quinta-feira, 10 de março de 2016

'A SÉRIE DIVERGENTE - CONVERGENTE': LONGA ENTREGA MAIS DO MESMO E É FEITO SÓ PARA OS FÃS DOS LIVROS


SINOPSE:

Após a mensagem de Edith Prior ser revelada, Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller), Christina (Zoë Kravitz) e Tori (Maggie Q) deixam Chicago para descobrir o que há além da cerca.

Ao chegarem lá, eles descobrem a existência de uma nova sociedade.

CRÍTICA:

A história já foi vista dezenas de vezes, mostrando sempre mais do mesmo: um grupo de jovens possui uma característica especial, uma liderança nata e coragem além da conta para enfrentarem organizações antagonistas, que querem controla-los e destruÍ-los.

Nessa linha, já tivemos recentemente 'Maze Runner', 'Jogos Vorazes', 'A Quinta Onda' e agora, 'A Saga Divergente: Convergente', terceiro filme da franquia baseada nos livros de Veronica Roth e que estreia hoje,  em 702 salas em todo o Brasil.

A trama acompanha Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Peter (Miles Teller) e Christina (Zoe Kravitz), que agora, tentam escapar para além do misterioso muro que circunda a cidade futurista de Chicago, para fugir de sua opressora sociedade.

Lá, descobrem um cenário completamente destruído, coberto por uma estranha lama vermelha.

A Série Divergente: Convergente : Foto Ansel Elgort, Maggie Q, Miles Teller, Shailene Woodley, Theo James
Elenco principal em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paris Filmes
Próximo dali também há uma cidade altamente desenvolvida, habitada por sobreviventes que são usados como cobaias de uma organização que pretende reunir todas as pessoas com código genético puro e, coincidente, Tris é uma delas - ou seja, nada novo.

Eles são convencidos pelo vilão David (Jeff Daniels, a melhor coisa do longa) de que o projeto será benéfico a todos, Quatro percebe que o líder da organização tem um interesse em especial por sua amada, mas Tris parece cada vez mais investida no projeto, apesar de toda a história não parecer boa coisa.

Novamente, o romance entre os personagens ganha mais espaço do que deveria, algo que 'Divergente' fez pior do que o costume.

Ao menos, o filme acerta ao explorar o clima de tensão dentro do grupo de Tris, um elemento que nasce naturalmente e até funciona.

A Série Divergente: Convergente : Foto Shailene Woodley
Tris (Shailene Woodley), em cena do longa
Enfim, entre as franquias adolescentes que inundaram as telonas recentemente, a aventura de Tris é a mais fraca, poucas coisas fazem sentido, os personagens são fracos, o mix de gêneros incomoda e o sistema da sociedade não faz sentido - ao menos num roteiro de cinema.

Os elementos desse mundo que conhecemos quando os protagonistas vão além da muralha reforçam ainda mais essa questão.

Pior: o visual dos dois primeiros e desse longa fica abaixo até mesmo do congênere 'Maze Runner', as tecnologias apresentadas não são tão originais assim, a fotografia é medíocre, o CGI é óbvio e a direção de arte não está nem perto de ser original.

Se Jeff Daniels (série 'The Newsroom') é a melhor coisa do longa, seu vilão, porém, é muito inferior à personagem de Kate Winslet em 'Insurgente'. e o elenco como um todo parece pouco inspirado.

A Série Divergente: Convergente : Foto Jeff Daniels
Jeff Daniels é o vilão David
Enfim, a terceira parte segue as outras duas e entrega mais do mesmo.

Para quem já é fã, o longa deve agradar, pois não abandona os elementos que fizeram da saga um sucesso - especialmente como livro - apesar dos elementos dispensáveis como o romance dos protagonistas.

Porém, para quem não é fã, a sensação de perda de tempo sentado na sala de cinema será absurda.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
A SÉRIE DIVERGENTE - CONVERGENTE
Título Original:
THE DIVERGENT SERIES: ALLEGIANT
Gênero:
Aventura
Direção:
Robert Schwentke
Roteiro:
Adam Cooper, Bill Collage, Noah Oppenheim, Stephen Chbosky
Elenco:
Al Vicente, Ansel Elgort, Autumn Dial, Bill Skarsgård, Bradley Bowen, Jackie Dallas, Jeff Daniels, Jonathan Yaskoff, Jonny Weston, Keiynan Lonsdale, Kimberly Battista, Lyon Beckwith, Maggie Q, Marisol Correa, Miles Teller, Naomi Watts, Shailene Woodley, Theo James, Zoë Kravitz
Produção: 
Douglas Wick, Lucy Fisher, Pouya Shahbazian
Fotografia:
Florian Ballhaus
Duração:
121 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
10/03/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Lionsgate / Summit Entertainment
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário