SINOPSE:
No ano de 1967, Detroit vive cinco dias de intensos protestos e violência.
Um ataque policial na cidade resulta em um dos maiores tumultos na história dos Estados Unidos, levando à federalização da Guarda Nacional de Michigan e ao envolvimento de duas divisões aéreas do Exército americano.
CRÍTICA:
A diretora Kathryn Bigelow sabe como poucos construir e manter a tensão em um longa.
Foi assim que o seu quase independente 'Guerra ao Terror' conseguiu superar o multibilionário 'Avatar' e acabou levando o Oscar de Melhor Filme, em 2009.
Foi assim também que a diretora fez um longa perfeito, 'A Hora Mais Escura' (2012), ótimo longa estrelado por Jessica Chastain.
Agora, cinco anos depois, a cineasta mais arejada dos EUA estreia no Brasil 'Detroit em Rebelião', drama baseado em fatos reais que se passa na Detroit de 1967, durante os protestos da população negra por causa da violência policial e abandono do Estado.
Para quem não se lembra ou não sabe, entre 23 e 27 de julho de 1967, a cidade do estado de Michigan viu suas ruas serem palcos de protestos civis que resultaram em vários mortos e feridos, além de inúmeras prisões.
A câmera de Bigelow desnuda os momentos de tensão, mesmo que não mostrando a sensação de revolta que desencadeou nos distúrbios.
Se ela não teria muito tempo para fazer co que o espectador mergulhasse mais na trama, ao menos seria necessário explicitar melhor o crescimento do sentimento de gerou aquele que foi o segundo maior protesto dos anos 60, só perdendo para o que se seguiu o assassinato de Martin Luther King.
John Boyega é o segurança Dismukes - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Imagem Filmes |
Após registrar a início do protesto após uma batida policial em uma festa - que resultou na prisão de todos os convidados - o filme foca mais sua história e passa acompanhar alguns personagens específicos.
Do lado da população, foca num cantor, Larry (Algee Smith) de uma banda que busca a primeira chance, mas que perde a oportunidade de fazer seu show após as forças de segurança aconselharem a casa de espetáculos a encerrar as atividades no dia.
Ao mesmo tempo, apresenta um jovem e cuidadoso segurança negro, Dismukes (John Boyega, sensacional) que cuida de proteger uma loja local, tenta manter um bom contato com os policiais, mas aos poucos vai se deparando com absurdos cometidos pelos mesmos.
Do lado dos policiais, o de maior destaque é Krauss (Will Poulter), um sujeito violento e instável, que quer mostrar serviço e demonstra muito pouca humanidade com a população local.
Will Poulter é o violento policial Krauss |
O filme acompanha inúmeros outros personagens ao longo da história, mas passa a focar em um caso mais específico, que foi a batida em um hotel, seguida por violações de direitos e até mortes, num evidente caso de abuso de poder e preconceito racial.
Se o início cansa o espectador, a partir de sua metade o longa consegue de fato perturbar seu espectador diante de momentos brutais e violentos, principalmente pela fotografia nervosa de Barry Ackroyd ('Vôo United 93' e 'Capitão Phillips'), que ajuda a capturar a ação de forma quase documental e por vezes fria, incomodando alguns desavisados e ao mesmo tempo mostrando a mesma sensação de angústia vivida pelos personagens, que é difícil de aguentar.
Algee Smith é o cantor Larry |
E sim: Tyler James Williams, o protagonista de 'Todo Mundo Odeia o Chris' aparece pouco, mas prova que é um grande ator.
Retomando a parceria com o roteirista Mark Boal, Kathryn Bigelow ingressa num tema que é polêmica e atual até hoje, como vimos em casos recentes de violência policial nos EUA - como aconteceu em Ferguson, em 2014, e em vários outros após isso.
Se o longa está longe de ser o retrato final dos protestos de 1967 - um documentário trataria o que aconteceu de forma mais ampla e justa - ainda assim, estamos diante de um recorte que vale a pena ser visto.
E comentado.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'DETROIT EM REBELIÃO'
Título Original:
DETROIT
Gênero:
Drama
Direção:
Kathryn Bigelow
Elenco:
Algee Smith, Andrea Eversley, Anthony Mackie, Austin Hébert, Ben O'Toole, Bennett Deady, Chris Chalk, Ephraim Sykes, Gbenga Akinnagbe, Hannah Murray, Jack Reynor, Jacob Latimore, Jason Mitchell, Jeremy Strong, John Boyega, John Krasinski, Joseph David-Jones, Kaitlyn Dever, Khris Davis, Laz Alonso, Leon Thomas III, Malcolm David Kelley, Mason Alban, Miguel Pimentel, Nathan Davis Jr., Peyton 'Alex' Smith, Samira Wiley, Tyler James Williams, Will Poulter
Roteiro:
Mark Boal
Produção:
Colin Wilson, Kathryn Bigelow, Mark Boal, Matthew Budman, Megan Ellison
Fotografia:
Barry Ackroyd
Trilha Sonora:
James Newton Howard
Montador:
Harry Yoon, William Goldenberg
País:
EUA
Ano:
2017
Duração:
143 min.
Estúdio:
First Light Production, Page 114
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estreia Brasil:
12/10/2017
Classificação Indicativa:
16
Nenhum comentário:
Postar um comentário