Luiz Lombardi Neto nasceu em Sampa, no bairro do Bexiga. Quando garoto, tinha um sonho: ser locutor de futebol. Fez um teste para o rádio, mas acabou conseguindo emprego na década de 1960 na TV Paulista - Canal 5, TV Globo SP a partir de 1968. Foi durante um tempo "a voz" da emissora - aquela que anuncia e faz as chamadas dos programas durante a programação. E sua voz marcante começou a ficar conhecida dos telespectadores.
imagens: SBT
Mas um dia sua sorte profissional mudou: Conheceu pessoalmente o apresentador Silvio Santos, na época dono de um programa de mais de oito horas consecutivas e ao vivo, aos domingos na Globo.
"Logo no primeiro contato, ele chegou para mim e falou: 'Lombardi, vou fazer de você o locutor mais famoso do Brasil'.
E lá se foram dez anos! "Quando o Silvio saiu para criar a TVS, eu fui junto."
A partir daí, o mito do locutor misterioso que nunca mostrava o rosto - mais uma invenção do Silvio - e dono de uma voz de timbre maravilhoso, só fez crescer.
Lombardi sempre dizia que permanecer nos bastidores não o deixava frustrado. "Costumo dizer que fama e anonimato andam sempre juntos. Não tenho essa vaidade de aparecer. Sei que não sou nenhum galã."
Os amigos e colegas de trabalho lembraram de Lombardi hoje com muito carinho. Todos que eu pude ouvir,ver e ler, da Sônia Abrão ao Liminha - assistente de palco do SBT -, ao Roque, ao Moacyr Franco e ao Ratinho, que fez no seu programa, ao vivo, uma bonita homenagem ao amigo pessoal, disseram que se existe uma palavra para definir Lombardi, essa palavra é cavalheiro.
O dono de uma das vozes mais conhecidas do Brasil ainda realizou seu sonho de menino, e trabalhou no rádio.No começo dos anos 2000, ele tinha uma atração na Rádio Cultura AM, de Santos. Atualmente, ele fazia um programa numa rádio de Santo André.
Lombardi morreu nesta quarta-feira aos 69 anos em Santo André, cidade onde morava a muito tempo e era visto com frequência andando pelo comércio local.Segundo o irmão do locutor, Reinaldo Lombardi, ele foi encontrado às 8h por sua mulher, Eni, morto na cama de sua residência.Ele havia pedido para ser acordado esta hora, pois gravaria com Silvio Santos à tarde.Teve um infarto agudo, de acordo com o laudo médico divulgado pela assessoria de imprensa do SBT.
Silvio Santos foi comunicado da morte de Lombardi logo pela manhã, e segundo comunicado do SBT, ficou profundamente abalado. Uma gravação do "Programa Silvio Santos" estava marcada para hoje à tarde, lógico que com Lombardi participando. Em princípio, o dono do SBT suspendeu a gravação. Porém, "em homenagem ao Lombardi, que iria gravar hoje, e em respeito às 250 pessoas que o estavam aguardando" no estúdio, Silvio mudou de ideia. A assessoria não soube informar quando o programa vai ao ar.
Lombardi será velado na Câmara Municipal de Santo André. O velório será aberto ao público, por decisão da família que sabe o quanto ele era querido pelos fãs.
O enterro será amanhã, a partir das 10h, no cemitério Vila Pires, também em Santo André.
Além da mulher Eni Lombardi, deixou também o filho Luiz Fernando Lombardi, os netos Daniel, Gabriel e Julia ,os irmãos Reinaldo, Carlos e Roberto Lombardi, além de uma legião de fãs que nunca conseguirão separar sua trajetória profissional da de Silvio Santos.
A melhor definição sobre esse memorável encontro profissional, que já faz parte da história da TV brasileira, foi dado por Serginho Groisman no Twitter: 'Silvio sem Lombardi é Buchecha sem Claudinho'
REPERCUSSÃO:
"Não temos o que falar... O nosso coração está apertado com o ocorrido. Lombardi não era apenas um colega, ele era amigo. Faz parte da nossa história... da família SBT. Triste pensar em não escutar a voz dele nos programas ou andando pela praça do SBT"
Daniela Beyruti, diretora geral do SBT e filha de Silvio Santos
"'Lombardi, o locutor mais popular e imitado do Brasil, vai deixar saudade!' Lamentável a perda do nosso companheiro de trabalho Lombardi. Um profissional querido por todos não só aqui no SBT, mas no Brasil afora. Com certeza ele foi o locutor mais popular e imitado de todos os tempos. Ele fez parte da história do SBT. Podíamos até encontrar com ele pelos arredores do SBT e tomar um cafezinho nos intervalos de suas gravações. As tardes do nosso domingo não serão as mesmas sem a sua voz. Pessoas especiais como ele com certeza são agraciadas por Deus!"
Ratinho, em seu blog
"Deixo aqui meu carinho a família do locutor Lombardi!!!! Espero que SS faça um generosa homenagem ao seu parceiro de tantos anos!!! 'É com vc, Lombardi' vai ficar para a história da tv."
Luciano Huck, apresentador, no Twitter
"O locutor mais famoso do Brasil nos deixou: Lombardi. Minhas sinceras condolências ao Silvio Santos, familiares e amigos! Em 98, quando o Lombardi foi na Jovem Pan, ele não parava de pedir pro Emílio aumentar o volume do headfone! E o volume já tava no máximo! rsrs."
Welligton Muniz, o Ceará do Pânico na TV, humorista, no Twitter
"Gente, estou muito triste com a noticia do Lombardi... A voz do SBT..."
Sabrina Sato, apresentadora, no Twitter
"Que triste a morte do Lombardi..., PAZ pra familia dele..."
Angélica, apresentadora, no Twitter
"Poxa, o Lombardi morreu? Não acredito! Silvio e Lombardi fizeram parte da Minha infância. Estou muito triste! 'É com você Lombardi!' vai ficar pra história da televisão!"
Rodrigo Scarpa, o repórter Vesgo do Pânico na TV, humorista, no Twitter
"Lombardi morreu!! Esse sempre soube o que e como falar. Ao contrário do Lula que já tá hoje defendendo o Arruda nos jornais."
Marcius Melhem, ator e humorista, no Twitter
"Conheci Lombardi, voz do Silvio. Muito boa gente, não pude entrevistá-lo porque SS queria que ele fosse reconhecido pela voz! Na memória! Certo: 'Silvio sem Lombardi é Buchecha sem Claudinho'."
Sérginho Groisman, apresentador, no Twitter
LUIZ LOMBARDI NETO
* 1941 + 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário