quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

'STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI' - A DESPEDIDA DE CARRIE FISHER, NUMA TRAMA SÓLIDA E BEM DIRIGIDA


SINOPSE:

Após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker (Mark Hammil) em uma ilha isolada, a jovem Rey (Daisy Ridley) busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi.

Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver) se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.

CRÍTICA:

Lançado há dois anos, 'Star Wars - O Despertar da Força', primeiro longa da saga sob a tutela da Disney, reacendeu a chama da saga especial criada por George Lucas, tendo como principal foco o sentimento nostálgico com relação à trilogia original ao investir na participação do trio principal (Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hammil) e abusando das semelhanças com a trama do 'Episódio IV - Uma Nova Esperança', revolucionário longa que chacoalhou o cinemão americano quando foi lançado, em 1977.

Empolgante e divertido, o longa de 2015 pecava justamente por essa falta de originalidade, sendo quase que uma refilmagem do filme que deu início à saga.

Mark Hamill e Carrie Fisher - novamente espetaculares como os gêmeos Luke e Leia - Annie Leibowitz
Agora, dois anos depois, temos a a aguardada estreia de 'Star Wars - Os Últimos Jedi', que entra hoje em cartaz aqui no Brasil, não deixando de lado o sentimento nostálgico, mas nos revelando ao menos uma trama mais interessante.

Do ponto de vista narrativo, há semelhanças sim com 'O Império Contra-Ataca' - mas longe de ser uma cópia.

O filme tem início com a Primeira Ordem numa posição de superioridade, embora sua base tenha sido destruída no anterior.

Resultado de imagem para snoke star wars
Snoke (Andy Serkis) - Fotos dessa postagem/Divulgação-Disney
Com uma maior presença do líder supremo Snoke (Andy Serkis, mais uma vez perfeito na interpretação de um personagem por captura de movimentos), eles tentam acabar com os últimos resquícios da Aliança Rebelde, que fogem pelo espaço.

Ao mesmo tempo, Rey (Daisy Ridley) segue na ilha tentando convencer Luke Skywalker (Mark Hammil) a liderar o contra-ataque da República, se tornando ícone da rebelião.

Resultado de imagem para daisy ridley and mark hamill
Rey e Luke em cena
Ele, no entanto, não se mostra interessado em lutar e tampouco quer treinar a jovem, vendo nela uma ameaça semelhante a de Kylo Ren (Adam Driver), seu sobrinho e ex-pupilo - que o traiu.

O filme divide bem as duas linhas de ação.

Por mais que a forte presença em cena de Hammil seja evidente, o outro núcleo também é essencialmente Star Wars, com estratégias de combate, tentativas de invasão, exploração de planetas exóticos e muito mais.

Star Wars - Os Últimos Jedi : Foto Adam Driver
Adam Driver é Kylo Ren
A saga Star Wars sempre dedicou atenção ao público infantil, com inúmeros personagens bobinhos ao longo das décadas - e isso não é diferente aqui, embora pareça que o filme força muito mão do humor - deve ser o novo 'padrão Disney'.

Principalmente na primeira metade, há um excesso de piadinhas e personagens bobinhos, como os Porgs, nova espécie fofinha e bonitinha, feita com certeza só para vender bonequinhos, já que nada acrescenta à trama.

Porgs: pra que servem?
Ainda bem que o longa oferece uma avalanche de emoções aos fãs da franquia, tanto dentro da história - nas participações de Luke e referências aos originais - quanto fora - já que o espectador vai literalmente às lágrimas toda vez que Carrie Fisher aparece em cena.

Falando em Carrie, o filme aumenta a participação da general Leia e gera uma série de questões sobre o futuro, uma vez que a ideia era que ela assumisse uma posição central no Episódio IX - vamos ver como os roteiristas vão se virar agora, com a morte da atriz.

Resultado de imagem para carrie fisher the last jedi
Carrie Fisher é a general Leia
Credenciado como diretor de dois dos melhores episódios de 'Breaking Bad' (“Fly” e “Ozymandias”), Rian Johnson foi o responsável por assumir o comando do novo filme, um desafio após o bom trabalho de J.J. Abrams.

E Rian também foi bem, principalmente no comando de cenas de ação, muitas vezes realistas (na medida que batalhas intergaláticas podem ser realistas, é claro).

Resultado de imagem para rian johnson the last jedi
Ryan Johnson dirige John Boyega e Oscar Isaac em cena do filme
Sem precisar ser igual a 'O Império Contra-Ataca', 'Os Últimos Jedi' muda o jogo da mesmo forma que o filme citado fez com o original, abrindo um leque de possibilidades.

Destaca-se ainda o desenvolvimento de personagens, principalmente Kylo, Rey, Poe (Oscar Isaac) e Finn (John Boyega).

Rose, vivida por Kelly Marie Tran, é o destaque dentre os novos personagens, enquanto DJ (Benicio Del Toro) e Holdo (Laura Dern) fazem breves, mas importantes participações.

Resultado de imagem para laura dern the last jedi
Benicio Del Toro e Laura Dern, em cenas do longa
Como geralmente acontece, o longa conta com excepcionais trabalhos de edição de som, mixagem e efeitos especiais.

As coreografias dos confrontos remetem a filmes de guerra realistas - como 'O Resgate do Soldado Ryan' - tornando a experiência mais empolgante.

A trilha sonora de John Williams também se faz  presente por todos os 152 minutos de duração (o que faz do filme o mais longo da franquia).

Enfim, se não temos aqui um filme perfeito, ele oferece um ótimo entretenimento e apresenta personagens apaixonantes.

E, mais uma vez, temos a absurda e perfeita química entre Carrie Fisher e Mark Hammil em cena.

Pena que, infelizmente, jamais veremos os gêmeos, filhos de Darth Vader, novamente juntos em outro set de filmagens.

E Carrie: você terminou a trajetória de sua Leia de uma maneira espetacular e excepcional - muito obrigado por tudo.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI
Título Original:
STAR WARS: THE LAST JEDI
Gênero:
Aventura
Direção:
Rian Johnson
Elenco:
Adam Driver, Adrian Edmondson, Aki Omoshaybi, Akshay Kumar, Andy Nyman, Andy Serkis, Andy Wareham, Anthony Daniels, Antonio Lujak, Benicio Del Toro, Bern Collaco, Billie Lourd, Carrie Fisher, Chris Adams, Christopher Jaciow, Crystal Clarke, Daisy Ridley, Dan Euston, Dante Briggins, Domhnall Gleeson, Florian Robin, Gareth Edwards, Gary Barlow, Gwendoline Christie, Hermione Corfield, James Cox, Jimmy Vee, John Boyega, Jonathan Harden, Joseph Gordon-Levitt, Justin Theroux, Karanja Yorke, Kelly Marie Tran, Kevin Layne, Laura Dern, Liang Yang, Lupita Nyong'o, Mark Hamill, Mark Lewis Jones, Mike Quinn, Noah Segan, Oscar Isaac, Peter Mayhew, Tim Rose, Togo Igawa, Veronica Ngo, Warwick Davis, William Willoughby
Roteiro:
Rian Johnson
Produção:
Kathleen Kennedy, Ram Bergman
Fotografia:
Steve Yedlin
Trilha Sonora:
John Williams
Montador:
Bob Ducsay
Estúdio:
Lucasfilm Ltd, Walt Disney Studios Motion Pictures USA
Distribuidora:
Walt Disney Pictures
Ano de Produção:
2017
Duração:
152 min.
Estréia Brasil:
14/12/2017
Classificação Indicativa:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário