quinta-feira, 24 de outubro de 2019

'DOWNTON ABBEY - O FILME': CRAWLEYS RECEBEM CASAL REAL - E OS FÃS ADORAM


SINOPSE:

Adaptação da série de televisão Downton Abbey, que conta a história da trajetória da família Crawley, proprietária de um vasto território na Inglaterra rural no início do século XX.

Aqui, a família Crawley e sua vasta criadagem estão ansiosos pela visita do rei e da rainha do Reino Unido a Downton. 

CRÍTICA:

Para os fãs de Downton Abbey, nostálgicos desde o fim da série, esse filme é um presente incrível.

Diferentemente do recente El-Camino -A Breaking Bad Movie, Downton Abbey - O Filme, que estreia nesta quinta aqui no Brasil depois de fazer sucesso na bilheteria americana, não foi criado para mostrar o óbvio fim que tomaram aqueles personagens, mas sim prestar uma homenagem aos fãs e contar uma nova história.

O ano é 1927 e a família Crawley recebe os convidados mais importantes do Reino Unido: o rei George V e a rainha Mary, o que mexe tanto com os servos quanto com os membros da aristocracia da casa, enquanto todos se preparam para a visita real.

O criador e roteirista Julian Fellowes não tenta mudar a fórmula da série e, por isso, o filme parece um especial de natal da série ou um episódio de duas horas com estética cinematográfica, com bastante tempo para longas vistas panorâmicas dos belos jardins de Downton.

Ao lado de John Lunn, cujas músicas evocam ar de grandeza, esta aventura é uma continuação adequada e grandiosa para a série de TV.

Um dos aspectos mais legais da série sempre foi como ela dá peso igual à história de todos os personagens, independentemente da posição social - e aqui, novamente, todos tem espaço para brilhar.

O arco mais interessante, porém, é o de Thomas Barrow (Robert James-Collier): sua orientação sexual não permite que ele se expresse livremente e, para piorar, ele é forçado a desistir de seus deveres de mordomo depois que Lady Mary (Michelle Dockery) o substitui pelo aposentado Charles Carson (Jim Carter), o qual ela acredita estar melhor preparado para arrumar a casa a tempo da chegada do rei e da rainha.

E claro, temos a volta de Lady Violet Crawley, interpretada de forma magnífica por Dame Maggie Smith, mais uma vez roubando a cena.

No filme, Lady Violet é tão maravilhosa quanto no seriado, mas dessa vez está um pouco mais vulnerável e deve arrancar lágrimas de muita gente.

A nova integrante do elenco, Imelda Staunton (a Dolores Umbridge, de Harry Potter), aparece como Lady Bagshaw - uma das primas de Violet - e se mostra uma adversária digna, capaz de enfrentar a Condessa de Grantham de igual para igual, o que garante ótimas cenas.

O lado cômico da série começa a rolar para valer quando os membros da família real chegam a Downton.

Ver a equipe da casa fazer de tudo para ofuscar os servos reais que vieram na comitiva oficial, inclusive com a criação de planos mirabolantes, garante alguns momentos bastante divertidos.

Só que, perto do final, o longa exagera no fan service e força a mão para que todos os personagens tenham finais adequados.

O problema, além dos clichês e exageros do roteiro, é que isso alonga demais o filme, que o torna às vezes cansativo.

O longa serve como um novo capítulo e, ao mesmo tempo, um final adequado para uma das famílias mais memoráveis da TV.

O longa é definitivamente feito para os fãs de longa data, então deve deixar os novatos um pouco alienados - e se você puder ver alguns capítulos da série antes de assistir ao filme, melhor - mas, para quem acompanhou o programa, é um grande prazer retornar a essa casa cheia de vida.

Poderiam continuar nas nossas telonas e telinhas por muito tempo.

GALERIA DE IMAGENS:
Downton Abbey - O Filme : Foto Laura Carmichael, Michelle Dockery

Downton Abbey - O Filme : Foto Maggie Smith, Penelope Wilton

Downton Abbey - O Filme : Foto Maggie Smith

Downton Abbey - O Filme : Foto Matthew Goode, Michelle Dockery

Downton Abbey - O Filme : Foto Lesley Nicol

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
DOWNTON ABBEY - O FILME
Título Original:
DOWNTON ABBEY MOVIE
Gênero:
Drama
Direção:
Michael Engler
Elenco:
Allen Leech, Brendan Coyle, David Haig, Elizabeth McGovern, Hugh Bonneville, Imelda Staunton, Jim Carter, Joanne Froggatt, Kate Phillips, Laura Carmichael, Maggie Smith, Michelle Dockery, Penelope Wilton, Phyllis Logan, Raquel Cassidy, Robert James-Collier, Sophie McShera, Stephen Campbell Moore, Tuppence Middleton
Roteiro:
Julian Fellowes
Produção:
Gareth Neame, Julian Fellowes, Liz Trubridge, Mark Hubbard
Fotografia:
Ben Smithard
Trilha Sonora:
John Lunn
Montador:
Mark Day
Estúdio:
Carnival Film, Focus Features
Distribuidora:
Universal Pictures
Ano de Produção:
2019
Duração:
122 min.
Estréia:
24/10/2019
Classificação Indicativa:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário