<>
Ator de filmes marcantes, como 'Blade Runner', 'A Morte pede Carona' e 'LadyHawke - O Feitico de Áquila' morreu aos 75 anos
<>
"Eu vi coisas que vocês homens nunca acreditariam. Naves de guerra em chamas na constelação de Orion. Vi raios-C resplandecentes no escuro perto do Portal de Tannhaüser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva..."
A fala derradeira do androide Roy Batty no icônico filme 'Blade Runner - O Caçador de Andróides' (1982), foi escrita pelo talentoso ator e escritor holandês que encarnou o personagem, Rutger Hauer.
O filme, que se tornou ao longo dos anos um clássico cultuado, foi dirigido por Ridley Scott, baseado no livro 'Androides sonham com ovelhas elétricas?', de Philip K. Dick.
O co-roteirista do filme, David Webb, falou à revista Hollywood Reporter sobre a cena improvisada.
"Rutger fez aquele discurso e continuou com algumas falas sobre lembranças na chuva", disse Webb. "E então ele olhou para mim como um garotinho travesso, como se estivesse checando se eu ficaria chateado."
"Mais tarde, vendo o filme, foi uma contribuição brilhante de Rutger, essa fala sobre as lágrimas na chuva. É absolutamente lindo."
Reveja a cena:
Protagonista da cena acima, um dos monólogos mais marcantes da história do cinema, Hauer faleceu em sua casa, na Holanda, aos 75 anos de idade.
Através da confirmação do agente Steve Kenis, a Variety noticiou que a morte teria ocorrido na última sexta (19), mas a família preferiu esperar até esta quarta (24) para realizar um funeral privado antes de comunicar a mídia.
Iniciando sua carreira nos anos 60, o ator holandês ganhou destaque ao ser recrutado pelo aclamado diretor Paul Verhoeven (diretor de 'Robocop', 'Vingador do Futuro' e 'Tropas Estelares', entre outros sucessos do cinema), seu compatriota, em 1977, para o filme Soldado de Laranja, ao lado de Derek de Lint e Jeroen Krabbe.
Antes, ganhou fama na Holanda ao fazer parte do seriado 'Floris', também dirigido por Paul Hervoeven.
Mas foi na década de 80 que Rutger brilhou, estrelando , além de Blade Runner - com Harrison Ford -, A Morte Pede Carona - com Jennifer Jason Leigh e C. Thomas Howell - e o aclamado LadyHawke - O Feitico de Áquila (1985) - ao lado de Michelle Pffeifer e Mathew Broderick.
Nesse último, Hauer é um cavaleiro medieval apaixonado por Pffeifer.
Só que o romance é interrompido pela magia de um poderoso bispo, apaixonado pela moça.
Assim, de dia a moça se transforma numa água e de noite, o cavaleiro vira um lobo - só no por do sol, por um só segundo, eles estão na sua forma humana e podem se tocar.
No meio disso tudo, os amantes contam com a ajuda de um jovem e esperto ladrão, interpretado por Mathew Broderick.
Reveja o trailer:
No currículo do astro, estão também obras como Falcões da Noite, Buffy, A Caça-Vampiros, Sin City: A Cidade do Pecado (2005), Batman Begins (2005), O Ritual, e, mais recentemente, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017).
Em Batman Begins, Hauer interpretou um presidente corrupto da Fundação Wayne, até ser destronado por Lucius Fox, papel de Morgan Freeman.
A cena final do personagem é impagável:
A causa da morte ainda não foi divulgada pela família.
Ele deixa a mulher, Ineke ten Kate, e a filha Aysha Hauer, atriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário