quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

'A GAROTA DINAMARQUESA': EDDIE REDMAYNE E ALICIA VIKANDER SOBERBOS EM FILME MEDROSO E CONSERVADOR


SINOPSE:

Lili Elbe (Eddie Redmayne) nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

A trama foca o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Baseado em fatos reais.

CRÍTICA:

Se hoje, felizmente, a transexualidade é um tema que, aos poucos, vem sendo debatido com mais frequência, essa realidade era muito mais obscura nos anos 1920.

É essa a época em que é situada a trama de 'A Garota Dinamarquesa', novo longa de Tom Hopper ('O Discurso Do Rei'), baseado no romance homônimo de David Ebershoff e que está em exibição em 58 salas em todo o Brasil.

Lili Elbe (Eddie Redmayne) nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

O enredo é centrado no relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) até sua decisão de assumir completamente sua identidade feminina.


A Garota Dinamarquesa : Foto Alicia Vikander, Eddie Redmayne
Eddie Redmayne e Alicia Vikander, em cena do começo do longa - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Universal Pictures Brasil
O filme mostra os dois como um casal a frente de seu tempo, característica comum no meio artístico da época.

Os dois buscavam ascender como pintores e ocupar as paredes das grandes galerias com seus quadros, mas esse plano fica em segundo lugar quando Einar começa a se descobrir como mulher.

Isso deixa exposto o preconceito que estava impregnado até nos ambientes mais libertários - e como o casal lida com a situação é um dos pontos altos do drama.

Apesar do tema controverso, Hopper faz aqui a sua mais conservadora direção, sem riscos e com uma montagem tradicional, com saídas melodramáticas fáceis, e sem muitas reviravoltas no roteiro.

Ainda bem que Redmayne e Vikander, sempre soberbos, passam na medida ao espectador a fragilidade da situação retratada, além de possuírem uma química incrível, expressa nos olhares de cumplicidade entre os dois.


A Garota Dinamarquesa : Foto Eddie Redmayne
Já como Lilli Elbe
O longa também erra ao retratar Lili Elbe de forma erotizada no início, como se sua decisão de mudar de gênero estivesse apenas ligada a uma fetichização da figura feminina - esse tom é derivado do próprio livro e foi bastante criticado na época de seu lançamento, sob acusações de não retratarem a realidade.

Infelizmente, Hooper, que podia mudar isso no filme, não o fez.

Apesar de tudo, a direção de arte de Tom Weaving é primorosa e conduzida com muito cuidado.

Os cenários e os figurinos têm inspirações na art nouveau e nas pinturas do artista Vilhelm Hammershøi e variam de acordo com as fases percorridas pelo protagonista.


A Garota Dinamarquesa : Foto Alicia Vikander, Eddie Redmayne
Vikander e Redmayne em cena do final do longa
O filme é bastante consistente, mas esse mérito se deve mais pela falta de ousadia de sua construção do que pela direção acertada.

A impressão que fica é a de que Tom Hopper, acreditando que o tema era suficientemente polêmico, não quis se comprometer e fez algo seguro em todos os aspectos.

O lado bom é que a simplicidade da trama proporciona maior espaço para Eddie Redmayne e Alicia Vikander mostrarem porque são os atuais queridinhos de Hollywood.

Vale uma olhada e uma reflexão.

INDICAÇÕES AO OSCAR 2016:
Melhor Ator (Eddie Redmayne)
Melhor Atriz Coadjuvante (Alicia Vikander)
Melhor Figurino
Produção de Arte (Tom Weaving)

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'A GAROTA DINAMARQUESA'
Título Original:
THE DANISH GIRL
Gênero:
Drama
Direção:
Tom Hooper
Roteiro:
David Ebershoff, Lucinda Coxon
Elenco:
Adrian Schiller, Alicia Vikander, Amber Heard, Ben Whishaw, Cosima Shaw, Eddie Redmayne, Emerald Fennell, Ida Emilie Krarup, Jeanne Abraham, Matthias Schoenaerts, Ole Dupont, Rebecca Root, Richard Dixon, Sebastian Koch, Victoria Emslie
Produção:
Anne Harrison, Eric Fellner, Tim Bevan
Fotografia:
Danny Cohen
Montador:
Melanie Oliver
Trilha Sonora:
Alexandre Desplat
Duração:
120 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
11/02/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Universal Pictures
Estúdio:
ELBE / Harrison Productions / MMC Independent / Pretty Pictures / Senator Film Produktion / Working Title Films
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário