quinta-feira, 14 de julho de 2016

'CAÇA-FANTASMAS': REBOOT DO CLÁSSICO TEM ELENCO SENSACIONAL, EFEITOS DE PRIMEIRA E É BOA DIVERSÃO


SINOPSE:

Erin Gilbert (Kristen Wiig) está prestes a receber honras na faculdade onde dá aula, quando é procurada por um homem desesperado, que a encontra graças a um livro sobre fantasmas, publicado juntamente com sua amiga Abby (Melissa Mccarthy) em sua juventude - as duas não se falam mais.

Assim, Erin procura sua antiga colega para pedir que ela retire a publicação dos sites de venda online, mas acaba descobrindo novas tecnologias para detectar fantasmas, criadas pela engenheira Jillian Holtzmann (Kate Mckinnon)

Logo, as três se unem e decidem investigar o caso bizarro apresentado a elas e agora, o  que parecia uma simples brincadeira para relembrar velhos tempos, logo se torna uma aventura incrível.

CRÍTICA:

O novo 'Caça-Fantasmas', que estreia hoje em 629 salas em todo o Brasil, recebeu muitas críticas desde as primeiras imagens, com fãs criticando o projeto de reboot do clássico que tanto amam mas, principalmente, sofrendo ataques de misoginia, graças ao seu elenco feminino.

Quando o primeiro trailer da retomada saga dos anos 1980 foi divulgado e apesar de trazer todos os elementos que a fizeram ter uma legião de fãs, ele foi simplesmente destruído na internet, o que deixou a expectativa para a estreia cercada por uma aura de incertezas.

Mas, você, que criticou o longa mesmo sem ver, pode baixar a bola, já que o remake é bastante divertido e está quase no mesmo nível do original de 1984, evidentemente atualizado para o público de 2016.

Caça-Fantasmas : Foto Kate McKinnon, Kristen Wiig, Leslie Jones (II), Melissa McCarthy
As 4 protagonistas em ação - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
Numa Hollywood onde mais e mais atrizes reclamam que ganham muito menos que os homens, o fato de o longa ter quatro mulheres, ao invés de quatro homens, é um importante marco para o cinema, o qual tem tentado cada vez mais incluir heroínas em seus filmes, algo muito importante para a diversidade.

E mesmo deixando o lado político e social de lado, a verdade é que as protagonistas Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Kate McKinnon e Leslie Jones estão simplesmente sensacionais em seus papeis e, assim, ninguém mais tem motivo algum para levantar essa questão como um dos possíveis problemas da produção.

Aqui, temos uma trama sólida, que não deixa nada a desejar para o filme de 1984 - que era ótimo, em contraste com o de 1989, bem fraco.

Na trama, Erin Gilbert (Kristen Wiig) é procurada por um homem desesperado graças a um livro sobre fantasmas, publicado ao lado de sua amiga Abby (Melissa Mccarthy), em sua juventude.

As duas não se falam mais e Erin apenas procura sua antiga colega para pedir que ela retire a publicação dos sites de venda online, mas é aí que ela descobre novas tecnologias para detectar fantasmas criadas pela engenheira Jillian Holtzmann (Kate McKinnon).

Logo, as três se unem e decidem investigar o caso bizarro e o que parecia uma simples brincadeira para relembrar os velhos tempos logo se torna uma investigação científica de verdade.

Caça-Fantasmas : Foto
Efeitos especiais muito bons
Claro que tudo isso acontece com muito humor e ciência absurda (assim como no original, não espere explicações científicas com muito sentido).

Os novos gadgets da equipe são simplesmente incríveis, vão fazer muito sucesso com a criançada e vão vender aos milhares.

Quanto ao elenco, apesar de todas as protagonistas brilharem, é Kate McKinnon quem rouba a cena como cientista maluca e inventora dos brinquedos mais legais da produção.

Mas o destaque vai mesmo para Chris Hemsworth: o Thor dos filmes da Marvel interpreta aqui Kevin, o simplório atendente do escritório das moças e dá show em todas as suas cenas.

Caça-Fantasmas : Foto Chris Hemsworth
Chris Hemsworth rouba a cena como Kevin
Visualmente, o longa é belíssimo, com cenários bem criativos e fantasmas interessantes.

A iluminação é ótima, principalmente quando os fantasmas estão em ação, graças aos efeitos especiais de boa qualidade, atuais, mas ainda assim capazes de nos fazer lembrar do filme original.

Mas o longa tem diversos problemas, mesmo seguindo quase à risca a estrutura do original de 1984.

A falta de piadas realmente inovadoras e capazes de nos fazer gargalhar, como acontece, por exemplo, em 'Orgulho E Preconceito E Zumbis' ou no próprio filme original dos Caça-fantasmas e problemas de tom e ritmo também estão presentes, ficando evidente que o roteiro e sua versão final passaram por diversas modificações - eles são ainda mais gritantes no ato final do longa.

Nesses momentos, é a amizade entre as protagonistas que realmente segura a produção e o interesse do espectador, mas, mesmo assim, o longa se arrasta e parece longo, mesmo com apenas 116 minutos de duração.

E, apesar de as participações dos atores do elenco original serem simplesmente ótimas - especialmente a da Lenda Bill Murray -  e do icônico fantasma Geléia, o novo Caça-Fantasmas parece preso no limbo entre a vontade de ser algo novo ou ser apenas uma grande homenagem aos clássicos, criado apenas para fazer os fãs se sentirem nostálgicos.

Caça-Fantasmas : Foto
O icônico Geléia está de volta
Assim como os recentes 'Independence Day: O Ressurgimento', 'Star Wars: O Despertar Da Força' e 'Jurassic World: O Mundo Dos Dinossauros', o longa reconta a história original de um clássico com uma roupagem moderna, mas, ao contrário das produções da Universal e da Lucasfilm, esse filme da Sony Pictures não consegue segurar a trama do começo ao fim.

Isso não significa que o longa não seja um bom reboot para a franquia, já que temos aqui uma boa ação para ser vista com pipoca e ao lado de amigos.

Agora, entre um ataque e outro dos sempre insatisfeitos haters, só nos resta esperarmos a sequência e vermos se a produção consegue achar seu próprio tom e depender menos na nostalgia.

No mais, a diversão é garantida.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'CAÇA-FANTASMAS'
Título Original:
GHOSTBUSTERS
Gênero:
Ação
Direção:
Paul Feig
Roteiro:
Katie Dippold, Paul Feig
Elenco:
Andy Garcia, Annie Potts, Bill Murray, Cecily Strong, Chris Hemsworth, Dan Aykroyd, Elizabeth Perkins, Ernie Hudson, Kate McKinnon, Kristen Annese, Kristen Wiig, Leslie Jones, Mark Burzenski, Matt Walsh, Melissa McCarthy, Michael Kenneth Williams, Sigourney Weaver, Susan Park, Toby Huss
Produção:
Amy Pascal, Ivan Reitman
Fotografia:
Robert D. Yeoman
Montador:
Don Zimmerman
Trilha Sonora:
Theodore Shapiro
Duração:
116 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
14/07/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Pascal Pictures / Sony Pictures Entertainment
Classificação: 
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Um comentário:

Unknown disse...

Melissa tem um grande talento, eu gosto de seus filmes. Quando uma história é por trás grande momento, podemos continuar o seu legado de diferentes maneiras, para muitos um reboot o que esperávamos. Atores Ghostbusters fazer um excelente papel, I pessoalmente amei o desempenho de Chris Hemsworth, que faz com que a história se torna atual e público hoje, tentando manter a mesma essência que o anterior.

Postar um comentário