sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

'LINCOLN': ARRASTADO, CANSATIVO MAS AINDA ASSIM É UM BOM FILME


Um dos melhores longas já dirigidos por Steven Spielberg, 'Lincoln' foca nos últimos quatro meses de vida do 16º presidente dos Estados Unidos, que entrou para a história por ter sido o articulador da 13a. emenda à Constituição, que acabou com a escravidão e  de quebra, com a Guerra Civil que matou mais de 750 mil americanos - só para constar, o número de americanos mortos em todas as guerras travadas pelo país contra inimigos externos não chega nem perto.

Com uma direção de arte impecável, o longa faz uma reconstituição fiel, tanto do momento político, quanto da América do século 19, onde passamos a acompanhar Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis) que, após uma vitória esmagadora nas eleições de 1864, estava no auge de sua popularidade quando corajosamente propôs uma emenda à Constituição para finalmente por fim à escravidão nos EUA.

Daniel Day-Lewis incorpora Abraham Lincoln, 16º presidente americano - fotos: Divulgação/Fox Film

Inteligentemente, Spielberg concentra seu longa nos bastidores deste embate político que mudou a história americana, revela o lado idealista do presidente, mas também o pragmatismo que o levou a comprar votos de oposicionistas, oferecendo-lhes empregos públicos de prestígio.

Em outro momento crucial, o presidente, podendo dar fim imediato à Guerra da Secessão, resolve estendê-la por mais dias para alcançar seus propósitos.

Joseph Gordon-Levitt, como Robert Todd Lincoln, primogênito do presidente

Como grande mérito, o longa humaniza a figura de Lincoln, escancarando uma realidade pouco comum em obras cinematográficas que tratam de grandes nomes da história.

Se é verdade de que muitos deles meteram as mãos no lodo em nome de seus ideais, adotando a política dos "fins a justificar os meios", vemos isso também nas atitudes do presidente e no jogo de interesses dentro da câmara.

Sally Field interpreta a Primeira-Dama Mary Todd Lincoln

Ao mesmo tempo, conhecemos um pouco do dia a dia do homem Lincoln, sua relação com a mulher, Mary (Sally Field, maravilhosa) e com os filhos - o mais velho, Robert Todd Lincoln, interpretado por Joseph Gordon-Levitt.

Spielberg preferiu nesse longa trilhar outros caminhos: há excessos de personagens e muita costura política em salas escuras e envoltas em fumaça de charutos, o que acaba cansando o espectador.

Mesmo assim, o diretor fugiu do sentimentalismo ao quadrado, evitou seus já contumazes excessos de close-ups e acertou a mão ao retratar o famoso assassinato do presidente - cena mais do que batida em todos os filmes já feitos com Lincoln.

As boas interpretações – as de Sally Field, Tommy Lee Jones e de James Spader são impecáveis – mantêm a força de um longa que perdeu a chance de ser uma obra grandiosa porque seu diretor resolveu deixar de ser ele mesmo.

Tommy Lee Jones interpreta o Congressista Thaddeus Stevens

Assim, Spielberg, tentando não ser Spielberg, nos entrega um longa em que, se a conversa é demasiada, é rápido demais para aprofundar-se no grande número de personagens e situações, terminando por não levar à telona a grandiosidade histórica do momento retratado.

Grande campeão de indicações ao Oscar 2013 - foram 12, entre elas Melhor Filme, Melhor Diretor, Ator (Daniel Day Lewis) , Atriz Coadjuvante (Sally Field) e Ator Coadjuvante (Tommy Lee Jones), 'Lincoln' deve sair da cerimônia com pouca coisa.

Garantido mesmo, só o Oscar para Day Lewis, que, como sempre, não interpreta, incorpora o famoso presidente americano assassinado em abril de 1865 -  e que já levou o Globo de Ouro e o SAG Awards pelo papel.

Sally Field deve perder no Oscar para Anne Hathaway ('Os Miseráveis') - que vem levando todos os prêmios também.

Lee Jones - que levou o SAG Awards, deve perder para Philip Seymour Hoffman ('O Mestre), e Spielberg deve perder Melhor Diretor e Melhor Filme para 'Os Miseráveis' e 'Argo', respectivamente.

O longa também foi indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Figurino, Edição, Trilha Sonora, Efeito Sonoro, Roteiro Adaptado e Direção de Arte.

Apesar de arrastado e cansativo, é um bom filme.

Confira o trailer do longa:

*****
'LINCOLN'
Título Original:
Lincoln
Diretor:
Steven Spielberg
Elenco:
Daniel Day-Lewis, Sally Field, Joseph Gordon-Levitt, Tommy Lee Jones, Michael Stuhlbarg, Jackie Earle Haley, Gloria Reuben, Adam Driver, Jared Harris, James Spader, Lee Pace, Gulliver McGrath, Walton Goggins
Produção:
Steven Spielberg, Kathleen Kennedy
Roteiro:
Tony Kushner, John Logan, Paul Webb, baseado na obra de Doris Kearns Goodwin
Fotografia:
Janusz Kaminski
Trilha Sonora:
John Williams
Duração:
153 min.
Ano:
2012
País:
EUA, Índia
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Amblin Entertainment / DreamWorks SKG / Imagine Entertainment / Reliance Entertainment / Participant Media / The Kennedy/ Marshall Company / Twentieth Century Fox Film Corporation / Parkes/MacDonald Productions
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário