segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

GLOBO DE OURO 2013: ENTRE ANNE HATHAWAY, CLAIRE DANES E BEN AFFLECK, QUE ROUBOU A CENA FOI JODIE FOSTER


A chegada tranquila e as entrevistas demoradas e saborosas no red carpet; o demorado beijo na bochecha esquerda de Mel Gibson, dado por Robert Downey Jr.; a reedição do sucesso da série "Homeland", que levou os principais prêmios da categoria Drama pela sua também ótima segunda temporada; a volta por cima do ator e diretor Ben Affleck e seu filme "Argo", esnobado pelo Oscar mas consagrado na noite de ontem; a aclamação de Anne Hathaway, Hugh Jackman e do musical "Os Miseráveis"; e o discurso sen-sa-cio-nal da Diva Jodie Foster, que, após receber um prêmio especial pela carreira de 47 anos, declarou não precisar sair do armário, por já tê-lo feito "lá atrás, na idade da pedra".

As apresentadoras Tina Fey e Amy Poehler foram muito bem e desde o início da cerimônia amenizaram o clima na entrega do 70º Globo de Ouro, depois de algumas edições marcadas por piadas pesadas.

Ricky Gervais - comediante britânico e criador da série "The Office" - tinha apresentado as três últimas edições, mas seu estilo de humor agressivo incomodava astros de Hollywood, que eram os alvos de suas piadas - só os telespectadores gostavam.

Mesmo assim, Fey e Poehler - que protagonizam respectivamente as séries "30 Rock" e "Parks and Recreation" - começaram falando de "A Hora Mais Escura" - filme sobre a caçada a Osama bin Laden, que gerou polêmica por suas cenas de tortura.
"Kathryn Bigelow [diretora do filme] entende de tortura, ela já foi casada com James Cameron", zoaram as duas, referindo-se  ao diretor de "Titanic" e "Avatar".

Sobre o excêntrico ator Daniel Day-Lewis, elas afirmaram que "Lincoln" não era o primeiro filme do diretor Steven Spielberg que o ator protagonizou.
"Ele era o E.T. de 'E.T. - O Extraterrestre'", brincaram, arrancando gargalhadas da plateia - inclusive de Lewis, que logo levantou o dedo indicador para lembrar o alienígena. 

Tina Fey e Amy Poehler , apresentadoras da noite
Foto: AP
Assim, num clima de alto astral e muito ameno,  a 70ª cerimônia de entrega do Globo de Ouro - prêmio concedido pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood - coroou o musical "Os Miseráveis" - dirigido por Tom Hooper - e a série "Homeland", com três estatuetas cada - a minissérie "Virada no Jogo" também levou três estatuetas.
Aida Takia-O'Reilly, presidente da Associação de Imprensa Internacional de Hollywood, no palco do Globo de Ouro
Foto:  AP
Já a superprodução "Lincoln" - de Steven Spielberg e que disputava em sete categorias - só levou um prêmio, o de Melhor Ator em Drama - para a estupenda atuação de Daniel Day-Lewis como o presidente Abraham Lincoln.

Depois do red carpet, seguido de uma celebração realizada num dos salões do Hollywood Wilton com ótima comida e muita bebida, a premiação mais comentada da noite foi a escolha de "Argo" como Melhor Filme Dramático da edição 2013.

O drama do resgate de seis diplomatas norte-americanos presos na embaixada canadense no Irã pós-revolução de 1979 desbancou "Lincoln", apontado como favorito na noite.

Se a vitória de "Argo" foi uma surpresa em meio ao anúncio de prêmios já aguardados - Daniel Day-Lewis como Melhor Ator de Drama na categoria Cinema e Claire Danes como Melhor Atriz de Drama na Categoria TV - a categoria de Drama em Cinema também reservou um prêmio para Jessica Chastain - que interpretou uma agente da CIA envolvida na caçada norte-americana a Osama Bin Laden no longa "A Hora Mais Escura", de Kathryn Bigelow.

Chastain desbancou as atrizes Marion Cottilard ("Ferrugem e Osso"), Dame Helen Mirren ("Hitchcock"), Naomi Watts ("O Impossível") e Rachel Weisz ("The Deep Blue Sea").

O longa "Os Miseráveis" levou nas categorias de Melhor Ator - Hugh Jackman - Melhor Atriz - Anne Hathaway - e Melhor Filme em Comédias ou Musicais em disputa na noite.

Já a série "Homeland" apenas confirmou o favoritismo nas categorias que concorreu: os protagonistas Claire Danes - Melhor Atriz e Damian Lewis - Melhor Ator - levaram o troféu para casa novamente, e a série - exibida no Brasil pelo canal FX - levou na categoria de Melhor Série Dramática de TV.

Mesmo sem Mandy Patinkin ter levado novamente o prêmio de Melhor Coadjuvante, "Homeland" desbancou produções consagradas, como "Boardwalk Empire" e "Breaking Bad".

Na acirrada disputa de Melhor Atriz em Série de Comédia, a sensacional Lena Dunham - diretora, roteirista, produtora executiva e atriz da série "Girls" - derrotou as veteranas Tina Fey e Amy Poehler -  que como apresentadoras da noite e não perderam a oportunidade de zoar da situação.

Dunham ainda viu sua série ser coroada como a Melhor de 2012, derrotando produções como "Modern Family" e "The Big Bang Theory".

"Girls" conta a história de quatro garotas recém-saídas da faculdade em Nova York e enfrentando dilemas típicos do início da vida adulta, como falta de grana, relacionamentos amorosos complicados e amizades conturbadas.

Lena Dunham era uma desconhecida até a produção do filme "Tiny Furniture" (2010) e agora, pós Globo de Ouro, foi finalmente reconhecida pelo trabalho e muito citada por todos os presentes na noite de ontem como uma possível nova "queridinha da América".

"Girls" tem nova temporada prevista para ser lançada na próxima semana no Brasil,

Protagonizado e dirigido por Ben Affleck, "Argo" foi o grande vitorioso da noite, já que levou os Globos de Ouro de melhor Filme em Drama e Melhor Direção.

Durante a transmissão, o inspirador da história narrada no filme - o ex-agente da CIA Tony Mendez - apresentou o longa à plateia, que narra o resgate de seis funcionários da embaixada norte-americana em Teerã que se isolaram na representação canadense no país pouco depois da Revolução Islâmica de 1979.

Depois de derrotar Steven Spielberg ("Lincoln") e Quentin Tarantino ("Django Livre"), Affleck, com  o Globo de Ouro nas mãos, agradeceu ao elenco do filme, a Chris Terrio, o roteirista do longa e a esposa Jennifer Garner - estrela da série "Alias".

Voltando à TV,a produção "Virada no Jogo" serviu para coroar as atuações da minha eterna Diva Julianne Moore e Ed Harris - Melhores Atriz e Ator Coadjuvante na categoria.
A minissérie levou também a estatueta de Melhor Produção de 2012.

Ainda entre as minisséries, o astro Kevin Costner ressurgiu definitivamente das cinzas, ao levar o Globo de Ouro de Melhor Ator pelo seu estupendo trabalho em "Hatfields &  McCoys".
Em seu discurso, o ator lembrou a primeira vez em que participou de uma entrega do Globo de Ouro, quando ninguém o conhecia.
 "Foi uma longa jornada até aqui!", celebrou.

Já na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, a premiada foi Dame Maggie Smith - de "Downton Abbey" - que preferiu ficar na sua casa em Londres a ir até LA - Dame Smith já tem 80 anos.

No palco, a improvável dupla Jennifer Lopez e o ator de filmes de ação Jason Statham anunciaram e entregaram o prêmio de Melhor Trilha Sonora para Mychael Danna, por seu trabalho em "As Aventuras de Pi".

Jason Statham e Jennifer Lopez anunciam o prêmio de Melhor Trilha Sonora
Foto: Reuters
Danna é o maestro da moda - todos os cineastas querem atualmente para seus filmes trilhas assinadas por ele.

Já o Globo de Ouro de Melhor Canção Original foi para Adele, por sua composição e interpretação da música-tema de "007: Operação Skyfall".
A cantora, famosa por seus discursos e que estava igualzinha à Miss Piggy de "Os Muppets", foi uma das mais entusiasmadas no palco do hotel Beverly Hilton - tanto que trocou de estúdio nos seus agradecimentos - mencionou a Sony, que distribui o filme internacionalmente, no lugar da MGM, que o produziu.

O ex-presidente norte-americano BiIl Clinton também compareceu à cerimônia para apresentar o filme "Lincoln", sobre o seu antecessor  no principal cargo executivo dos Estados Unidos.
Clinton foi ovacionado de pé pelo público presente e recebeu o seguinte comentário da apresentadora Amy Poehler: "Vejam, o marido de Hillary Clinton esteve aqui!".

A categoria de Melhor Animação premiou o longa da Pixar, "Valente" - sobre uma garota escocesa em busca de sua maturidade - derrotando fortes concorrentes - como "Detona Ralph", "A Origem dos Guardiões", "Hotel Transilvânia" e "Frankenweenie", de Tim Burton.

As lendas dos filmes de ação Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone apresentaram o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, entregue ao austríaco "Amor", de Michael Haneke, vencedor de diversos prêmios nos festivais de 2012 mundo afora.

As lendas Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone anunciaram e entregaram o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
Foto: AP
Ao receber sua estatueta, Haneke brincou com o fato de ele e Schwarzenegger serem austríacos.

O ator Don Cheadle foi escolhido como o Melhor Ator de Série de TV entre as atrações musicais ou de comédia por sua atuação em "House of Lies".

Robert Pattinson - aparentemente sem chifres - e Amanda Seyfried entregaram a um animadíssimo Quentin Tarantino o prêmio de Melhor Roteiro em Cinema por "Django Livre", que também rendeu o prêmio de Ator Coadjuvante para Christoph Waltz.

Entregue por Will Ferrell e Kristen Wiig, o prêmio de Melhor atriz de Comédia ou Musical foi para Jennifer Lawrence, por sua atuação em "O Lado Bom da Vida".
"Venci a Meryl Streep", comemorou a atriz.

Mas o melhor da noite foi o longo discurso de agradecimento da atriz, diretora e produtora Jodie Foster.

Foster atualmente tem cinquenta anos, estreou nas telonas aos três e recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra - honraria entregue àqueles que contribuíram para a indústria do entretenimento.

Foster - que já recebeu dois Oscar de Melhor Atriz pelos filmes "Acusados" (1988) e "O Silêncio dos Inocentes" (1991) - foi  apresentada por Robert Downey Jr., subiu ao palco e fez um longo discurso, recheado de ironias e pequenas críticas ao mundo das celebridades.

Jodie Foster  e seu prêmio Cecil B. de Mille
Fez uma longa introdução para dizer que iria "fazer uma declaração bombástica essa noite".
Foi falando, falando, e quanto todos acharam que ela iria soltar um "I'm Lesbian", ela encerrou o suspense soltando um "I'm single!".

Depois, ainda sacou mais uma: "Se vocês pensaram que eu iria sair do armário aqui, digo que eu já saí do armário há muito tempo, ainda lá atrás, na idade da pedra".

E encerrou: "Vou continuar a contar histórias, a comover pessoas, ser comovida. É a melhor coisa do mundo. Quero ser vista, ser compreendida e não ser tão solitária."

Tem como não adorar uma Diva dessas?

CONFIRA OS GANHADORES NAS CATEGORIAS DE CINEMA:

MELHOR FILME DE DRAMA
"Argo": Ben Affleck comemora Globo de Ouro de Melhor Filme
Foto: AP

MELHOR DIRETOR
Ben Affleck ("Argo") Foto: AP
MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
"Os Miseráveis" - Hugh Jackman e Anne Hathaway em cena do longa
Foto: Divulgação

MELHOR ATOR EM DRAMA
Daniel Day Lewis ("Lincoln") Foto: AP
MELHOR ATRIZ EM DRAMA
Jessica Chastain Actress Jessica Chastain, winner of Best Actress in a Motion Picture (Drama) for "Zero Dark Thirty," poses in the press room during the 70th Annual Golden Globe Awards held at The Beverly Hilton Hotel on January 13, 2013 in Beverly Hills, California.
Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura") 
Foto: Zimbio

MELHOR ATOR DE FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Hugh Jackman ("Os Miseráveis")
Foto: AFP
MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA OU MUSICAL
Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida") 
Foto: AP

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christoph Waltz ("Django Livre") segura seu troféu
Foto:AFP

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Anne Hathaway ("Os Miseráveis") 
Foto: AFP

MELHOR ROTEIRO
Quentin Tarantino ("Django Livre") 
Foto: AP

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Amour" - O diretor Michael Hanecke recebeu o prêmio  
Foto: AP

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
"Valente" - o diretor Mark Andrews recebeu o prêmio 
Foto: AP

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL EM UM FILME
"Skyfall" ("007: Operação Skyfall") - A Miss Piggy inglesa posa com seu troféu  
Foto: AFP

MELHOR TRILHA SONORA
“As Aventuras de Pi" - Mychael Danna beija seu troféu 
Foto: AP

*****
CONFIRA OS GANHADORES NAS CATEGORIAS DE TELEVISÃO:

MELHOR SÉRIE DE TV - DRAMA
"Homeland": equipe da série subiu toda ao palco para receber o prêmio
Foto: AP

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - DRAMA
Damian Lewis ("Homeland") posa com seu Golden Globe
Foto: Reuters

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - DRAMA
Claire Danes ("Homeland") Foto: Efe

MELHOR SÉRIE DE TV - MUSICAL OU COMÉDIA
"Girls" :
 Zosia Mamet, Lena Dunham e Allison Williams comemoram a conquista do Globo de Ouro de melhor comédia televisiva - Foto: AFP

MELHOR MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
"Virada no Jogo": Julianne Moore e equipe toda vão receber o Globo de Ouro
Foto: Reuters

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - MUSICAL E COMÉDIA
Don Cheadle ("House of Lies") 
Foto: AFP

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - MUSICAL OU COMÉDIA
Lena Dunham ("Girls") 
Foto: AFP

MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
A lenda Kevin Costner ("Hatfields &  McCoys") posa com seu Globo de Ouro 
Foto: AFP

MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
Julianne Moore ("Virada no Jogo") segura seu Globo de Ouro
Foto: AFP
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
Ed Harris Golden Globes
Ed Harris ("Virada no Jogo")
Foto: Getty Images

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
Dame Maggie Smith - "Downton Abbey" 
Foto: LFV/Photoshot

Nenhum comentário:

Postar um comentário