quinta-feira, 19 de junho de 2014

'COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 2': NOVA E SURPREENDENTE AVENTURA TRAZ SOLUÇO ADOLESCENTE E DISPOSTO A MUDAR O MUNDO COM SUA BONDADE, MESMO COM GRANDES PERDAS


Cinco anos depois da primeira jornada, a animação da DreamWorks 'Como Treinar o Seu Dragão 2' - que estreia hoje em 582 salas em todo o Brasil - traz de volta boa parte dos personagens do primeiro longa em uma nova e surpreendente aventura, que começa de imediato com o espectador encantado pela evolução cronológica de seus personagens.

Cinco anos mais velho, o protagonista Soluço não é mais um garoto meio que desengonçado e pressionado pelo pai, que busca com determinação provar que existem outras maneiras de enxergar o mundo: o que o espectador vê agora é um jovem treinador de dragões, cujas experiências o elevaram a outro nível e continua tentando ensinar as pessoas a ver a vida de um jeito mais doce, mesmo que nem todo mundo seja tão compreensivo como ele gostaria.

O protagonista Soluço agora é um adolescente - Imagens dessa postagem: Fox Film do Brasil

Na trama, Soluço e a namorada Astrid encontram um forte de caçadores de dragões durante um de seus vôos para mapear o entorno de sua aldeia.

Ao descobrir que existe outro homem capaz de treinar as criaturas, mas com as piores intenções possíveis, Soluço sai em sua busca para tentar convencê-lo de que existe amizade entre homens e dragões.

A namorada de Soluço, Astrid, em cena do longa

Lógico, ele desperta a ira do vilão, que agora pretende destruir toda a aldeia de Berk para ser o único homem no mundo capaz de dominar dragões.

Por que dominar essas criaturas se podemos tê-las como aliadas? 
Por que oprimir aqueles que podem se tornar bons amigos? 
O discurso implícito do primeiro título sobre o mal do pensamento dominador permanece neste filme e a dinâmica que a relação de Soluço e seu dragão, Banguela, quebrou no longa anterior é questionada pela figura do maléfico Drago, um vilão essencialmente mau.

HOW TO TRAIN YOUR DRAGON 2
O vilão Drago

É do embate entre eles que a história, mais uma vez com absoluto sucesso, encontra oportunidade para dar suas valiosas lições sobre amizade, lealdade e perdão.

Se no primeiro filme, parte da graça envolvia a descoberta de Soluço sobre como treinar as criaturas mortais, agora a beleza está exatamente no entrosamento absoluto entre ele e Banguela.

O jovem viking com vocação para desbravador sobrevoa o oceano mapeando toda civilização que cerca sua aldeia, quando descobre as belezas da tal Caverna Gelada e sua poderosa guardiã - nada menos que a sua também carismática mãe, Valka - e a partir daí, o espectador passa a mergulhar em outro universo fantástico.

Se a primeira parte era um primor de visual, essa segunda nos oferece uma experiência primorosa, potencializada pelo uso correto do 3D.

Assim como Soluço, o diretor Dean DeBlois demonstra aqui ter se apaixonado ainda mais pelas criaturas de seu filme, e o que vemos na telona é uma bela e colorida variedade de dragões, desde os grandes alfa até os fofos filhotes e melhor: além de lindos, os dragões possuem elementos tão emocionais quanto os humanos, o que torna simplesmente impossível não se apaixonar por todos eles.

Soluço e o dragão Banguela: uma das duplas mais carismáticas e inesquecíveis do cinema de todos os tempos

"Mesmo seres verdadeiramente bons, se dominados por pessoas más, podem fazer coisas ruins", Valka (voz da ganhadora do Oscar, Cate Blanchett, no original) ensina a seu filho em determinado momento e é justamente com grandes perdas substanciais que Soluço aprende que o mundo não é ingenuamente bom como ele espera.

Soluço reencontra sua mãe, Valka

Mas é a partir daí que ele vê seu melhor amigo Banguela evoluir na busca pelo desejado equilíbrio entre seus instintos e a relação que criou com seu treinador.

Acrescentando uma bem vinda complexidade aos questionamentos da primeira parte, este segunda aborda a passagem da adolescência para a vida adulta de um garoto disposto a melhorar o mundo, com passagens inspiradas e mostrando que muitas vezes a vida se revela mais dura do que nossa boa intenção supõe.

Visualmente encantadora, a animação discute a transformação da natureza (não só) humana a partir dos valores construídos por meio da amizade, com poder para divertir e emocionar adultos e crianças.

Um filmaço, que merece ser visto e revisto sempre.

Confira o trailer da animação:

*****
'COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 2'
Título Original:
HOW TO TRAIN YOUR DRAGON 2
Gênero:
Animação
Direção:
Dean DeBlois
Roteiro: 
Dean DeBlois, baseado na obra de Cressida Cowell
Produção:
Bonnie Arnold
Elenco de Vozes Originais:
Jay Baruchel (Soluço), America Ferrera (Astrid), Cate Blanchett (Valka), Djimon Hounsou (Drago), Gerard Butler (Stoick), Craig Ferguson (Gobber), Jonah Hill (Snotlout), Christopher Mintz-Plasse ( Fishlegs), T.J. Miller (Tuffnut)
Trilha Sonora:
John Powell
Duração:
102 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
19/06/2014
Estúdio: 
DreamWorks Animation / Mad Hatter Entertainment / Vertigo Entertainment
Distribuição:
Fox Film do Brasil
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário