quinta-feira, 28 de março de 2019

'DUMBO': MELHOR LIVE ACTION DA DISNEY ATÉ AGORA, FILME É TAMBÉM UM DOS MELHORES DE TIM BURTON


SINOPSE:

1919, Joplin, Estados Unidos.

Holt Farrier (Colin Farrell) é uma ex-estrela de circo que, ao retornar da Primeira Guerra Mundial, encontra seu mundo virado de cabeça para baixo.

Além de perder um braço no front, sua esposa faleceu enquanto estava fora e ele agora precisa criar os dois filhos.

Soma-se a isso o fato de ter perdido seu antigo posto no circo, sendo agora o encarregado em cuidar de uma elefanta que está prestes a parir.

Quando o bebê nasce, todos ficam surpresos com o tamanho de suas orelhas, o que faz com que de início seja desprezado.

Cabe então aos filhos de Holt a tarefa de cuidar do pequenino, até que eles descobrem que as imensas orelhas permitem que Dumbo voe.

CRÍTICA:

Quando a Disney anunciou que faria um live-action de Dumbo, muitas dúvidas ficaram nas cabeças dos fãs da animação lançada em 1941 sobre um elefantinho orelhudo que tinha o poder de voar.

A principal era Tim Burton na direção, cineasta que usa e abusa de um universo sombrio para contar suas histórias.

No entanto,Burton foi um dos maiores acertos do estúdio para a direção de Dumbo, que estreia hoje e é mais um resgate nostálgico de suas animações.

Dumbo : Foto
Dumbo foi totalmente criado em CGI - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Disney
A sensibilidade do diretor em abordar o esquisito traz uma peculiaridade ao personagem que sofre para ser aceito.

Há sentimento e doçura sem deixar de lado os pontos cruéis que são temas do desenho original.

Felizmente, Burton ameniza a temática sombria e apresenta uma adaptação satisfatória, 78 anos depois.

Ambientada em 1919, a trama acompanha o ex-artista de circo Holt Farrier (Colin Farrell) que retorna da Primeira Guerra Mundial após perder um braco.

O circo comandado por Max Medici (Danny DeVito) está em dificuldades e Farrier, juntamente com os filhos Milly (Nico Parker) e Joe (Finley Hobbins), é colocado para cuidar de um elefante recém-nascido com orelhas gigantescas e que tem a habilidade de voar.

Dumbo : Foto Danny DeVito, Michael Keaton
V.A Vandemere (Michael Keaton) e Max Medici (Danny DeVito) , em cena do longa
A novidade desperta o interesse do ganancioso V.A Vandemere (Michael Keaton), dono de um famoso parque de diversões.

Trazendo muita modernidade visual e cenas de tirar o fôlego - principalmente durante os voos do elefantinho - a trama insere cenários multicoloridos e uma fabulosa interação de Dumbo, criado em CGI, com os personagens humanos.

Não há efeitos grotescos ou algo que desfoque a fantasia do espectador em acreditar que o animal estava mesmo presente nas gravações.

Ao contrário de sua primeira versão, o filhote não é falante e se comunica com olhares tristes ou esperançosos que refletem bem o que ele quer dizer aos novos amigos.

Dumbo : Foto Colin Farrell, Finley Hobbins, Nico Parker
Holt Farrier (Colin Farrell) , seus filhos e Dumbo
Mesmo com cartas na manga para explorar melhor o veterano de guerra Farrier, o inocente e divertido Max Medici e a bela Collette de Eva Green, o roteiro de Ehren Kruge evita se aprofundar demais nas histórias deles e garante fidelidade à animação e seu foco em Dumbo, que permanece no grande desafio de ser aceito apesar das diferenças e na incansável vontade de reencontrar a mamãe Jumbo.

A dupla de crianças rouba a cena com a pureza da grande amizade com o elefantinho e despertam a simpatia do espectador.

A jovem Parker mostra um verdadeiro talento para a atuação e encanta com sua Milly, enquanto Hobbins traz um garotinho divertido que acompanha as aventuras da irmã mais velha.

Outro grande destaque nesse interessante universo circense é Keaton, que repete a parceria com Burton e DeVitto desde Batman - O Retorno e insere uma energia contagiante em suas cenas.

Ainda que não seja um vilão maligno, que destrói o sonho dos mocinhos, sua atuação é convincente e poderosa ao dar emoção a uma trama simples.

Dumbo : Foto Colin Farrell, Eva Green
Eva Green é Collette
Dumbo chega como uma das melhores adaptações da Disney e, certamente, como um dos melhores trabalhos dirigidos por Burton.

Em um ano em que o estúdio trará ainda os live actions de O Rei Leão e Aladdin, a trama do elefantinho orelhudo é, sem dúvidas, um excelente começo para essa era de nostalgia proposta para os clássicos que marcaram a nossa infância.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
DUMBO
Título Original:
DUMBO
Gênero:
Família, Aventura
Direção:
Tim Burton
Elenco:
Alan Arkin, Amerjit Deu, Bern Collaco, Bernardo Santos, Colin Farrell, Danny DeVito, Deobia Oparei, Douglas Reith, Edd Osmond, Eva Green, Jessie Vinning, Jo Osmond, Joseph Gatt, Kamil Lemieszewski, Michael Keaton, Richard Price, Roshan Seth, Sandy Martin, Sharon Rooney, Suan-Li Ong, Tim Ingall, Vincent Andriano
Roteiro:
Ehren Kruger
Produção:
Derek Frey, Ehren Kruger, Justin Springer, Katterli Frauenfelder
Fotografia:
Ben Davis
Trilha Sonora:
Danny Elfman
Montador:
Chris Lebenzon
Estúdio:
Tim Burton Productions, Walt Disney Pictures
Distribuidora:
Disney
País:
EUA
Ano de Produção:
2019
Duração:
128 min.
Estreia (Brasil):
28/03/2019
Classificação Indicativa:
10 anos

COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário