quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

'DEADPOOL': VIOLÊNCIA, SEXO E PIADAS, NUM DOS MAIS DIVERTIDOS LONGAS DO UNIVERSO X MEN


SINOPSE:

Ex-militar, Wade Wilson (Ryan Reynolds) vive de pequenos trabalhos como mercenário e sua vida parece endireitar quando conhece a mulher da sua vida, Vanessa (Morena Baccarin).

Depois de ser diagnosticado com câncer em estado terminal, ele encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica.

Recuperado, com poderes de super força e regeneração e um incomum senso de humor, ele torna-se o Deadpool, em busca de vingança contra o homem que destruiu sua vida.

CRÍTICA:

A espera valeu a pena.

'Deadpool', em exibição em 528 salas em todo o Brasil,  só aconteceu porquê o ator Ryan Reynolds sempre sonhou fazer a adaptação para as telonas da HQ da maneira correta, de forma fiel aos quadrinhos, e ainda com toda a violência e sexo que fazem sentido numa história do personagem.

Melhor: com carta branca da Fox na sua primeira parceria com o Marvel Studios (o CEO do segundo, Kevin Feige é um dos produtores deste longa), Reynolds finalmente nos faz esquecer sua participação no fracassado 'Lanterna Verde'.

Melhor ainda: ao lado do estreante diretor Tim Miller, os dois ouviram os fãs e criaram um grande filme, um dos mais divertidos do universo X-Men.

O longa é basicamente uma comédia - sim, é sobre um super-herói, mas é, principalmente, uma comédia que não tem medo de atirar para todos os lados, zoando ou citando tanto concorrentes quanto os próprios filmes da Fox.

Deadpool : Foto Morena Baccarin, Ryan Reynolds
Ryan Reynolds e Morena Baccarin, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação: Fox Film do Brasil
O longa se passa no mesmo universo dos X-Men e, assim, as piadas com a franquia de Wolverine e companhia são mais comuns, assim como as referências e aparição de personagens, como Colossus ( todo criado em CGI e com voz de Stefan Kapicic), um dos mutantes preferidos dos leitores, e que aqui finalmente é representado da maneira certa.

O longa conta uma história de origem, mas não em ordem cronológica, o que já é um grande avanço para os filmes de super-herói.

Tudo começa com uma batalha numa ponte e, entre um tiroteio e outro, conhecemos melhor os eventos da vida de Wade Wilson (Ryan Reynolds) que o levaram até ali.

Basicamente, ele é um ex-militar que vive como mercenário.

Deadpool : Foto Ryan Reynolds
O Deadpool em ação
Quando conhece a prostituta Vanessa Carlysle (Morena Baccarin, sen-sa-cio-nal), passam a viver juntos numa relação pra lá de intensa, mas logo ele descobre que vai morrer de câncer.

Para tentar ficar ao lado da amada, Wilson aceita participar de um experimento secreto e se essa origem não é exatamente a mesma dos quadrinhos, está próxima o suficiente para não incomodar os fãs mais xiitas.

Aqui, o que importa mesmo é a atitude do personagem e o clima da produção, essa sim, muito fiel às HQs.

Deadpool : Foto Ed Skrein
Ed Skrein interpreta Ajax, o principal vilão
Mas essa fidelidade não é o que faz o filme funcionar, pois, mesmo quem não faz ideia de quem seja o personagem, ou o conheceu apenas graças à genial campanha de marketing feita pela Fox nos últimos meses, terá motivos de sobra para gostar da produção.

O roteiro é simples, mas bem amarrado, as cenas de ação são muito bem filmadas e o humor aparece em quase todas as cenas, com piadas uma atrás da outra, zoando a tudo e a todos.

Em uma, Colossus coloca algemas em Deadpool e diz que vai leva-lo para a Mansão dos X Men - é a deixa para o mercenário tagarela perguntar :
"A casa do Xavier? Patrick Stewart ou James McAvoy'? - remetendo aos dois atores que o interpretam.

Em outra, quando está entrando no local do experimento que o transformará para sempre, alguém lhe diz que agora, ele será um super-herói e Wilson, de bate pronto, crava: 
"Tudo bem, mas sem roupa verde, né?" - remetendo ao seu fracassado 'Lanterna Verde'.

Deadpool : Foto Brianna Hildebrand
Brianna Hildebrand é Negasonic Teenage Warhead
Mesmo nos momentos mais tensos, Wilson consegue nos fazer sorrir.

A violência, cabeças estourando,  nudez total e tórridas cenas de sexo podem deixar algumas pessoas desconfortáveis, ainda mais se forem ao cinema esperando um filme comum de super-heróis - na maioria deles, a violência é estilizada e o sexo, quando tem, é 'papai e mamãe', né?

Esses diferenciais é que tornam o filme interessantíssimo e são elementos importantes para qualquer história de Deadpool.

Fazer um filme com classificação 12 anos seria um erro enorme - exatamente como vimos acontecer em 'X-Men Origens: Wolverine'.

Colossus é feito em computação gráfica e tem a voz de Stefan Kapicic
Além disso, o casal protagonista é simplesmente irresistível.

Morena Baccarin dá show no papel de Vanessa, sempre confortável, bela e intensa na pele da bem humorada garota.

Ryan Reynolds então, nem se fala: ele queria tanto esse papel que parece ter colocado tudo o que podia e não podia nesse trabalho.

Reynolds É Deadpool, simples assim.

O longa ainda tem algumas boas cenas com coadjuvantes.

Brianna Hildebrand também aparece bem como  Negasonic Teenage Warhead, uma adolescente mutante meio chatinha e Gina Carano manda bem como a vilã carrancuda.

Mas quem rouba a cena é Leslie Uggams como Al Cega, idosa viciada em cocaína e tão maluca quando Wilson.

Leslie Uggams como Al Cega
Apesar de ser fundamentalmente 'um filme de super-herói', 'Deadpool' procura sair do comum ao misturar gêneros, mas o longa poderia ter evitado o confronto final épico que vemos em todos os longas do tipo, sem exceção.

Mas o que podemos fazer, se a equipe criou as mais belas lutas e explosões do cinema recente, por mais fora de contexto que pareçam?

Divertido e violento, 'Deadpool' é uma grande adaptação que realmente colocou os fãs em primeiro lugar ao ouvi-los em toda a pré e pós produção, sem deixar o público em geral alienado.

Se abusa dos clichês, temos aqui um bom motivo: garantir piadas.

Além disso, Miller foi inteligente ao seguir o exemplo de 'Guardiões Da Galáxia' e usar músicas pop para dar um toque de humor - principalmente nas duas vezes em que ouvimos a balada 'Careless Wispers', sucesso de George Michael.

Fique atendo para a aparição relâmpago da Lenda Stan Lee - se você piscar, perdeu.

E sim, fique sentadinho na sala quando o filme acabar, pois ele tem nada menos que duas cenas pós créditos igualmente divertidas como todo o filme foi.

Se você está na dúvida se compensa ou não ir ao cinema, fique tranquilo, pois o longa é diversão mais que garantida e seu ingresso estará muito bem pago.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'DEADPOOL'
Título Original:
DEADPOOL
Gênero:
Ação
Direção:
Tim Miller
Roteiro:
Paul Wernick, Rhett Reese
Elenco:
Anthony J Sacco, Ayzee, Ben Wilkinson, Brad Archie, Brianna Hildebrand, Dan Zachary, Ed Skrein, Fabiola Colmenero, Gina Carano, Hugh Scott, Jason William Day, Jed Rees, John Dryden, Karan Soni, Kyle Cassie, Kyle Rideout, Leslie Uggams, Morena Baccarin, Naika Toussaint, Olesia Shewchuk, Paul Lazenby, Rachel Sheen, Ryan Reynolds, Sean Quan, Stan Lee, Stefan Kapicic, Style Dayne, T.J. Miller, Taylor Hickson, Tommy Proctor, Tony Chris Kazoleas
Produção:
Kevin Feige, Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg
Fotografia:
Ken Seng
Montador:
Julian Clarke
Trilha Sonora:
Junkie XL
Duração:
106 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
11/02/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio: 
Marvel Enterprises / Marvel Studios / Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação:
16 Anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário