quinta-feira, 5 de novembro de 2015

'007 CONTRA SPECTRE': TUDO O QUE A CINESSÉRIE TEM DE BOM E DANIEL CRAIG ESPETACULAR


SINOPSE:

A mando de sua antiga chefe 'M' (Dame Judi Dench), James Bond (Daniel Craig) vai à Cidade do México com a tarefa de eliminar Marco Sciarra (Alessandro Cremona), sem que seu chefe, o atual 'M' (Ralph Fiennes), tenha conhecimento.

O atual chefe luta para que um sistema global de vigilância não seja implantado.

Isto faz com que Bond seja suspenso temporariamente de suas atividades e que 'Q' (Ben Whishaw) instale em seu sangue um localizador, que permite que o governo britânico saiba sempre em que parte do planeta ele está.

Apesar disto, Bond conta com a ajuda de 'Q' e Moneypenny (Naomie Harris) para que possa prosseguir em sua investigação pessoal sobre a misteriosa organização terrorista chamada SPECTRE.

Só que Bond não esperava que o líder da SPECTRE fosse alguém do seu passado, que agora atende pelo nome de Ernst Stravo Blofeld e que é o responsável por todas as perdas e tristezas que ele vem vivenciando nos últimos anos.

CRÍTICA:

Abertura com títulos embalados por uma canção espetacular.

Cenas que mostram Londres misteriosa, opressiva e ao mesmo tempo, linda.

Sequências em lugares exóticos, no deserto, na neve e em cenários espetaculares e gigantescos, detalhando o quartel general do vilão.

Bond Girls, Moneypenny, 'M' e 'Q'.

Perseguição espetacular, com a nova Aston Martin dando show.

A Aston Martin antiga, em cena memorável.

Um capanga do vilão, assassino implacável, fisicamente avantajado, dando muito trabalho a 007.

Luta memorável dentro de um trem.

Perseguição em meio a multidões.

Sequência de luta espetacular, dentro de um helicóptero.

Bond sendo torturado e se safando, graças a um novo gadget criado por 'Q'.

SPECTRE.

Ernst Stravo Blofeld.

Se nós já vimos tudo isso em filmes anteriores da cinessérie oficial de 007 , todos eles estão de volta agora, reunidos, num dos melhores filmes do espião britânico já feitos.

Depois do tremendo sucesso de '007 - Operação Skyfall', o diretor Sam Mendes tinha a árdua missão de tornar o longa que viesse depois em algo tão grandioso quanto o seu antecessor.

E não é que ele conseguiu?

Mesmo sem ter a carga dramática de 'Skyfall', o 24º longa da série, '007 Contra SPECTRE', em exibição em 605 salas em todo o Brasil, traz de volta às telonas James Bond em grande estilo e consegue divertir e cativar com suas belas locações e sua trama intrigante, que resgata vários elementos importantes da história cinematográfica do espião britânico.

O maior deles é a SPECTRE, principal inimiga do agente secreto nos primeiros longas da franquia, quando 007 ainda era Sean Connery.

Sabendo da responsabilidade que tinha nas mãos, Mendes tomou todas as precauções para que os terroristas voltassem de maneira digna para a série e mais uma vez o cineasta acertou em cheio.

A organização que dá título ao filme é colocada de maneira bem sinistra e possui referências que os 'Bond Maniacs' vão amar.


007 Contra Spectre : Foto Daniel Craig
James Bond (Daniel Craig) em cena de ação num helicóptero na Cidade do México - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Sony Pictures
Logo no início da trama, Bond (interpretado a cada longa de maneira mais e mais espetacular por Daniel Craig) mata um criminoso italiano na Cidade do México e pega um anel misterioso, que tem um polvo em relevo.

Intrigado com o objeto e com uma mensagem que recebeu depois da morte de sua antiga chefe 'M' (Dame Judi Dench, em participação especialíssima), o espião começa a investigar algo que parece ser uma gigantesca organização.


007 Contra Spectre : Foto Ralph Fiennes
Ralph Fienner é o novo 'M'
No entanto, ele faz tudo por conta própria pois não confia em ninguém, nem no novo 'M' (Ralph Fiennes) e principalmente por saber que o Serviço Secreto recebe ameaças de Max Denbigh (Andrew Scott), um dos novos integrantes do Centro de Inteligência Britânico e que quer aprovar um sistema de espionagem global, reunindo as maiores nações do planeta e aposentando definitivamente os agentes com 'duplo zero'.


007 Contra Spectre : Foto Naomie Harris
Naomie Harris é Miss Moneypenny
Logo, Bond descobre que Franz Oberhauser (Christoph Waltz), um nome relacionado ao seu passado (o pai de Franz adotou Bond depois do pai deste morrer) também possui ligações com o grupo criminoso.

Bond se infiltra numa reunião da SPECTRE em Roma, só para saber que Franz (que ele pensava ter sido morto com o pai numa avalanche quando rapaz) está vivo.

 Agora, ele se chama Ernst Stravo Blofeld e é o Número Um da organização terrorista.


007 Contra Spectre : Foto Léa Seydoux
Léa Seydoux é Madeleine Swann 
Incrédulo, 007 é torturado por Blofeld e fica sabendo que todas as perdas mais importantes de sua vida - Vésper, 'M' - e tudo o que de pior vem acontecendo com ele desde os acontecimentos de '007 - Cassino Royale' foram tramados por Blofeld, que, maníaco infantilóide,  não se conformou nunca pelo fato do pai dar mais atenção ao órfão James do que a ele.


007 Contra Spectre : Foto Ben Whishaw, Daniel Craig
Ben Whishaw  é 'Q" 
Como exige sua grande tradição, o longa proporciona novamente para o espectador momentos marcantes durante suas duas horas e meia  - a começar pela belíssima cena de abertura, um 'traveling' de quase cinco minutos, que começa nas ruas da Cidade do México durante o desfile do Dia dos Mortos, acompanha Bond e sua garota entrando no hotel, subindo no elevador e finalmente entrando na suíte.


007 Contra Spectre : Foto
A cena de abertura se passa durante o 'Dia dos Mortos' mexicano
Só essa cena, de tão bem feita e de tão bem fotografada, já vale o ingresso.

No entanto, mesmo sendo o maior espião do cinema, o agente secreto infelizmente não é capaz de eliminar alguns deslizes do roteiro - e os vilões e as Bond Girls acabam sofrendo com isso.

Enquanto as atenções estão voltadas para o Blofeld de Christoph Waltz, mais uma vez espetacular a cada cena, Dave Bautista tem passagem marcante, mas pouco destacada.

O grandalhão Sr. Hinx, forte capanga monossilábico e 'mix' de Oddjob (personagem clássico de '007 Contra Goldfinger', de 1964) e Jaws (vilão de '007 - O Espião que Me Amava', 1977 e '007 Contra o Foguete da Morte', 1979), vivencia boas lutas com Bond, mas não participa da trama da forma que merecia.


007 Contra Spectre : Foto Daniel Craig
Bond luta com Hinx dentro de um trem
Quanto às 'Bond Girls', Monica Bellucci e Léa Seydoux encantam com suas belezas e até por isso, é uma pena que Lucia Sciarra (Bellucci) tenha uma passagem bem rápida e Madeleine Swann (Seydoux) não cause o mesmo impacto de outras Bond Girls.

Mesmo sendo a principal personagem feminina, a psicóloga loira não tem sua história tão aprofundada, o que deixa algumas dúvidas para o espectador.

Já a personagem de Belucci, uma viúva italiana do membro da SPECTRE que Bond foi matar no México, se aparece rapidinho ao menos não morre - quebrando assim o paradigma da cinessérie que dizia: "Transou com Bond, morreu em seguida".


007 Contra Spectre : Foto Daniel Craig, Monica Bellucci
Monica Bellucci é Lucia Sciarra
Para compensar, Daniel Craig mais uma vez mostra devoção e uma dedicação admirável na hora de interpretar 007.

Com várias frases de efeito, o ator traz todo o poder de persuasão e sarcasmo de Bond, algumas das características que marcaram a extensa trajetória do personagem até aqui.

Tomara que ele continue no papel, pois o ator tem contrato para mais um longa e prova que tem condição a cada cena de ação e duelos com os inimigos.

As Aston Martin dão um show à parte.

A primeira a aparecer é a belíssima DB-10 -  'Q' (Ben Whishaw) lembra que é ainda um protótipo e faz um magnífico contraste entre suas formas lisas e os monumentos históricos de Roma, principalmente na espetacular cena de perseguição que termina nas águas do Rio Tigre.


007 Contra Spectre : Foto
A Aston Martin DB-10 em perseguição espetacular pelas ruas de Roma
Depois, no novo laboratório de 'Q', vemos todos os modelos usados por Bond lado a lado, num bem vindo museu da marca para todo fã babar.

Já a icônica Aston Martin DB-5 placas BMT-216A, que Bond pilota desde '007 Contra Goldfinger', novamente aparece -  em cena que ficará marcada para sempre na mente de todo 'Bond Maniac'.


A cena em que a DB-5 aparece é icônica
O longa começa e termina em Londres como muitos outros da cinessérie, mas aqui temos muito mais cenas na cidade do que nos longas anteriores, para não termos dúvidas que 007 é um agente a serviço de Sua Majestade a Rainha - e é por ela que ele se rala mundo afora.


Christoph Waltz como Blofeld
'Writing's On The Wall', música tema do longa, composta e interpretada pelo novo ídolo britânico Sam Smith, resgata a tradição de grandes temas para filmes de 007 e é um milhão de vezes melhor do que a péssima 'Skyfall', composta e cantada num dia ruim por Adele para o longa anterior -aliás, o único ponto desfavorável do excelente filme.

Relembre Sam Smith cantando 'Writing's On The Wall':


Se '007 Contra Spectre' não é o melhor filme da cinessérie, ele é um dos mais emocionantes, pois consegue ser misterioso, sombrio, elegante e explosivo - ou seja: é tudo o que um bom filme de James Bond precisa ser.

Além disso, o longa consegue dar a atenção que o verdadeiro fã merece, pois mantém o nível do anterior, '007 - Operação Skyfall', sendo grandioso e fiel à lenda das telonas que James Bond se tornou.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
007 Contra Spectre : Poster
'007 CONTRA SPECTRE'
Título Original:
SPECTRE
Gênero:
Ação
Direção:
Sam Mendes
Roteiro:
John Logan, Neal Purvis, Robert Wade
Elenco:
Adriana Paz, Alessandro Cremona, Andrew Scott, Ben Whishaw, Brigitte Millar, Christoph Waltz, Daniel Craig, Dave Bautista, Detlef Bothe, Erick Hayden, Ian Bonar, Jesper Christensen, Léa Seydoux, Monica Bellucci, Naomie Harris, Peppe Lanzetta, Ralph Fiennes, Rory Kinnear, Stephanie Sigman, Tenoch Huerta
Produção:
Barbara Broccoli, Michael G. Wilson
Fotografia:
Hoyte Van Hoytema
Montador:
Lee Smith
Trilha Sonora:
Thomas Newman
Duração:
148 min.
Ano:
2015
País:
Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
05/11/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
B24 / Columbia Pictures / Eon Productions / Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / United Artists
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário