terça-feira, 13 de outubro de 2009

PET SHOP BOYS EM SAMPA HOJE! E COM ELES, UMA FASE ÓTIMA DA MINHA VIDA!


Hoje aqui em Sampa tem show dos Pet Shop Boys, a excepcional dupla formada por Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe.

São, ao lado de outros grupos, os principais responsáveis pela ascensão da música pop eletrônica nas décadas de 80 e 90, e são considerados, por grande parte da imprensa britânica especializada, a maior dupla de pop eletrônico devido às letras inteligentes e à ousadia de muitos de seus arranjos.

É a dupla de maior sucesso na história do pop inglês, com 36 músicas no top 20 e 10 álbuns top 10 , atingindo vendas superiores a 76 milhões de discos no mundo inteiro. Em dezembro de 2006, a dupla foi indicada a 2 Grammy por Best Dancing recordong (I'm With Stupid) e Best Eletronic dance Album (Fundamental - EMI).

Seus maiores sucessos incluem as canções West End Girls, Domino Dancing, It's A Sin, Always On My Mind (versão original de Elvis Presley) e Go West (versão original do Village People).

(da Wikipédia)

Mas como isso tudo começou? E como os Pet Shop Boys começaram a fazer parte da minha vida, desde os 80 até hoje?

Talvez tenha a ver com as idades. Afinal, Neil Francis Tennant nasceu em 10.07. 1954, em North Shields, e em 4/10/59 , menos de um mês antes de eu nascer, Christopher Sean Lowe nasceu em Blackpool, também na Inglaterra. Em resumo, somos tiozinhos sempre ligados!

Neil compunha desde os 11 anos e Chris tocava trombone e piano também desde pequeno. Entre 70 e 71, Neil tocou violão e cantou numa banda folk chamada Dust. Em 72, mudou-se para Londres para estudar história na Polytechnic of North London. Começou a trabalhar como editor correspondente da Marvel Comics, passando por outras duas editoras e finalmente foi parar na revista Smash Hits, especializada em música pop.

Chris chegou a ser tecladista numa banda heavy chamada Stallion, na escola onde estudava. Na mesma escola fazia parte da orquestra tocando trombone, além de ser um dos 7 integrantes de uma banda de jazz local: One Under The Eight. Em 78 foi estudar Arquitetura na Liverpool University.

Viviam as suas vidinhas até se conhecerem, numa loja de discos de King's Road- Neil já trabalhava como crítico musical e Chris estagiava como arquiteto. De um simples bate-papo sobre gostos musicais surgiram os Pet Shop Boys. No início eles se denominaram "West End" (região da cidade de Londres), mas depois adotaram definitivamente o nome "Pet Shop Boys" por causa de uns amigos de Chris que trabalhavam numa loja de animais de estimação (Pet Shop).

No final dos 80, começo dos 90, São Paulo fervia musicalmente. Se não bastassem as bandas brasileiras que estavam aparecendo - Titãs, Paralamas, Barão Vermelho, entre outras - a cena pop recebia antes de todo mundo o que rolava lá fora. E nessa leva, vieram ERASUSE, NEW ORDER e PET SHOP BOYS. E que me deixou apaixonado por música eletrônica até hoje.

E eu me lembro bem da primeira vez que ouvi PSB: Foi na pista de uma casa gls chamada "Homo Sapiens", e a música era "Domino Dancing". Essa casa era tão vanguarda, tão antenada, que os PSB só apareceram nas rádios depois de uns 6 meses. Antes, já tinha ouvido - e adorado! - todas as músicas do álbum "Introspective", que ouvi até à exaustão e que guardo até hoje com o maior carinho.

Muitas das minhas alegrias nessa fase de vida foram ao som dos PSB: As viagens a trabalho, os finais de semana em Itanhaém, a grana que entrava de monte - e saía de monte! - os períodos que morei em Itapeva e Sorocaba, William, Tia Genebra, as baladas com meus primos em Capão Bonito...

Quando aprendi a baixar músicas em mp3, a primeira que baixei foi "New York City Boys", música maravilhosa que tem um clipe muito sexual, espelho de uma época onde éramos jovens, felizes e vivíamos mais em função das emoções do que da razão.

Os PSB já estiveram outras vezes aqui em Sampa, e eu nunca tive a oportunidade de ir vê-los.

Ontem, no JÔ, deram uma ótima entrevista e apresentaram uma música do seu novo álbum, muito legal. Para minha surpresa, vi que o Neil e eu envelhecemos igual: tínhamos cabelos meio compridos,castanhos e encaracolados, que hoje são curtos e grisalhos. O pique e o tesão pela música eletrônica, porém, permanecem intactos, para os dois!

Mas hoje, a história é diferente! E é com essa memória afetiva que eu saio de casa agora, rumo a uma recordação das mais felizes da minha existência.

Pra quem vai, ótima noite! E pra quem não vai, fique com um clipe remasterizado em 2003 de "New York City Boys".

Veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário