quinta-feira, 3 de março de 2016

'KUNG FU PANDA 3': MELHOR QUE O 2, PIOR QUE O 1


SINOPSE:

O panda atrapalhado Po (Jack Black/Lúcio Mauro Filho)  continua suas peripécias nas artes marciais.

Agora, ao lado dos mestres de kung fu Shifu (Dustin Hoffman), Tigresa (Angelina Jolie), Macaco (Jackie Chan), Víbora (Lucy Liu), Louva-deus (Seth Rogen) e Garça (David Cross), Po enfrenta um novo desafio, o terrível Kai, um vilão sobrenatural que ninguém nunca ouviu falar, mas todos vão ouvir quando virem seu poder de roubar o Chi de grandes mestres.

CRÍTICA:

Como manter o nível do bom primeiro filme e proporcionar algo inesperado a quem assiste, se a obra se tornou parte de uma franquia, mesmo quando não era para ser o caso?

'Kung Fu Panda 2' foi incapaz de ir além da ação e humor do original e ainda apresentou uma história básica e cheia de clichês.

Agora, o mesmo acontece com 'Kung Fu Panda 3',em exibição em 689 salas em todo o Brasil, que mostra como o urso Po (Jack Black) vira uma lenda, mas comete os mesmo erros do anterior e ainda infantiliza demais seu público.

Kung Fu Panda 3 : Foto
O urso Po, em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil
A trama da DreamWorks com um panda falante mestre em artes marciais e seus amigos, Tigresa, Garça, Louva-a-deus, Macaco e Víbora, representando os estilos do Kung-Fu, foi absolutamente criativa no primeiro momento.

Só que encantamento inicial acabou e era preciso ir além para manter as coisas realmente interessantes.

No primeiro filme, Po aprende a lutar e se torna um herói; no segundo, aprimora suas habilidades; no terceiro se torna um professor, reencontra seu pai perdido e enfrenta um vilão sobrenatural chamado Kai, que captura o chi, espécie de força vital, de cada mestre do Kung Fu para se tornar o maior de todos.

Kung Fu Panda 3 : Foto
Elenco reunido
Basicamente, nada mudou, só o nível de poder do protagonista e o drama pessoal de sua vida.

O filme tem ótimos momentos de luta, alguns diálogos bem montados, mas sempre que as coisas vão bem, a dupla de diretores, Jennifer Yuh Nelson e Alessandro Carloni, resolvem colocar uma piadinha fora de hora e abusar de algum clichê ou algum estereótipo, desnecessários e que sempre aparecem para estragar o momento.

Sem surpresa, os raros risos vêm do protagonista, com suas expressões emotivas e piadinhas, que nem sempre funcionam para adultos, mas devem ganhar as crianças.

Como Po enfrenta muitos dos mesmos desafios que já superou nas partes 1 e 2, algumas cenas são bem parecidas, o que tira boa parte da diversão e deixa as coisas repetitivas.

Além disso, os parceiros de Po perdem ainda mais espaço, apesar de eles terem missões próprias dessa vez.

O problema é que mesmo quando eles são o foco da ação, as cenas são curtas e os diálogos quase inexistentes, o que nos faz questionar o motivo de tantos grandes nomes estarem por trás das vozes originais - como Angelina Jolie - se os personagens mal serão utilizados.

Kung Fu Panda 3 : Foto
Po e Li Shang em cena
Apesar do mestre Frango e da Panda Mei Mei, a novidade fica por conta de Bryan Cranston ('Breaking Bad') como voz do pai biológico de Po, Li Shang, que basicamente é um Po mais velho e garante bons momentos, principalmente nas cenas com o pai adotivo do Panda, o ganso Sr. Ping (James Hong).

Como nos últimos dois filmes, a dinâmica familiar é importante para a narrativa, assim como o vilão é amedrontador para crianças e as cenas de luta bem feitas.

Visualmente esse é o longa mais bonito da franquia, com animação de primeira linha, cenários e personagens criativos e bem feitos.

Além de ser o mais estilizado: enquanto os anteriores sempre tentaram incorporar elementos desenhados à mão, o novo filme faz isso de maneira ainda melhor, inclusive durante as cenas de ação, as quais sempre são bem construídas e coloridas.

A trilha sonora de Hans Zimmer ajuda a manter as coisas interessantes do ponto de vista técnico e a batalha final é especialmente bem executada - pena que estragada por piadinhas fora de hora.

Diferente da parte 2, que deixou gancho para esta parte 3, agora parece ser o fim da trilogia, ao encerrar a história do Dragão Guerreiro.

Kung Fu Panda 3 : Vignette (magazine) Angelina Jolie Pitt, Bryan Cranston, David Cross, Dustin Hoffman, J.K. Simmons
O elenco de vozes originais posa com os personagens da animação
A mensagem central da série se mantém a mesma: "Seja o melhor possível" e as crianças devem gostar das cenas animadas e mensagens positivistas.

E sim, os pais que acompanharem os filhos no cinema não vão se chatear, como boa parte das animações lançadas nos últimos anos.

Melhor que o 2, pior que o 1.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'KUNG FU PANDA 3'
Título Original:
KUNG FU PANDA 3
Gênero:
Animação
Direção:
Alessandro Carloni, Jennifer Yuh
Roteiro:
Gleen Berger, Jonathan Aibel
Elenco de Vozes Originais:
Angelina Jolie, Bryan Cranston, David Cross, Dustin Hoffman, Jack Black, Jackie Chan, James Hong, Kate Hudson, Lucy Liu, Rebel Wilson, Seth Rogen, Stephen Kearin
Produção:
Melissa Cobb
Montador:
Clare De Chenu
Trilha Sonora:
Hans Zimmer
Duração:
95 min.
Ano:
2016
País:
China / Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
03/03/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
DreamWorks Animation / Oriental DreamWorks
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário