SINOPSE:
Macbeth (Michael Fassbender) é um general do exército escocês que trai seu rei após ouvir um presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca.
Ele é altamente influenciado pela esposa Lady Macbeth (Marion Cotillard), uma figura manipuladora que sofre por não poder lhe dar filhos.
CRÍTICA:
'Macbeth: Ambição e Guerra', em exibição em 34 salas em todo o Brasil, é mais uma adaptação para o cinema da peça teatral do dramaturgo inglês William Shakespeare.
Porém, se o espectador for ao cinema esperando que esta versão adaptada e dirigida por Justin Kurzel seja mais uma das muitas que já foram feitas, estará enganado.
A obra, como se espera de um bom Shakespeare, é intensa, sangrenta e conta com atuações simplesmente sensacionais - de Michael Fassbender e da estrela francesa Marion Cotillard - que dão show a cada cena como o ambicioso casal que queria dominar o reino da escócia.
Marion Cotillard e Michael Fassbender, como Lady e general Macbeth, em cena do longa - Fotos dessa postagem - Divulgação/Studio Canal |
O enredo, conhecido por todos que amam teatro, acompanha Macbeth, general do exército escocês que arma um plano mortal contra seu rei após um grupo de bruxas prever que ele será o novo monarca.
Pela incapacidade de Lady Macbeth em ter filhos, logo ele sente seu reinado ameaçado e fica disposto a tudo para preservá-lo.
A trama não deixa dúvidas sobre a personalidade megalomaníaca do protagonista, que claramente passa de um guerreiro justo para um carrasco tão temido quanto odiado pelos súditos.
Michael Fassbender: para mim, o melhor Macbeth |
A diferença é que nessa versão, Lady Macbeth é mais uma vítima de sua ganância do que a figura manipuladora que conhecemos, depois que percebe a insanidade do marido.
A atuação de Fassbender é visceral e intensa e a química entre ele e Cottilard é absurda - a melhor do ano disparado.
O cineasta fez questão de usar e abusar dos efeitos de câmera lenta nas cenas de batalha, que de tão sangrentas deixariam Quentin Tarantino com inveja.
O visual realista dos embates empoeirados só não impressiona mais do que a bela paisagem escocesa, que se mostra imponente e é parte integrante da narrativa.
Marion Cottilard: espetacular como Lady Macbeth |
Kurzel, que também dirige a adaptação do game 'Assassin's Creed' com o mesmo Fassbender, previsto para 2016, soube mesclar bem os elementos sobrenaturais com o estado de perturbação mental do personagem, nos levando a questionar se suas ações são fruto de uma força paranormal ou de um surto psicótico.
As cenas são quase todas tomadas por uma densa neblina ou por uma poeira vermelha, criando uma aura onírica que contribui para a ambiguidade do estado mental de Macbeth, mostrando um cuidado estético e uma direção acertada de Kurzel.
Michael Fassbender em cena do longa |
As duas palavras acrescentadas ao título em português - Ambição e Guerra - resumem bem a essência de Macbeth.
Eletrizante do começo ao fim, o filme nos brinda com um visual estupendo e faz jus à grandiosidade da obra de Shakespeare.
Para mim, essa é a melhor adaptação da peça para o cinema.
Filmaço.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
MACBETH: AMBIÇÃO & GUERRA
Título Original:
MACBETH
Gênero:
Drama
Direção:
Justin Kurzel
Roteiro:
Justin Kurzel, Michael Lesslie, Todd Louiso - baseados na obra de William Shakespeare
Elenco:
Daniel Westwood, David Hayman, David Thewlis, Elizabeth Debicki, Jack Reynor, Lynn Kennedy, Mac Pietowski, Marion Cotillard, Maurice Roëves, Michael Fassbender, Paddy Considine, Rebecca Benson, Ross Anderson, Sean Harris, Seylan Baxter, Todd Louiso
Produção:
Emile Sherman, Iain Canning, Laura Hastings-Smith
Fotografia:
Adam Arkapaw
Montador:
Chris Dickens
Trilha Sonora:
Jed Kurzel
Duração:
113 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos / França / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia:
24/12/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio:
DMC Films / See-Saw Films
Classificação:
16 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário