segunda-feira, 23 de novembro de 2015

'JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – O FINAL': ROTEIRO CONFUSO E DIREÇÃO POUCO INSPIRADA FAZEM DO ÚLTIMO LONGA DA SAGA O MAIS FRACO DE TODOS



SINOPSE:

Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore).


Lá, ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital.


Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland).


Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compor sua equipe.


CRÍTICA:


Em exibição em 752 salas em todo o Brasil, 'Jogos Vorazes: A Esperança - O Final' encerra a luta de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) contra a opressora Capital.


Embora possua momentos ótimos e sombrios, o longa sofre com a divisão do livro em duas partes e justamente por isso, é o mais fraco da franquia.


Diferente de 'A Esperança - Parte 1', que também é uma narrativa incompleta, a sequência sofre pelo exagero de momentos descartáveis e problemas de ritmo, que impedem o fluxo da trama - o maior problema é o final dado a Katniss, que embora condizente com o livro, vai contra tudo que ela provou ser ao longo de quatro filmes.

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final : Foto Jennifer Lawrence
Jennifer Lawrence é Katniss - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Lionsgate


Praga que parecer ser moda em Hollywood, a divisão do terceiro livro de Suzane Collins não se justifica, pois era possível enxugar algumas cenas para encerrar a franquia em apenas um filme.


Infelizmente, Hollywood precisa de dinheiro e, assim, fazer dois em vez de apenas um filme bem feito é mais lucrativo.


Esse problema não é novidade, mas a diferença de ritmo em relação ao antecessor é uma surpresa.

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final : Foto Donald Sutherland
Donald Sutherland é o presidente Snow


Na trama, Katniss fecha o cerco a Snow, mas descobre que o jogo político vai além de rebeldes e opressores.


Novamente, a forma como a imagem de Everdeen é usada é extremamente manipuladora e nos faz questionar o quanto o lado rebelde é diferente da Capital, que fazia o mesmo quando a protagonista era uma das queridinhas dos fãs dos Jogos.

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final : Foto Josh Hutcherson
Josh Hutcherson é Peeta


Sem falar que o Distrito 13 não parece tão democrático como gosta de declarar.

Mas lá está ela, mais uma vez, agindo com o coração e enfrentando problemas épicos.

Katniss sempre foi uma heroína e sua coragem está em aguentar situações impossíveis com tranquilidade e fazer o que é preciso para conquistar seus objetivos.


Ela nunca foi uma pensadora ou uma líder, mas sempre foi uma mulher forte, decidida e inteligente o suficiente para saber qual é seu papel na guerra.


Sem falar que poucas pessoas sobreviveriam aos trauma que essa garota sofreu e continuariam adiante - e essa é a força dela, algo jogado fora por Suzanne Collins e Francis Lawrence (por manter o final) nos minutos finais da obra.

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final : Foto Evan Ross, Josh Hutcherson, Sam Claflin, Wes Chatham
Evan Ross, Joss Hutcherson, San Clafin e Wes Chatham, em cena do longa


Infelizmente, Katniss não é a única a sofrer problemas de desenvolvimento.

O bom trabalho que 'Esperança - Parte 1' fez ao mostrar a evolução dos personagens de Josh Hutcherson (Peeta) e Liam Hemsworth (Gale) simplesmente foi ignorado – ambos perdem relevância e o trio amoroso que nunca ganhou muito espaço, aparece mais do que deveria nessa produção.


Além disso, Elizabeth Banks, alívio cômica da franquia como Effie, praticamente some e o mesmo acontece com Woody Harrelson, apesar dele ter uma grande cena, construída para substituir Phillip Seymour Hoffman, que se matou quando esse longa ainda estava sendo rodado.


É verdade que a série ainda é a mais significativa das obras infanto-juvenis e Katniss é um marco não só para esse gênero.

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final : Foto Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth
Liam Hemsworth e Jennifer Lawrence, em cena do longa


Entretanto, esse final só deverá agradar aos fãs da obra, enquanto o restante do público ficará entediado, pois a escolha de fazer um filme de guerra sem profundidade e sem focar no companheirismo entre membros de esquadrão cria problemas narrativos e mostra falta de inspiração para a conclusão.


Membros do time da protagonista parecem estar lá apenas para morrerem em seu lugar e a própria Katniss parece mais preocupada com si mesma do que com o resultado da guerra ou o bem estar de seus amigos.


Todos esses problemas são resultantes principalmente de dois fatores: o roteiro fraco e confuso, de Danny Strong e Peter Craig, e a direção pouco inspirada de Francis Lawrence - que pode ser bom nas cenas de ação mas é muito ruim quando tem de dirigir atores.
Jogos Vorazes: A Esperança - O Final : Foto Jennifer Lawrence, Natalie Dormer
Natalie Dormer e Jennifer Lawrence, em cena do longa


A volta de elementos das arenas dos Jogos Vorazes - como seres híbridos, armadilhas e outras situações vistas nos primeiros filmes - também fazem com que o público não mergulhe no longa.


Katniss passa mais tempo fugindo de situações construídas pelos organizadores de jogos, que não apresentam surpresa alguma, pois são detectadas por um mapa high-tech com antecedência, do que lidando com problemas mais urgentes e interessantes.


Ao menos, a crítica à mídia continua relevante como sempre.


'Jogos Vorazes' se tornou algo incrível por ser capaz de divertir - apesar do clima sombrio - e por tratar de temas como fascismo, revolução, guerra, política, manipulação da mídia e fanatismo, de forma madura e inteligente.


E mais, faz tudo isso com uma protagonista forte e carismática.


O fato desse encerramento não ser tão bom quando gostaríamos, ainda mais depois de 'Esperança - Parte 1' surpreender, é apenas um deslize numa franquia que tem tudo para marcar uma geração.


Esse último filme poderia, sim, ser melhor, mesmo estando longe de ser uma obra rasa e esquecível.


TRAILER:



FICHA TÉCNICA:
Jogos Vorazes: A Esperança - O Final : Poster

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – O FINAL
Título Original:
The Hunger Games: Mockingjay - Part 2
Gênero:
Aventura
Direção:
Francis Lawrence
Roteiro:
Danny Strong, Peter Craig
Elenco:
Donald Sutherland, Elden Henson, Elizabeth Banks, Evan Ross, Gwendoline Christie, Jeffrey Wright, Jena Malone, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Julianne Moore, Liam Hemsworth, Mahershala Ali, Meta Golding, Michelle Forbes, Natalie Dormer, Omid Abtahi, Patina Miller, Philip Seymour Hoffman, Robert Knepper, Sam Claflin, Stanley Tucci, Stef Dawson, Stephanie Tyler Jones, Toby Jones, Wes Chatham, Willow Shields, Woody Harrelson
Produção:
Jon Kilik, Nina Jacobson
Fotografia:
Jo Willems
Montador:
Alan Edward Bell, Mark Yoshikawa
Trilha Sonora:
James Newton Howard
Duração:
137 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
19/11/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Color Force / Lionsgate

Classificação:
12 anos 


Informação complementar:
Encerramento da franquia


COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário