SINOPSE:
Ao visitar um circo, o cientista Victor Frankenstein (James McAvoy) encontra um jovem corcunda (Daniel Radcliffe) que lá trabalha como palhaço.
Após a bela Lorelei (Jessica Brown Findlay) cair do trapézio, o corcunda sem nome consegue salvar sua vida graças aos conhecimentos de anatomia humana que possui.
Impressionado com o feito, Victor o resgata do circo e o leva para sua própria casa, onde lhe dá um nome, Igor, e também uma vida que jamais sonhou.
Ambos compartilham uma visão nobre sobre ajudar a humanidade por meio de uma pesquisa inovadora - criar vida após a morte - mas as experiências de Victor vão longe demais, e sua obsessão pelo controle da vida e pela imortalidade mostra consequências assustadoras.
Apenas Igor pode trazer seu amigo de volta da loucura e salvá-lo de sua criação monstruosa.
CRÍTICA:
A ideia de 'Victor Frankenstein', em exibição em 266 salas em todo o Brasil, é original: recontar a história do cientista Victor Frankenstein (James Mcavoy, de 'X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido') e sua criação monstruosa pelo ponto de vista de Igor (Daniel Radcliffe, de 'Harry Potter'), o corcunda que serve como seu assistente.
Original porquê Igor foi criado e reforçado em diversas adaptações cinematográficas do romance original, mas não há qualquer menção a ele no romance gótico que a escritora inglesa Mary Shelley publicou em 1818.
Isso não seria em si um problema, mas a presença do corcunda é marcante demais no imaginário coletivo para o filme tirar dele, rapidamente, sua característica física mais memorável.
Logo no começo do filme, Victor "cura" o parceiro e acerta as suas costas, em um procedimento rápido.
James McAvoy e Daniel Radcliffe, como Victor e Igor, em cena do longa - Fotos dessa postagem - Divulgação/Fox Film do Brasil |
A partir daí, Daniel Radcliffe volta a ser o galã baixinho e carismático que todos adoramos.
Outro afastamento da obra original se dá no temperamento do personagem-título.
O livro é narrado pela perspectiva do monstro e há poucas pistas da personalidade de seu criador, exceto que é um homem arrependido de sua criação e amargurado.
No filme, Frankenstein é obcecado pela ciência e não tem muito traquejo social, um comportamento que se assemelha a outro personagem da literatura vitoriana inglesa: Sherlock Holmes, em alta por causa dos filmes (com Robert Downey Jr) e seriado (com Benedict Cumberbatch) recentes.
Dr. Frankenstein em ação |
Com tudo isso, fica evidente que o longa está mais interessado em aproveitar o calor do momento do que criar um espaço próprio.
Agora, some a dinâmica com um parceiro mais calmo e preocupado e temos uma similaridade exagerada entre o cientista e o detetive, uma dupla de fazer inveja a Holmes + Watson.
Evidentemente que um astro do quilate de Daniel Radcliffe não seria apenas um lacaio, como Igor é nos outros filmes em que aparece, né?
Aqui, Igor demonstra desde o começo um alto grau de inteligência e conhecimento de anatomia e o longa destaca essa característica ao dividir com a plateia o funcionamento da mente de seus personagens, que enxergam em qualquer ser a dinâmica entre músculos, ossos e órgãos expressa por ilustrações animadas - pena que esse recurso é muito pouco usado.
Eis que entra em cena a figura de Lorelei (Jessica Brown Findlay, de 'Um Conto Do Destino'), uma trapezista do circo por quem Igor é apaixonado.
Ela tem pouca razão narrativa para existir, além de enfeitar a tela com sua beleza e servir para afastar especulações de que o relacionamento entre Igor e Victor seja na verdade, aquele que Oscar Wilde nunca ousou dizer o nome.
Lorelei (Jessica Brown Findlay) está no filme só pra não dizermos que Igor é apaixonado por Victor - e vice e versa |
Mas a química entre os dois, as pausas dramáticas e os olhares sugerem o tempo todo que Victor e Igor são muito apaixonados.
Outro personagem novo é o policial Turpin (Andrew Scott, de '007 Contra Spectre'), um devoto religioso que desconfia das pesquisas de Victor Frankenstein e que traz para o enredo a embate de sempre entre religião e ciência.
Mais uma vez, o roteiro falha, pois a discussão, que poderia ser frutífera, recebe apenas pequenas referências ao assunto.
Andrew Scott, em cena como o policial Turpin |
Depois de Lorelei e Turpin, aparecem outros personagens com participação igualmente pífia na trama central - um desperdício de talentos do calibre de Charles Dance ('Crimes Ocultos'), por exemplo.
Assim, com essa longa série de tentativas sem foco, o longa fica se uma direção definida.
Tenta ser criativo, tenta trazer novidades, tenta levantar questões intrigantes, tenta deixar gancho para sequências, mas no final, há muitas apostas, com pouco retorno.
O destaque fica mesmo com a perfeita química entre os protagonistas James McAvoy e Daniel Radcliffe (o melhor casal do ano nas telonas), na fotografia gótica e exuberante e na direção de arte e figurinos, maravilhosos.
Mas que a trama poderia render mais, poderia.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'VICTOR FRANKENSTEIN'
Título Original:
VICTOR FRANKENSTEIN
Gênero:
Terror
Direção:
Paul McGuigan
Roteiro:
Max Landis, baseado na novela gótica 'Frankenstein: ou O Moderno Prometeu' escrita por Mary Shelley em 1818
Elenco:
Adam Bond, Adrian Schiller, Alistair Petrie, Andrew Scott, Arti Shah, Barrie Martin, Bronson Webb, Callum Turner, Daniel Mays, Daniel Radcliffe, Freddie Fox, Guillaume Delaunay, James McAvoy, Jessica Brown Findlay, Louise Brealey, Mark Gatiss, Matthew John Morley, Spencer Wilding, Valene Kane
Produção:
John Davis
Fotografia:
Fabian Wagner
Montador:
Andrew Hulme
Trilha Sonora:
Craig Armstrong
Duração:
102 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
26/11/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film do Brasil
Estúdio:
Davis Entertainment / Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação:
12 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário