quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

'ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS': COMÉDIA BEM FEITA DIVERTE O ESPECTADOR


SINOPSE:

Inglaterra, século XIX.

Uma misteriosa praga espalha zumbis por todos lados, mas Elizabeth Bennet (Lily James), especialista em artes marciais e no manuseio de armas, está preparada para enfrentar os piores mortos-vivos.

O que a incomoda de verdade é ter que conviver e lutar ao lado do arrogante Sr. Darcy (Sam Riley).

CRÍTICA:

Coitada de Jane Austen.

Quando ela escreveu 'Orgulho e Preconceito', em 1813, nem ela e muito menos nós poderíamos prever que 200 anos depois, zumbis fariam parte da trama do seu icônico romante.

Foi o escritor Seth Grahame-Smith quem colocou os mortos vivos na sua trama clássica, em um livro que resultou bem fraquinho.

Só que agora, contra toda a lógica, o longa 'Orgulho e Preconceito e Zumbis', em exibição em 84 salas em todo o Brasil, funciona muito bem, graças a um universo fantasioso e criativo montado ao redor dos personagens principais, que possuem preocupações da aristocracia e ainda enfrentam uma epidemia de mortos vivos que ameaça destruir o estilo de vida inglês do século 19.

A produção, dirigida por Burr Steers, equilibra bem a comédia, ação e drama e se o começo assusta (algumas cenas dão a entender que estamos diante de outra produção tosquêra como 'Abraham Lincoln: Caçador De Vampiros') logo a trama arrebata o espectador, ao mostrar uma praga que assola a Inglaterra e onde os aristocratas vivem em residências fortificadas.

Lily James como Elizabeth Bennet, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
Mas o melhor é logo sabermos que absolutamente todos os membros das tradicionais famílias são treinados nas artes orientais de luta - os mais ricos vão para o Japão, os pobres, para a China.

Logo, conhecemos as irmãs Bennet, Elizabeth (Lily James, de 'Cinderela'), Jane (Bella Heathcoate), Kitty (Suki Waterhouse), Lydia (Ellie Bamber) e Mary (Millie Brady), que, ao mesmo tempo em que se preocupam com quem vão casar e como será seu futuro, também são guerreiras bem treinadas e capazes de enfrentar qualquer invasão de mortos-vivos.

Só que elas aprenderam a lutar na China por opção de seu pai, que considera as artes do país mais adequadas para a situação – e isso já as separa de seus colegas nobres, especialmente aos olhos do crítico e pedante Sr. Darcy (Sam Riley, espetacular).

Sam Riley como o Sr.Darcy
Como no livro-paródia, o longa segue a estrutura do enredo de 'Orgulho e Preconceito'.

Jane e Elizabeth precisam de maridos ricos não só para garantir seu futuro, mas também para terem apoio contra os mortos-vivos, que se mostram cada vez mais inteligentes.

A relação de Sr. Darcy com Sr. Wickham (Jack Huston) ganha novos contornos, que funciona bem na narrativa do longa, que só poderia ter tirado melhor proveito da questão das diferenças entre as classes sociais - tão importante no livro de Austen, tão pouco abordada no longa.

Para compensar, o tom moderno ajuda bastante a produção.

Elizabeth Bennet já era uma mulher moderna para os padrões de 1800 e aqui se destaca ainda mais como heroína de extrema inteligência, que ainda domina as artes marciais.

 Jack Huston como o Sr. Wickham
Sua história de amor com o Sr. Darcy segue padrões familiares, mas é absolutamente verdadeira - particularmente no mundo fantasioso proposto aqui, onde os dois são atraídos pelas suas habilidades como guerreiros e também por suas inteligências.

Além da direção precisa e da direção de arte e figurinos, soberbos, o grande destaque do longa é mesmo o seu elenco, realmente compromissado em fazer a obra funcionar, tanto pelo lado cômico como pela ação e drama.

Sem Lily James, Sam Riley, Bella Heathcoate, Jack Huston, Douglas Booth e Matt Smith, que se superam e conseguem dar credibilidade ao mundo bizarro em que vivem, esse mundo de fantasia iria ruir rapidamente.

Mesmo quando o roteiro e a montagem atrapalham, as performances desses atores carismáticos sustentam o filme até o fim - sem falar que Smith (famoso por viver o décimo primeiro 'Dr. Who') rouba a cena como Sr. Collins, de longe o personagem mais engraçado da obra.

As irmãs Bennet, prontas para a luta
O longa também poderia trabalhar melhor a interação das cenas de zumbis e de drama nos dois primeiros atos.

Funcionam bem separadas, mas esses dois lados do filme só são integrados 100% no final, quando o conflito com os mortos se torna central para o arco de Elizabeth e Darcy, uma falha significativa de roteiro e direção.

Apesar desse deslize, o longa é muito divertido, o elenco ajuda muito e mesmo quando a direção tropeça, os personagens seguram a trama.

Além disso, os zumbis são diferentes daqueles com os quais estamos acostumados e isso garante alguns momentos interessantes ao longo de toda narrativa - apesar dos sustos serem raros.

Assim, vale a pena juntar os amigos, comprar pipoca e curtir essa aventura apocalíptica no século XIX, bem feita, dirigida e interpretada.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS'
Título Original:
PRIDE AND PREJUDICE AND ZOMBIES
Gênero:
Comédia
Direção:
Burr Steers
Roteiro:
Burr Steers
Elenco:
Aisling Loftus, Ancuta Breaban, Ashley Hudson, Bella Heathcote, Charles Dance, Daniel Westwood, Dolly Wells, Dominic Borrelli, Douglas Booth, Ellie Bamber, Emma Greenwell, Euan Macnaughton, Frans Isotalo, Hermione Corfield, Jack Huston, Janet Henfrey, Jess Radomska, Judit Novotnik, Lena Headey, Lily James, Luke Norcross-Webb, Matt Smith, Millie Brady, Morfydd Clark, Pooky Quesnel, Rob Callender, Robert Morgan, Ryan Oliva, Sally Phillips, Sam Riley, Suki Waterhouse, Tom Lorcan
Produção:
Allison Shearmur, Annette Savitch, Brian Oliver, Marc Butan, Natalie Portman, Sean McKittrick, Tyler Thompson
Fotografia:
Remi Adefarasin
Montador:
Padraic McKinley
Trilha Sonora:
Fernando Velázquez
Duração:
107 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
25/02/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Allison Shearmur Productions / Cross Creek Pictures / Handsomecharlie Films / Lionsgate Films / MadRiver Pictures / QC Entertainment
Classificação:
12 anos
Informação complementar:
Adaptação do livro de Seth Grahame-Smith, uma paródia do clássico de Jane Austen

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário