quinta-feira, 15 de agosto de 2019

'ERA UMA VEZ EM...HOLLYWOOD': AMANTES DA LOS ANGELES DOS ANOS 60 VÃO GOSTAR


SINOPSE:

Los Angeles, 1969.

Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator de TV que, juntamente com seu dublê (Brad Pitt), está decidido a fazer o nome em Hollywood.

Para tanto, ele conhece muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que os acaba levando aos assassinatos realizados por Charles Manson na época, entre eles o da atriz Sharon Tate (Margot Robbie), que na época estava grávida do diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha).

CRÍTICA:

Em seu mais novo filme, Quentin Tarantino reúne um fascinante elenco para homenagear o passado de Hollywood.

Apesar de manter seu estilo de direção, repleto de humor negro, momentos de violência explosiva e ótima trilha sonora, Era Uma Vez Em... Hollywood - que estreia hoje aqui no Brasil - mostra um lado mais sentimental do cineasta.

Esse é um de seus trabalhos mais fracos, com um estilo muito mais próximo de Woody Allen do que próprio, mas ainda assim vale o ingresso, especialmente para quem é fascinado pelo passado do cinema.

Carta de amor a Los Angeles do final dos anos 60, o filme não traz o mesmo ar descolado de outrora do diretor com seu ritmo lento e roteiro contemplativo.

Mesmo quando a violência come solta, parece mais uma obrigação a cumprir com os fãs do que uma vontade real do diretor incluir esses momentos em sua obra.

A trama acompanha o ator Rick Dalton (Leo DiCaprio) e seu melhor amigo, o ex-dublê e faz tudo Cliff Booth (Brad Pitt).

Rick vive um momento de desespero e decadência e Leonardo Dicaprio faz um trabalho incrível para mostrar o desespero de se tornar obsoleto em Hollywood.

Brad Pitt encarna de forma perfeita o interessante Cliff, cuja beleza esconde a tristeza de uma vida sem sentido, cujo únicos momentos de prazer são a presença de seu cão e de seu amigo.

Ele é quase zen, mas é também violento e a química da dupla é simplesmente memorável.

A atriz Sharon Tate é outro foco importante da trama.

Estrela em ascensão, a atriz foi real e sua curta carreira foi ofuscada pela morte brutal, durante a gravidez, por seguidores do líder do culto Charles Manson.

Margot Robbie interpreta com leveza a vizinha de espírito livre de Rick.

Só que a personagem não é bem desenvolvida e possui menos espaço do que os outros protagonistas.

As desventuras de Rick e Cliff são curiosas de acompanhar e Sharon Tate aparece muito pouco para realmente segurar o longa.

No final, parece que o cineasta apenas queria mostrar como Hollywood funcionava e ainda funciona.

Só que falta diversão, emoção, empatia com os personagens e a longa duração do filme, com grandes momentos de contemplação, só faz da obra algo cansativo e capaz de se comunicar apenas com quem viveu essa realidade ou acompanhou, de perto, produções da época.

Outro problema é a forma como o diretor lida com os assassinatos da família Manson, grupo que cometeu vários crimes nos Estados Unidos no fim dos anos 1960.

É óbvio que esse momento vai dividir muitas opiniões, com sequências finais entediantes e sem propósito, apesar de darem um pouco de vida à monótona segunda parte da narrativa.

É justo dizer que Tarantino criou mais um bom filme, mesmo muito diferente de suas obras anteriores, ainda é possível reconhecer elementos comuns ao cineasta.

É claro que o longa possui ótimos momentos, é óbvia a atenção aos detalhes, o cuidado com a trilha sonora e, o mais importante, possui atuações inspiradas, mas a narrativa nunca empolga realmente e o quanto mais esperamos pelo final, ainda mais depois de 3 horas de contemplação, mais decepcionante as coisas ficam.

Com o tempo, parece que o diretor tem se importado menos em fazer bons filmes e mais em colocar todos os elementos que o agradam na tela, custe o que custar.

E, aos poucos, essa decisão tem deixado as obras do diretor cada vez menos interessantes.

Mesmo assim vale uma olhada.

GALERIA DE IMAGENS:
Era uma Vez em... Hollywood : Foto Brad Pitt

Era uma Vez em... Hollywood : Foto Leonardo DiCaprio

Era uma Vez em... Hollywood : Foto Margot Robbie

Era uma Vez em... Hollywood : Foto Al Pacino, Brad Pitt, Leonardo DiCaprio

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
ERA UMA VEZ EM... HOLLYWOOD
Título Original:
ONCE UPON A TIME IN HOLLYWOOD
Gênero:
Mistério
Direção:
Quentin Tarantino
Elenco:
Al Pacino, Austin Butler, Brad Pitt, Dakota Fanning, Damian Lewis, Damon Herriman, Emile Hirsch, James Marsden, James Remar, Kurt Russell, Lena Dunham, Leonardo DiCaprio, Lorenza Izzo, Luke Perry, Margaret Qualley, Margot Robbie, Maurice Compte, Michael Madsen, Sydney Sweeney, Tim Roth, Timothy Olyphant
Roteiro:
Quentin Tarantino
Produção:
David Heyman, Quentin Tarantino, Shannon McIntosh
Fotografia:
Robert Richardson
Montador:
Fred Raskin
Estúdio:
Heyday Films, Sony Pictures Entertainment
Distribuidora:
Sony Pictures
Ano de Produção:
2019
Duração:
162 min.
Estréia Brasil:
15/08/2019
Classificação Indicativa:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário