quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

'BROOKLIN': SIMPÁTICO, BEM DIRIGIDO E COM BELAS INTERPRETAÇÕES


SINOPSE:

A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar no Brooklyn, Nova York, para tentar realizar seus sonhos.

No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, vai tentando se ajustar aos poucos, até conhecee e se apaixonar por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano.

Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever.

CRÍTICA:

Desde o começo do projeto de 'Brooklin', em exibição em 86 salas em todo o Brasil , Saoirse Ronan ('O Grande Hotel Budapeste') foi a primeira opção do diretor John Crowley para a protagonista.

Só que a bela e talentosa atriz ainda era jovem demais para o papel.

Somente agora, que ela chegou à idade desejada e pôde assumir o papel de Ellis, é que o diretor colocou a produção em curso.

Brooklin : Foto Saoirse Ronan
Saoirse Ronan é a protagonista Ellis - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paris Filmes
No longa, Ellis é uma jovem irlandesa que não tem muitos sonhos e metas de vida na pequena cidade onde vive, na Irlanda do começo dos anos 1950.

Assim, aproveita a oportunidade oferecida pelo Padre Flood (Jim Broadbent) de tentar a sorte em Nova York, onde trabalhará como vendedora em uma loja de departamentos.

O plano da moça é estudar para ser contadora e seguir os passos profissionais de sua irmã mais velha (Fiona Glascott).

O nome da personagem principal, evidentemente, é uma homenagem à Ilha Ellis, que fica na entrada do porto novaiorquino e onde fica a Estátua da Liberdade.

Era por lá que chegavam os imigrantes europeus – esses que agora, vergonhosamente, vêm seus filhos e netos querendo expulsar refugiados de guerra e latinos dos Estados Unidos.

E assim, pelos olhos e sentimentos de Ellis que o espectador tem contato com dramas típicos de imigrantes: a saudade da terra natal, a necessidade de ficar junto de conterrâneos, as dificuldades de adaptação.

Lógico, tudo isso só é possível devido ao talento espetacular de Saoirse Ronan, que entrega as emoções e dilemas da personagem muitas vezes apenas com o olhar.

Apesar da importância desses temas ligados à imigração, não é só disso que o roteiro - baseado no romance escrito por Colm Tóibín, que tem Jane Austen como uma de suas influências - entrega.

Aqui, temos uma forte protagonista feminina que lida com questões femininas: se na visão da sociedade, Ellis precisa casar, ao mesmo tempo tem suas ambições individuais.

Para sua alegria, na nova cidade ela conhece Tony (Emory Cohen), um encanador de família italiana com um fraco por moças irlandesas e que em momento nenhum tenta apagar os sonhos da moça.

Assim, o relacionamento dos dois evolui facilmente.

Brooklin : Foto Emory Cohen, Saoirse Ronan
Emory Cohen interpreta o bombeiro Tony
As questões femininas ficam mais claras nas coadjuvantes, como as colegas de residência de Ellis.

A moça mora na pensão da Sra. Keogh (Julie Walters) e as outras hóspedes apresentam seus problemas em uma colcha de retalhos: recomeçar a vida após um divórcio, encontrar um namorado, fofocas em geral, não descuidar para evitar a má fama...

Brooklin : Foto Julie Walters, Saoirse Ronan
Sra. Keogh (Julie Walters), ao fundo com as moças que moram na sua pensão
Outras questões do tipo são apresentadas, aqui e ali, pela trajetória dos personagens do núcleo irlandês.

Como na obra de Austen, a protagonista não é perfeita e ao mesmo tempo em que sofre perdas - que criam cenas emocionantes para conectar Ellis ao espectador - tem suas dúvidas, sofre tentações, não cumpre todas as regras à risca e se torna uma pessoa mais autêntica.

Na adaptação para o cinema, esse aspecto foi uma das preocupações do roteirista Nick Hornby ('Livre') - tanto que alguns acontecimentos são diferentes no cinema, o que torna o longa uma nova história para quem conhece o romance original.

Entretanto, o objetivo da manobra é procurar um novo caminho dramático menos ousado para Ellis.

Simpático, bem dirigido e com grandes desempenhos.

INDICAÇÕES AO OSCAR 2016:
Melhor Filme
Melhor Roteiro Adaptado (Nick Hornby)
Melhor Atriz (Saoirse Ronan)

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'BROOKLIN'
Título Original:
BROOKLIN
Gênero:
Drama
Direção:
John Crowley
Roteiro: 
Nick Hornby - baseado no livro homônimo de Colm Toibin
Elenco:
Barbara Drennan, Brid Brennan, Eileen O'Higgins, Emily Bett Rickards, Emma Lowe, Emory Cohen,  Eva Birthistle, Eve Macklin, Fiona Glascott, Gillian McCarthy, Jane Brennan, Jim Broadbent, Julie Walters, Maeve McGrath, Mary O'Driscoll, Matt Glynn, Nora-Jane Noone, Saoirse Ronan
Produção:
Finola Dwyer
Fotografia:
Yves Bélanger
Montador:
Jake Roberts
Trilha Sonora:
Michael Brook
Duração:
111 min.
Ano:
2015
País:
Irlanda
Cor:
Colorido
Estreia:
11/02/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Irish Film Board / Item 7 / Parallel Film Productions / Wildgaze Films
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário