SINOPSE:
Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano em 1822, disposto a ganhar dinheiro caçando.
Atacado por um urso, ele fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences.
Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada, debaixo de neve, em busca de vingança.
CRÍTICA:
A trama é simples,mas o resultado é poderoso.
Inspirada em fatos reais, no romance de mesmo nome de Michael Punke e dirigido pelo vencedor do Oscar 2015 por 'Birdman', Alejandro González Iñárritu, 'O Regresso', em exibição em 387 salas em todo o Brasil, acompanha o calvário impressionante do caçador de peles vivido por Leonardo DiCaprio, no inverno do oeste norte americano em 1822.
Hugh Glass (DiCaprio) viu seu grupo ser atacado por índios, depois é destroçado por um urso, perde o filho e, finalmente, é deixado para morrer nas montanhas congeladas da fronteira americana.
E isso é só o começo pois, a partir daí, ele precisa sobreviver e se vingar.
Leonardo DiCaprio é o protagonista Hugh Glass - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil
O longa começa com uma expedição em busca de peles, liderada pelo capitão Henry (Domhnall Gleeson), sofrendo um ataque da tribo de índios Arikara, cujo líder procura sua filha.
|
É uma batalha brutal, filmada de forma excepcional por Iñarritu, com incríveis planos de sequência, câmera sempre em movimento e tomadas à luz natural do inverno argentino (onde a obra foi filmada quase que totalmente, já que a neve sumiu da locação dos EUA e a produção teve de se mudar às pressas para nosso país vizinho).
O filme todo, na verdade, usa esses elementos em mais um ótimo trabalho de fotografia de Emmanuel Lubezki, que merece ser reconhecido pela Academia de Hollywood por essa obra.
Fotografia de Emmanuel Lubezki é espetacular |
A desolação da paisagem gelada é capturada com toda força pelo fotógrafo e apesar das dificuldades das condições de trabalho reveladas pela equipe de produção, o resultado é simplesmente espetacular.
Mas o cinema não é feito só de visual e se a história não inova ou surpreende, os personagens ganham o espectador, graças à entrega total de Leonardo DiCaprio em uma atuação digna de Oscar - para mim, incapaz de ser igualada por nenhum dos outros concorrentes a Melhor Ator de 2016.
DiCaprio, que vem simplesmente levando todos os prêmios da temporada, está espetacular da primeira à ultima cena e nos mantém atentos ao elemento humano deste conto de sobrevivência, ao ponto de mergulharmos tanto no longa, que somos capazes de sentir sua solidão e desespero.
O trabalho do ator - seguramente um dos melhores de todos os tempos - é ainda mais notável quando ele não pode falar e precisa transmitir emoções fortes apenas com os olhos - não que ele tenha muitos diálogos, mas as principais informações sobre o personagem vêm de suas expressões.
Evidentemente que sem um elenco de apoio à sua altura, DiCaprio não funcionaria.
Eis que então Tom Hardy, em outro desempenho de arrepiar, funciona como o antagonista Fitzgerald, traumatizado caçador de peles que se tornou prático ao extremo a fim de sobreviver.
Tom Hardy como Fitzgerald |
E Gleeson também manda bem e transforma o capitão da expedição, que poderia facilmente ser alguém sem profundidade, em um coadjuvante complexo e imprevisível, a ponto de realmente nos importarmos com ele.
Emocionalmente implacável, porém o roteiro do longa deixa a narrativa monótona lá pela metade, quando cada novo desafio se torna apenas mais uma chance de DiCaprio mostrar como é excepcional, enquanto aguenta provação após provação.
Se o final previsível tira um pouco do brilho do longa, nos mostra, mais uma vez, que Iñárritu é, inegavelmente, um dos melhores diretores da atualidade e reforça a importância de vermos no cinema obras que vão além do entretenimento ou discursos sociais.
Assim, 'O Regresso' justifica suas doze indicações ao Oscar 2016 com uma produção primorosa, visual impressionante, atuações convincentes e por mostrar o velho-oeste de uma forma visceral e feroz.
Apesar do roteiro simplório, é a intensidade da luta de Glass pela sobrevivência que nos mantém interessados e nos tira o fôlego.
Paisagens de tirar o fôlego |
O sofrimento na telona é grande e justamente por isso, o filme não é para todos os públicos, pois aflição é apenas o mais leve dos sentimentos que esse longa desperta nos espectadores.
Um dos grandes filmes americanos de todos os tempos, estrelado por um dos grandes atores americanos de todos os tempos e dirigido por um dos grandes diretores de todos os tempos.
Filmaço, filmaço.
TRAILER:
INDICAÇÕES AO OSCAR 2016:
Melhor Filme
Melhor Diretor (Iñárritu)
Melhor Ator (Leonardo DiCaprio)
Melhor Ator Coadjuvante (Tom Hardy)
Melhor Figurino
Melhor Maquiagem e Penteado
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Edição de Som
Mixagem de Som
Produção de Arte
FICHA TÉCNICA:
'O REGRESSO'
Título Original:
THE REVENANT
Gênero:
Aventura
Direção:
Alejandro González Iñárritu
Roteiro:
Alejandro González Iñárritu, Mark L. Smith
Elenco:
Brad Carter, Brendan Fletcher, Dave Burchill, Domhnall Gleeson, Javier Botet, Joshua Burge, Kory Grim, Kristoffer Joner, Leonardo DiCaprio, Lukas Haas, Paul Anderson, Robert Moloney, Tom Hardy, Will Poulter
Produção:
Alejandro González Iñárritu, Arnon Milchan, David Kanter, James W. Skotchdopole, Keith Redmon, Mary Parent, Steve Golin
Fotografia:
Emmanuel Lubezki
Montador:
Stephen Mirrione
Trilha Sonora:
Bryce Dessner, Carsten Nicolai, Ryûichi Sakamoto
Duração:
151 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
04/02/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Anonymous Content / New Regency Pictures / RatPac Entertainment
Classificação:
16 anos
Informação complementar:
Inspirado em fatos reais
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário