quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

'OLHOS DA JUSTIÇA': JULIA ROBERTS É A MELHOR EM REMAKE AMERICANO BEM INFERIOR AO ORIGINAL ARGENTINO


SINOPSE:

A vida dos investigadores do FBI Ray (Chiwetel Ejiofor) e Jess (Julia Roberts) e da procuradora Claire (Nicole Kidman) é severamente abalada pelo assassinato da filha adolescente de Jess.

Treze anos após o crime, Ray continua buscando pistas e finalmente parece ter encontrado um caminho para solucionar o caso.

A verdade é chocante e os limites entre justiça e vingança tornam-se imperceptíveis.

CRÍTICA:

Com um elenco hollywoodiano de primeira - Julia Roberts, Nicole Kidman e Chiwetel Ejiofor -  'Olhos Da Justiça', que estreia hoje em 208 salas em todo o Brasil, é baseado no longa argentino 'O Segredo Dos Seus Olhos', vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Mesmo com tudo isso, em vez de termos um suspense de qualidade, nos deparamos com uma trama excessivamente dramática e com fórmula já vista outras vezes.

A trama, que se passa em dois períodos de tempo – 2002 e 2015 - acompanha a bem sucedida investigadora Jess (Roberts), que vê sua vida ser abalada quando descobre que o corpo achado durante uma perícia é de sua filha.

Olhos da Justiça : Foto
O trio de protagonistas Julia Roberts, Nicole Kidman e Chiwetel Ejiofor  - Fotos dessa postagem: Divulgação/Diamond Films
O caso desperta a fúria de seu colega de profissão Ray (Ejiofor), que faz de tudo para encontrar o culpado e acaba evidenciando um sujo esquema de corrupção no FBI.

Treze anos depois, uma pista sobre o assassino aparece e ele entra em contato com a procuradora Claire (Kidman) para ajudar a solucionar o caso.

Na época da morte, os Estados Unidos sofriam com a ameaça do terrorismo, depois dos ataques de 11 de setembro, o que demandou muito empenho da equipe especializada.

O maior alvo deles era uma mesquita que ficava no centro de Los Angeles, onde mais tarde é encontrado o corpo de Caroline Cobb (Zoe Graham), filha de Jess.

Por conta própria, Ray descobre que a pessoa que cometeu o crime pode estar contribuindo na ação antiterrorismo e por isso não pode ser investigado e punido.

O longa faz um bom trabalho ao transpor a trama argentina para o cotidiano americano, principalmente no ambiente político e nas estruturas da polícia do país.

Olhos da Justiça : Foto
Cena do longa
Mas não deixa de usar os estereótipos de outras produções de investigação policial - como a figura do agente rebelde (Ray) e a mulher durona e sedutora (Claire), que por sinal têm um envolvimento amoroso.

Assim,  a personagem da mãe em luto, vivida magistralmente por Roberts, é um dos únicos elementos convincentes no filme, pois a Diva não teve medos nem pudores de revelar suas rugas e rosto lavado, conferindo ainda mais humanidade e verdade ao sofrimento da personagem.

O mesmo não podemos falar de Nicole Kidman, com face cada vez mais desfigurada por procedimentos estéticos - o que é uma pena, pois ela sempre foi boa atriz, mas agora aparece muito inexpressiva na telona.

Olhos da Justiça : Foto
Cena do longa
Enfim, como todos os grandes filmes estrangeiros, essa é mais uma versão hollywoodiana genérica, sem a genialidade do original, um excelente longa dirigido por Juan José Campanella.

Para a versão americana, enfim, faltou o tempero latino que o original tinha.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'OLHOS DA JUSTIÇA'
Título Original:
THE SECRET IN THEIR EYES
Gênero:
Suspense
Direção e Roteiro: 
Billy Ray
Elenco:
Alessandro Cuomo, Alfred Molina, Amir Malaklou, Carrick O'Quinn, Chiwetel Ejiofor, David Villada, Dean Norris, Dennis Keiffer, Don Harvey, Eileen Fogarty, Greg Duncan, Joe Cole, John Papsidera, John Pirruccello, Julia Roberts, Kim Yarbrough, Lyndon Smith, Mark Famiglietti, Michael Kelly, Michael Tennant, Nicole Kidman, Niko Nicotera, Noel Gugliemi, Patrick Davis, Ross Partridge, Toni French, Walter Tabayoyong, Zoe Graham
Produção:
Mark Johnson, Matt Jackson
Fotografia:
Daniel Moder
Montador:
Jim Page
Trilha Sonora:
Emilio Kauderer
Duração:
111 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
10/12/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio: 
Gran Via Productions / IM Global / Ingenious Media / Route One Films
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário