SINOPSE:
Inverno de 1820.
O navio baleeiro inglês Essex parte em busca de óleo de baleia, liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker) e que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial.
Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador.
Eles navegam por meses em busca de baleias, mas a viagem vira terror puro quando são atacados por uma baleia cachalote gigante.
Com o barco indo a pique e com a maioria da tripulação morta, os sobreviventes precisam enfrentar fome, frio e fortes tempestades enquanto lutam por suas vidas.
A tragédia, real, narrada pelo jovem grumete Thomas Nickerson (Tom Holland) inspirou o escritor americano Herman Melville a escrever sua obra-prima, 'Moby Dick'.
CRÍTICA:
O escritor americano Herman Melville escreveu sua obra-prima, 'Moby Dick', em 1851.
Considerado um dos romances mais importantes da literatura mundial, a obra entrega ao leitor um relato estupendo e duro sobre as consequências da obsessão e da ganância do ser humano.
O que pouca gente sabe é que Melville se inspirou em um naufrágio real ocorrido em 1820 para conceber seu mais famoso livro e é essa história verídica a narrada em 'No Coração Do Mar', que estreia hoje em 332 salas em todo o Brasil.
O filme começa com Meville (Ben Whishaw, o jovem 'Q' de '007 Contra Spectre') chegando à casa de Thomas Nickerson (Brendan Gleeson, de 'No Limite Do Amanhã'), o último sobrevivente do naufrágio do navio baleeiro inglês Essex.
O escritor quer ter uma longa conversa com o veterano para colher dados para seu futuro livro, mas terá de superar a resistência dele, pois nas décadas que se passaram desde o incidente, Nickerson não partilhou sua história com outra pessoa e se tornou um homem amargurado.
Chris Hemsworth é o oficial Owen Chase - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Warner Bros. |
Nesse ponto entra em cena a esposa de Thomas (Michelle Fairley, de 'Game of Thrones'), que, se também tem interesse no dinheiro que Melville oferece pela entrevista, acima de tudo espera que o marido encontre paz de espírito após contar sua terrível história ao escritor.
Ben Whishaw como o escritor Herman Melville |
Esse prólogo serve para preparar o espectador para uma narrativa com muitos percalços, que testarão os limites dos personagens envolvidos.
Mais adiante, a volta para a conversa dos dois homens noite adentro é por vezes desnecessária, uma vez que a atenção e o interesse estão voltados para os ocorridos no Essex.
Ben Whishaw, Michelle Fairley e Brendan Gleeson, na cena inicial do longa |
Finalmente, voltamos para o começo do século XIX, quando Nickerson (agora vivido por Tom Holland, o novo Homem-Aranha do Universo Cinemático da Marvel) tinha catorze anos de idade e era um novato em alto mar.
O jovem órfão consegue embarcar no Essex, pois sua viagem é uma das últimas da temporada de caça às baleias e os encarregados não podem dispensar ninguém para compor a tripulação.
No começo da jornada pelo mar, vemos os apuros de Thomas em se adaptar à nova rotina e a disputa entre o capitão George Pollard (Benjamin Walker, de 'Abraham Lincoln: Caçador De Vampiros') e o primeiro imediato Owen Chase (Chris Hemsworth, o Thor da Marvel).
O comandante é inexperiente e só assumiu o posto por causa do nome de sua família e, assim, Chase terá de lidar com o excesso de ego e a falta de traquejo de seu superior, ao mesmo tempo em que engole seu orgulho, pois lhe fora prometido o comando da embarcação.
Chris Hemsworth e Benjamin Walker, em cena do longa |
Depois de estabelecidas as relações a bordo, chega o momento de vermos a caça às baleias em si e são nessas cenas que fica mais evidente o tema do filme: o homem na tentativa de controlar e superar com sua inteligência forças maiores do que ele mesmo, sejam as baleias ou o próprio mar.
Nesse ponto, o longa é só grandiosidade, com bom uso dos efeitos visuais para retratar o embate que prepara terreno para a chegada da gigantesca baleia branca que causa o naufrágio.
As passagens que mais interessam ao público demoram para chegar, mas a construção dramática, muito eficiente, mantém o espectador preso aos personagens.
Esse é um mérito do estupendo roteiro de Charles Leavitt ('Diamante De Sangue'), mas também da direção absolutamente inspirada de Ron Howard ('Rush - No Limite Da Emoção'), que tem rodagem em outras adaptações de histórias reais para a telona.
Longa tem fotografia impecável |
A situação-limite do naufrágio é mostrada com dureza e para maior veracidade das cenas, o elenco foi submetido a uma dieta de 500 calorias diárias para perder peso.
Nesse contexto, algumas transformações dos personagens são possibilitadas, para abrilhantar a narrativa e é nesse trecho final que o longa traz cenas humanas tão grandiosas quanto a baleia branca ou uma tempestade em alto mar.
A baleia ataca o Essex |
Por falarmos na baleia: se o espectador já morre de medo com dinossauros e outros animais de fantasia, o que dizer desse monstro marítimo, real e gigantesco, de índole assassina, que não só persegue e afunda o Essex, como, com os marinheiros à deriva em meio aos destroços, é capaz de tirar quase todo o corpo para fora da água para dar a rabeada final, que mata a maioria?
Terror puro e computação gráfica impecável.
O tamanho da baleia em relação aos botes |
E quanto ao elenco: ator sempre mediano, Chris Hemsworth , que já tinha feito boa presença como o piloto de Fórmula 1 James Hunt no filme anterior de Ron Howard, 'Rush') tem aqui a melhor performance da sua carreira.
Seu Owen Chase tem nuances entre a inveja e o heroísmo que só o tornam grandioso e humano.
Se Benjamin Walker nos entrega mais uma vez uma performance convincente, o destaque do elenco é mesmo Tom Holland: incrível o que esse jovem ator faz em cada cena e sua performance tem nuances que só os grandes atores entregam.
Tom Holland como Nickerson em cena: simplesmente sensacional |
Não à toa, e com um empurrãozinho do seu companheiro de cena Chris Hemsworth, Holland foi escolhido para ser o novo Homem-Aranha do cinema.
"Eu liguei para os caras da Marvel quando eles estavam escalando (o Homem-Aranha) e ouvi que ele (Holland) estava na lista final deles. Eu disse, 'Olha, devo dizer que vocês não irão encontrar um cara mais trabalhador e doce.' Eu fiquei impressionado com sua atitude, sua ética profissional, e o quão bom ele é. Aí eu disse pro Tom, 'Eu falei com eles, não me prove o contrário'" - disse Hemsworth em entrevista recente.
E ele não provou o contrário, não: seu Nickerson é o melhor personagem do longa.
As premières do longa aconteceram após o anúncio da Marvel e a Warner, que de boba não tem nada, escalou Holland sempre ao lado de Hemsworth para as entrevistas.
Esse rapaz ainda vai longe.
Quanto ao longa, é simplesmente um dos melhores do ano, pois tem desempenhos acima da média e mantém o espectador preso na cadeira do começo ao fim.
Filmaço.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'NO CORAÇÃO DO MAR'
Título Original:
IN THE HEART OF THE SEA
Gênero:
Aventura
Direção:
Ron Howard
Roteiro:
Charles Leavitt
Elenco:
Andrew Crayford, Ben Whishaw, Benjamin Walker, Brendan Gleeson, Charlotte Riley, Chris Hemsworth, Cillian Murphy, Daniel Westwood, Donald Sumpter, Edward Ashley, Frank Dillane, Hayley Joanne Bacon, Jamie Sives, Jordi Mollà, Joseph Mawle, Matthew John Morley, Michelle Fairley, Paul Anderson, Sam Keeley, Tom Holland
Produção:
Brian Grazer, Edward Zwick, Joe Roth, Paula Weinstein, Will Ward
Fotografia:
Anthony Dod Mantle
Montador:
Daniel P. Hanley, Mike Hill
Trilha Sonora:
Roque Baños
Duração:
121 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
03/12/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Cott Productions / Enelmar Productions, A.I.E. / Imagine Entertainment / Roth Films / Spring Creek Productions / Village Roadshow Pictures / Warner Bros
Classificação:
14 anos
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário