar gosta de fazer intervenções ao vivo e acabou brigando com alguns apresentadores - ele assume a atração na próxima segunda-feira, após quatro anos longe.

O “Hoje em Dia” deve também ganhar uma nova apresentadora e Adriane Galisteu é uma das que estão de olho na oportunidade.

Chris Flores, Celso Zucatelli e Edu Guedes seguem no programa.

REDE TV! AINDA DESCE A LADEIRA EM TERMOS DE AUDIÊNCIA

Se os salários estão em dia, a audiência da RedeTV! ainda não reagiu.

O logo da emissora - Divulgação

A emissora, que em 2003 tinha média diária (das 7h à meia-noite) de 2,1 pontos, encerrou 2013 com média de 0,8 ponto.

Com tudo isso, o canal fará uma grande reforma em sua programação.

'HARRY POTTER' AGORA DERRUBA AUDIÊNCIA DO SBT

A saga “Harry Potter” deu muitas alegrias e muita audiência ao SBT nos últimos anos.

Agora, parece que a fonte secou.

No sábado (18) “Harry Potter e as Relíquias da Morte” registrou apenas três pontos de audiência.

Wallpaper do longa - Divulgação/Warner Bros.

No mesmo horário, a Record marcou sete e a Globo, 16.

SEM A 'TURBINADA' DADA POR 'AMORES ROUBADOS', AUDIÊNCIA DO 'BBB 14' DESABOU

Impulsionada também pelo sucesso de “Amores Roubados”, a nova edição do “Big Brother Brasil” (Globo) registrou 5 pontos de audiência a mais que sua antecessora em seus primeiros dias no ar.

A minissérie era exibida na sequência e muitos dos que acompanhavam a trama aguardavam o começo do capítulo vendo o 'BBB', que  teve na sua primeira semana média de 30 pontos, ante 25 do “BBB 13” no mesmo período.

Os participantes do 'BBB 14' - Divulgação/TV Globo

Só que nessa semana, porém, sem a turbinada, a audiência caiu - e muito.

No domingo (19), por exemplo, a saída de Alisson no segundo paredão rendeu a pior audiência de uma eliminação do reality, com o programa marcando 14 pontos na Grande SP.

Até então, a menor audiência de uma eliminação tinha sido os 17 pontos da despedida de Fanny Pacheco, no 'BBB 13', em 17/3/2013.

Foi a segunda pior audiência em um domingo, mas, mesmo assim, o reality recuperou a liderança perdida no horário para Silvio Santos.

'FANTÁSTICO': COM AUDIÊNCIA EM QUEDA, PROGRAMA VAI SOFRER NOVA REFORMULAÇÃO

Criação de novos quadros, troca de apresentadores, reportagens mais curtas e voltadas à comunidade.

Segundo o colunista Ricardo Feltrin, nenhuma dessas estratégias parece estar funcionando com o "Fantástico", a revista eletrônica da Globo aos domingos pois, há exatos dez anos consecutivos a audiência do programa só cai.

Em 2003, o programa tinha 36,3 pontos de média na Grande São Paulo e já no ano passado, essa média caiu para 19,2 pontos –a menor desde a estreia do programa, no já distante 5 de agosto de 1973.

Matérias de comportamento, entrevistas com famosos, concurso de garotas de biquíni, até matérias inteligentes de saúde com o famoso médico Drauzio Varella: nada parece fazer com que o ibope suba.

Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt são os atuais apresentadores do 'Fantástico' - João Cotta/Divulgação/TV Globo

Vale lembrar que, de todas as atrações da Globo que mantém a liderança em audiência, o que mais corre riscos hoje é justamente o "Fantástico" – ora ameaçado quando Silvio Santos está inspirado, ora quando ocorre uma perigosa aproximação do "Domingo Espetacular" (Record), ora perdendo preciosos pontos para o "Pânico na Band".

Assim, o programa deve sofrer nova reforma em breve, que pode incluir novos apresentadores, novos quadros, maior participação do público por meio de votação e etc.

Com a queda de audiência do "Fantástico", quem também está sofrendo é o "Domingo Maior": desde 2003, a sessão de filmes dominical da Globo perdeu mais da metade de seu público.

Em 2003 a média era de 19,.2 pontos e no ano passado, baixou para míseros 8 pontos - chegando a ficar em segundo lugar em audiência, atrás do SBT ou da Record.
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário