quinta-feira, 12 de novembro de 2015

'ALIANÇA DO CRIME': NOVO SHOW DE INTERPRETAÇÃO DE JOHNNY DEPP EM LONGA CANDIDATO A VÁRIOS OSCAR


SINOPSE:

Baseado em fatos reais, a trama acompanha James "Whitney" Bulger (Johnny Depp) e John Connolly (Joel Edgerton), que cresceram juntos nas ruas de Boston.

Décadas depois, no final dos anos 70, eles se encontram novamente.

Connolly agora é um agente do FBI e Whitey, padrinho da máfia irlandesa.

Eventos ligados a tráfico de drogas e assassinatos levam Bulger à lista dos mais procurados pelo FBI, mas é com a ajuda da agência que se torna um dos maiores criminosos da história.

CRÍTICA:

Seguramente um dos melhores da sua geração, o ator Johnny Depp tem uma invejável galeria de personagens marcantes em sua carreira.

Personagens esses que ele reafirmou, em entrevistas de divulgação de 'Aliança do Crime', em exibição em 152 salas em todo o Brasil, serem "todos gays".

Depp contou novamente uma história já famosa, que quase foi dispensado por um executivo da Disney pela sua performance como Capitão Jack Sparrow, na saga 'Piratas do Caribe'.

"Ele tinha falado algo como 'Droga, Johnny Depp está estragando o filme. O que é aquilo? Ele é um bêbado ou um gay''. Quando me perguntaram se ele era gay, eu disse: você não sabia que todos os meus personagens são gays?" - brincou o na maioria das vezes bem humorado ator.

O astro ainda revelou que não gosta de se ver na tela - mas esse, ele quis ver.

"Eu odeio ver a mim mesmo na tela. Eu não suporto. Mas segurei minha cadeira com muita força dessa vez".

Aliança do Crime : Foto Johnny Depp
 Johnny Depp como James "Whitney" Bulger, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Warner Bros.
E Depp deve ter gostado do que viu, pois aqui, o criminoso real James 'Whitey' Bulger se junta à lista de personagens clássicos feitos por ele, como Edward Mãos de Tesoura e Capitão Jack Sparrow.

No longa, Depp - que normalmente aparece em público cabeludo e jovial e no longa aparece envelhecido e calvo - retrata o líder do mundo do crime na Boston dos anos 1970 e 1980.

Bulger conseguiu construir uma carreira tão longa em um ramo tão difícil porque teve o apoio do próprio FBI: dentro da polícia federal americana, estava o agente John Connolly (Joel Edgerton), seu amigo de infância, que blindava Whitey e o "promoveu" a informante.

Na realidade, sua cooperação não era de muita ajuda para realizar prisões.

Aliança do Crime : Foto Benedict Cumberbatch
Benedict Cumberbatch interpreta Bill Burger
Depp já tinha experiência em interpretar um gângster real, como demonstrou em 'Inimigos Públicos' (2009), um dos personagens mais comuns em seu currículo.

Bulger é um papel como Johnny e sua legião de fãs gostam, um homem de visual memorável com seus olhos azuis, pele pálida e cabelos brancos.

Assim, Depp dá show com momentos explosivos, outros malévolos e algumas oportunidades de fazer um bom jogo de cena com seus colegas de elenco.

Os ex-parceiros do personagem real ajudaram Depp na preparação para o filme - e o melhor: aprovaram completamente o resultado.

Esse é um dos motivos pelos quais Depp está cotadíssimo para sua quarta indicação ao Oscar, com boas chances de finalmente conquistar a estatueta dourada.

Sua última indicação ao prêmio da Academia de Hollywood também foi por um protagonista sanguinário - em 'Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco Da Rua Fleet' (2007), um dos longas de sua já célebre parceria com o diretor Tim Burton, que o tirou da TV (ele era o astro da série 'Anjos da Lei') e o lançou no cinema,  em 'Edward Mãos de Tesoura' (1990).

Aliança do Crime : Foto Joel Edgerton
O agente do FBI John Connolly  é interpretado por Joel Edgerton
O roteiro bem executado de Jim Sheridan e Mark Mallouk, baseados no livro de Dick Lehr e Gerard O'Neill, se estrutura em torno dos depoimentos de delação premiada dos comparsas de Bulger.

A tática poderia render um excesso de narrativas, mas a edição criativa de David Rosenbloom deixa de lado a locução dos personagens para entregar a trama apenas pelo visual.

As cenas dos depoimentos introduzem um novo palestrante, mas sua voz não é ouvida depois que se retorna para a jornada do personagem principal, o que também evita que haja redundância entre o discurso e as imagens.

O enredo se estende por anos e retrata muitas mortes, o que gera uma quantidade considerável de personagens secundários.

Para esses personagens, muitos rostos famosos foram escalados, o que gera um elenco e peso.

No começo do filme, Whitey é casado com Lindsey (Dakota Johnson) e tem uma vida que se opõe à carreira política de seu irmão (Benedict Cumberbatch).

No desenrolar dos fatos, vemos novos investigadores (como a lenda Kevin Bacon) na caça do protagonista, aliados (Peter Sarsgaard), e uma boa gama de figuras conhecidas.

Aliança do Crime : Foto Kevin Bacon
Kevin Bacon em cena do longa
Mesmo com muitos personagens e narradores, um dos méritos do longa é que todo mundo no cinema entende perfeitamente do que se trata, mesmo se parecendo muito com 'Os Infiltrados' (2006), com tema e cenário parecidos (mas em um período anterior) e também no tom, com bastante violência e um bocado de palavrões, ingredientes que os bons filmes de gângsters pedem.

Méritos para a direção precisa de Barry Levinson, que não fazia nada decente desde 'Rain Man' (1989), longa que lhe deu os prêmios de Melhor diretor no Festival de Berlim e no Oscar.

Seguramente, será nomeado por este novamente.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ALIANÇA DO CRIME'
Título Original:
BLACK MASS
Gênero:
Ação
Direção:
Barry Levinson
Roteiro:
Jim Sheridan, Mark Mallouk, baseados no livro de Dick Lehr e Gerard O'Neill
Elenco:
Adam Scott, Anthony Molinari, Benedict Cumberbatch, Bill Camp, Brad Carter, Corey Stoll, Dakota Johnson, David Harbour, Erica McDermott, James Russo, Jamie Donnelly, Jeremy Strong, Jesse Plemons, Joel Edgerton, Johnny Depp, Julianne Nicholson, Juno Temple, Kevin Bacon, Peter Sarsgaard, Rory Cochrane, Scott Anderson, W. Earl Brown
Produção:
Brian Oliver, John Lesher, Patrick McCormick, Scott Cooper, Tyler Thompson
Fotografia:
Masanobu Takayanagi
Montador:
David Rosenbloom
Trilha Sonora:
Junkie XL
Duração:
122 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
12/11/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio: 
Cross Creek Pictures / Free State Pictures / Grisbi Productions, Le / Infinitum Nihil / RatPac-Dune Entertainment / Ridgerock Entertainment Group / Vendian Entertainment
Classificação:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário