quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

'RODA GIGANTE': WOODY ALLEN CUMPRE TABELA, REPETE AUTORREFERÊNCIAS E ENTREGA MAIS DO MESMO



SINOPSE:

A atriz Ginny (Kate Winslet), casada com Humpty (James Belushi), acaba se apaixonando pelo salva-vidas Mickey (Justin Timberlake).

Mas quando sua enteada, Carolina (Juno Temple), também cai de amores pelo rei da praia, as duas começam uma forte concorrência.

CRÍTICA:

Todo filme de Woody Allen que se preze precisa ter algum desses elementos: humor sarcástico, personagens cínicos e niilistas, romances complexos e belas paisagens,que se tornam quase um protagonista à parte.

Apesar das fórmulas, não dá para dizer que todos os filmes do diretor são iguais.

Dentre obras marcantes como 'Manhattan', 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa' e 'Blue Jasmine', temos longas descartáveis como 'Homem Irracional' e 'Café Society'.

As linhas que definem um bom filme de Allen de um ruim são bem tênues, pois, afinal, todos possuem características em comum que fazem parte do que vemos na sua filmografia.

Entretanto são nos pequenos detalhes que ocorrem os grandes deslizes.

Roda Gigante : Foto Justin Timberlake, Kate Winslet
Kate Winslet e Justin Timberlake, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Imagem Filmes
Continuando sua missão de lançar um filme por ano, Allen buscou em 'Roda Gigante', que estreia hoje aqui no Brasil, um tom mais visceral com a tragicomédia sobre uma dona de casa, infeliz com o casamento e à beira de um ataque de nervos, que encontra alento nos braços de um belo rapaz.

O longa pode ser considerado uma evolução em relação ao infeliz 'Café Society' - a falta de química do casal formado por Jesse Eisenberg e Kristen Stewart, entretanto está longe de ser o que esperamos do diretor.

Allen ama explorar cidades como se fossem um personagem próprio.

Aqui, a escolhida foi a vibrante, colorida e nostálgica vizinha de Nova York, Coney Island, que tinha nos anos 1950 (onde a trama se passa) cores vibrantes,  parques de diversões concorridos e letreiros luminosos gigantes.

Esse aparente lugar dos sonhos se torna um verdadeiro inferno para Ginny (Kate Winslet) e aumenta ainda mais suas crises de enxaqueca, já não bastasse o estresse com seu marido Humpty (James Belushi), alcoólatra e chauvinista e seu filho piromaníaco.

Amargurada por ter abandonado o sonho de ser atriz para trabalhar como garçonete, ela acaba se envolvendo com o jovem e vistoso Mickey (Justin Timberlake), salva-vidas da praia local.

A relação oferece a ela uma espécie de escapismo e lhe dá uma nova perspectiva sobre o futuro.

Roda Gigante : Foto Juno Temple, Justin Timberlake
Juno Temple e Justin Timberlake, em cena do longa
Entretanto, o romance recebe um banho de água fria depois que o salva-vidas caí de amores por Carolina (Juno Temple), a jovem enteada de Ginny que veio a Coney Island para fugir de seu ex-marido mafioso.

Isso acaba despertando sentimentos de inferioridade e inveja na garçonete e intensifica os conflitos entre as duas.

Winslet incorpora bem o papel de mulher neurótica e Temple também convence com o ar ambíguo de ninfeta conquistadora e mulher madura.

Pena que Timberlake é artificial - e o peso de narrar toda a história não lhe cai tão bem.

Boas atuações (e algumas más) à parte, o longa deve ter um dos piores diálogos da carreira de Allen.

Roda Gigante : Foto James Belushi, Justin Timberlake
James Belushi e Justin Timberlake, em cena do longa
No longa não faltam frases de efeito ruins e um roteiro cheio de subtramas, que acabam sem desfecho.

A impressão que temos é a de que Allen está só cumprindo tabela durante os 100 minutos de filme.

O filme conta com personagens extremamente impopulares, com os quais não conseguimos nos identificar ou simpatizar - além de um roteiro banal.

Mas nem tudo está perdido.

A presença da dupla Tony Sirico e Steve Schirripa, gângsters da série 'Os Sopranos' que também interpretam mafiosos no filme, é uma ótima jogada cômica e quase um easter egg para aqueles que acompanharam o seriado.

Resultado de imagem para Tony Sirico Steve Schirripa WONDER WHEEL
Tony Sirico e Steve Schirripa, em cena do longa
Enfim, 'Roda Gigante' é a maior prova de que Allen não tem mais o fôlego de antes.

Apesar do legado inquestionável, o cineasta parece ter entrado um mais do mesmo de autorreferências, que já não funciona mais.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'RODA GIGANTE'
Título Original:
WONDER WHEEL
Gênero:
Drama
Direção:
Woody Allen
Elenco:
Bobby Slayton, Danielle Ferland, David Krumholtz, Debi Mazar, Ed Jewett, Geneva Carr, Gregory Dann, Jack Gore, Jacob Berger, Jenna Stern, Jim Belushi, John Doumanian, John Mainieri, Juno Temple, Justin Timberlake, Kate Winslet, Maddie Corman, Max Casella, Michael Striano, Michael Zegarski, Nico Petrosino, Robert C. Kirk, Steve Schirripa, Tom Guiry, Tommy Nohilly, Tony Sirico, Ziada Zienna
Roteiro:
Woody Allen
Produção:
Edward Walson, Erika Aronson, Letty Aronson
Fotografia:
Vittorio Storaro
Montador: 
Alisa Lepselter
Estúdio:
Amazon Studios, Gravier Productions, Perdido Productions
Distribuidora:
Imagem Filmes
Ano de Produção:
2017
Duração:
101 min.
Estreia no Brasil:
28/12/2017
Classificação Indicativa:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário