quinta-feira, 28 de junho de 2018

'OS INCRÍVEIS 2': DIVERSÃO GARANTIDA, SEM SER SURPREENDENTE COMO O PRIMEIRO


SINOPSE:

Helena cria uma petição para a volta dos super-heróis, enquanto Beto vive um dia a dia cuidando dos três filhos do casal, Violeta, Flecha e Zezé.

É quando os superpoderes do bebê começam a ser descobertos.

A missão deles sofre uma reviravolta quando o Hipnotizador, um novo vilão, surge com um brilhante e perigoso plano que ameaça acabar com o mundo.

A família Pêra aceita o desafio e conta com a ajuda de Gelado para derrotar o vilão.

CRÍTICA:

A história já é bem conhecida: num universo onde os super-heróis não são novidade, nem despertam admiração, eles são rejeitados por suas diferenças e pelos danos colaterais causados durante as batalhas nas cidades.

Esta também era a premissa do primeiro 'Os Incríveis' e de uma série de produções que pretendem inserir personagens sobrenaturais num mundo realista – como 'O Homem de Aço', questionado por suas destruições, ou mesmo os X-Men, excluídos por sua diferença.

É que, num mundo governado por humanos comuns, aqueles que não se encaixam na norma são vistos como inferiores e, justamente por isso, Roberto Pêra, Helena Pêra e os três filhos levam uma vida entediante, sem utilizarem os poderes.

Os Incríveis 2 : Foto
Helena trabalha, Roberto cuida da casa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Disney
A grande sacada de 'Os Incríveis 2', que estreia hoje aqui no Brasil, porém, é que a Disney/Pixar reproduz a divergência de ponto de vista entre os dois pais, mais privilegiando desta vez as mulheres.

Aqui, é Helena quem consegue voltar à ação, ainda que ilegalmente, enquanto o marido cuida das crianças.

Por um lado, esta escolha permite dar protagonismo às figuras femininas – todas as reviravoltas são causadas por mulheres –, além de ressaltar a dificuldade do poderoso Roberto em cuidar de um bebê e dar atenção a Flecha e Violeta.

Salvar o mundo e cuidar dos filhos são vistos como tarefas igualmente difíceis e importantes, algo louvável por valorizar funções normalmente associadas à mãe/esposa e permitem o andamento entre duas tramas paralelas, assim como na animação original.

Mais uma vez, o equilíbrio se dá entre as cenas de ação e o humor da vida doméstica.

Durante boa parte da trama, a família Pêra está separada: enquanto a mãe combate o crime, o marido fica com as crianças, e depois, quando os adultos se unem, eles ficam separados dos filhos.

A cada frenética cena de ação, um momento cômico impede que a trama seja levada a sério e como de costume nos projetos da empresa e nos filmes dirigidos por Brad Bird, a produção é excepcional: a técnica de animação impressiona pelas texturas e pelo trabalho de luz, a trilha sonora é impecável (além das composições típicas de James Bond, que vimos no primeiro, ouvimos divertidos jingles para Mulher Elástica, Sr. Incrível e Gelado) e a montagem garante um ritmo impecável do início ao fim, sem as lentidões que costumam afetar os momentos finais das aventuras de ação.

Quanto ao roteiro, temos problemas.

O primeiro deles é a dificuldade de encontrar uma função na narração a dois de seus principais alívios cômicos: o bebê Zezé e a estilista Edna Moda: o primeiro garante os momentos mais engraçados, mas é uma pena que a história não use ativamente seus poderes na resolução dos conflitos.

As habilidades impressionantes da criança – que já tínhamos visto no final de 'Os Incríveis' – permanecem no nível da sugestão.

Os Incríveis 2 : Foto
Zezé não foi bem aproveitado no longa
Já Edna ganha uma cena divertida, ainda que pouco relevante ao andamento da história.

Além disso, a Pixar precisa encontrar urgentemente uma nova maneira de apresentar seus vilões, pois a reviravolta do 'cara legal que se revela maligno' tem sido usada em todas as narrativas do estúdio - o que torna tudo óbvio demais.

Algumas simbologias são particularmente interessantes: mesmo situada décadas atrás, a ideia de uma tela capaz de hipnotizar as pessoas é muito forte nesta época de vício tecnológico e proliferação de smartphones.

O motivo pelo qual o Hipnotizador persegue os super-heróis (eles representam uma “troca da experiência real pela simulação”, em suas palavras) fornece uma interpretação complexa sobre a nossa relação com a representação do espetáculo em imagens.

O incômodo de Helena com a necessidade de investir no marketing de suas ações também serve de crítica ao mundo das aparências.

Todos estes elementos dialogam com os principais problemas da pós-modernidade, porém jamais se desenvolvem: tanto o Hipnotizador quanto o publicitário são descartados da narrativa sem que o filme consiga tirar alguma conclusão de suas mensagens.

Os Incríveis 2 : Foto
A família em ação
 Enfim, o novo filme reproduz uma estrutura muito semelhante ao primeiro, tanto nos pontos fortes – as intensas cenas de ação, o contato com a realidade – quanto nos pontos fracos – a dificuldade de unir as esferas pública e privada na vida dos Pêra, além, evidentemente, do fraco vilão.

A dublagem brasileira, predominante entre as cópias disponíveis ao público, é boa, embora tome liberdades excessivas no uso de linguagem informal (“Mão na roda!”, “Aê, moleque!”) e nas traduções culturais.

Piadas sobre o Acre e Raul Gil despertam a curiosidade sobre o que os criadores norte-americanos realmente disseram, enquanto os brasileiros ganham uma versão que apaga traços de cultura alheia.

Se o segundo filme diverte bastante, não surpreende mais.

Mas vale a ida ao cinema.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'OS INCRÍVEIS 2'
Título Original:
THE INCREDIBLES 2
Gênero:
Animação
Direção:
Brad Bird
Elenco de Vozes Originais:
Bob Odenkirk, Brad Bird, Catherine Keener, Craig T. Nelson, Holly Hunter, Huck Milner, Isabella Rossellini, John Ratzenberger, Jonathan Banks, Kimberly Adair Clark, Samuel L. Jackson, Sarah Vowell, Sophia Bush
Roteiro:
Brad Bird
Produção:
John Walker, Nicole Paradis Grindle
Fotografia:
Erik Smitt, Mahyar Abousaeedi
Trilha Sonora:
Michael Giacchino
Montador:
Stephen Schaffer
Estúdio:
Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures
Distribuidora:
Disney
Ano de Produção:
2018
Duração:
118 Min.
Estréia (Brasil):
28/06/2018
Classificação Indicativa:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário