quinta-feira, 28 de julho de 2016

'O BOM GIGANTE AMIGO': CANSATIVO, LONGA É AMONTOADO DE MOMENTOS CHATOS E MAL DESENVOLVIDOS


SINOPSE:

A pequena órfã Sophie (Ruby Barnhill) encontra um gigante (Mark Rylance) que, apesar de sua aparência assustadora, se mostra uma alma bondosa e um ser renegado pelos seus semelhantes.

Agora, a garotinha, a Rainha da Inglaterra (Penelope Wilton) e o ser de sete metros de altura precisam se unir para eliminar os gigantes malvados que estão planejando tomar as cidades e aterrorizar os humanos.

CRÍTICA:

Uma fantasia dirigida por Steven Spielberg, com roteiro de Melissa Mathison e trilha sonora de John Williams.

Se o trio acertou em outros longas geniais, como 'E.T. - O Extraterrestre' e 'Contatos Imediatos Do Terceiro Grau', em 'O Bom Gigante Amigo', que estreia hoje em 488 salas em todo o Brasil, eles definitivamente perderam a mão.

Temos aqui um dos filmes mais fracos de Spielberg, mais próximo de suas obras menos inspiradas, como 'Cavalo De Guerra' e 'Indiana Jones e o Reino Da Caveira De Cristal', com enredo cansativo e personagens que não prendem a atenção do público.

Adaptação de um conto original de Roald Dahl, lançado em 1982, o filme deveria deixar a obra clássica ao menos interessante para o cinema, como acontece com outras produções infanto-juvenis, como 'Harry Potter'.

Só que o filme é maçante, tem apenas uma cena que diverte ao longo de seus longos 117 minutos - quando os protagonistas encontram a realeza britânica - e todo o restante soa chato, na tentativa de criar uma aventura lúdica, mas que de divertido não tem nada.

O Bom Gigante Amigo : Foto Mark Rylance, Ruby Barnhill
Mark Rylance e Ruby Barnhill, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Walt Disney Pictures
O foco da trama é a amizade entre a órfã Sophie (Ruby Barnhill) e o ser fantástico do título.

Numa noite, Sophie, que sempre perambula de madrugada pelo orfanato, vê algo estranho na rua: um gigante.

Com medo de iniciar uma caçada pelos membros de sua raça, BGA captura a garota e a leva para sua casa, de onde ela nunca mais poderá sair.

Se da situação de sequestro nasce uma grande amizade, o problema é que os outros gigantes querem fazer de Sophie sua refeição.

O toque mágico de Spielberg na produção é logo reconhecido, com a doçura da amizade dos protagonistas e o clima de aventura juvenil, mas esses são elementos que precisavam ser mais bem desenvolvidos para deixar o longa mais interessante em meio ao seu ritmo entediante.

O escritor Dahl é conhecido por criar obras com elementos sombrios - como 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' - e talvez falte ao filme exatamente momentos como esses.

Visualmente o longa é belíssimo - destaque para a cena em que Sophie e BGA vão a um mundo paralelo capturar sonhos, que o gigante distribui entre os moradores da Inglaterra para dar a eles um pouco de alegria.

O design dos seres fantásticos também é interessante, assim como os cenários da casa de BGA, mas surpreendentemente, o que incomoda é a trilha exagerada do mestre de John Williams.

O Bom Gigante Amigo : Foto
O visual dos gigantes é bem satisfatório
Enquanto Mark Rylance interpreta o gigante com captura de movimentos com extrema verdade - podemos ver os traços do ator no visual final e o resultado fica muito interessante - Ruby Barnhill está apenas correta como Sophie, cuja petulância muitas vezes é irritante.

Felizmente, para compensar, Penelope Wilton, mesmo aparecendo muito pouco, rouba a cena como a Rainha da Inglaterra e garante alguns dos momentos mais divertidos da produção com seu humor leve.

Assim como o livro em que foi baseado, o longa precisaria ser mais sombrio (como Tim Burton fez com a última adaptação de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate'), ter humor mais espalhafatoso ou ter cenas de ação melhores para funcionar - só que não tem nenhuma dessas características.

O Bom Gigante Amigo : Foto Penelope Wilton, Rafe Spall, Ruby Barnhill
Penelope Wilton rouba a cena como a Rainha da Inglaterra
Não à toa, o longa nem bem estreou e já estava em nono lugar no Top 10 - Bilheterias EUA na semana retrasada e na semana passada, nem aparecia mais.

O lento desenrolar da amizade de BGA e Sophie, aliado a intromissões nada interessantes dos outros gigantes e visitas sem graça da dupla de amigos a Londres, fazem de tudo um amontoado de momentos chatos e mal desenvolvidos.

Spielberg e seu parceiros infelizmente ficaram devendo.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'O BOM GIGANTE AMIGO'
Título Original:
THE BIG FRIENDLY GIANT
Gênero:
Fantasia
Direção:
Steven Spielberg
Roteiro:
Melissa Mathison, baseada no livro de Roald Dahl
Elenco:
Adam Godley, Bill Hader, Callum Seagram Airlie, Daniel Bacon, Graham Curry, Haig Sutherland, Jemaine Clement, John Emmet Tracy, Julia Torrance, Marilyn Norry, Mark Rylance, Michael Adamthwaite, Ólafur Darri Ólafsson, Penelope Wilton, Rebecca Hall, Ruby Barnhill
Produção:
Frank Marshall, Sam Mercer, Steven Spielberg
Fotografia:
Janusz Kaminski
Montador:
Michael Kahn
Trilha Sonora:
John Williams
Duração:
117 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
28/07/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Walt Disney Pictures
Estúdio:
Amblin Entertainment / Kennedy/Marshall Company, The / Reliance Entertainment / Walt Disney Pictures
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

2 comentários:

Unknown disse...

Foi um excelente filme com linda história. Sem dúvida os filmes que são baseados em livros são inesquecíveis, vi também 7 Minutos Depois da Meia Noite e se tornou em uma das minhas histórias preferidas, é umo dos melhores filmes de livros famosos, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Li que Juan Antonio Bayona foi o responsável e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. De verdade, adorei que tenham feito este filme.

Cláudio Nóvoa disse...

Karla López Ortega: tem certeza? Parece que não assistimos ao mesmo filme!Relembrando:
"O lento desenrolar da amizade de BGA e Sophie, aliado a intromissões nada interessantes dos outros gigantes e visitas sem graça da dupla de amigos a Londres, fazem de tudo um amontoado de momentos chatos e mal desenvolvidos.

Spielberg e seu parceiros infelizmente ficaram devendo".

Abraço!
Continue comentando!

Postar um comentário