quinta-feira, 5 de junho de 2014

'A CULPA É DAS ESTRELAS': DRAMA ADOLESCENTE ARREBATA ESPECTADOR COM SUTILEZA E DELICADEZA


Adaptação para as telonas do romance best-seller de John Green que vendeu mais de 1,2 milhão de unidades só aqui, 'A Culpa é das Estrelas' - que estreia hoje em 408 salas em todo o Brasil - narra a bela e tocante história de amor entre os adolescentes Hazel Grace (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort), dois portadores de tipos diferentes de câncer e condenados a enfrentar tão cedo a possibilidade de perderem a vida.

Ela, a típica menina tímida e introvertida, ele, o cara engraçado e popular - ou seja: estereótipos mais que batidos de filmes adolescentes que vemos nas telonas há décadas.

Shailene Woodley) e Ansel Elgort, em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil
Felizmente, a adaptação cinematográfica - comandada pelos roteiristas Michael H. Weber e Scott Neustadter - muda o tom melodramático exagerado do livro, alternando momentos de extrema euforia e romance com outros de profundo choque e depressão, mas tudo feito sempre de forma sutil, resultado da direção delicada e inspirada de Josh Boone ('Ligados Pelo Amor'), que dá fôlego, intensidade e principalmente emoção para uma trama que ganha o espectador logo nos primeiros minutos de projeção.

A escalação do casal protagonista foi uma achado poucas vezes vistos em dramas recentes: Shailene Woodley, estrela dos longas 'Divergente' e 'Os Descendentes' é uma atriz excepcional, segue em ascensão em Hollywood e soube transmitir toda a fragilidade necessária para sua personagem.

Por vezes, consegue expressar sentimentos sem dizer qualquer palavra - algo raro no cinema atual - de deixar o espectador arrepiado.

Shailene Woodley é Hazel Grace 
Se Woodley já deu mostras do seu talento em outros longas, aqui a grande surpresa fica por conta do jovem Ansel Elgort, que acertou o tom e deu vida a um Augustus extremamente carismático - e o cara ainda é lindo de viver, né?

Destaque também para a participação do veterano Willem Dafoe, que faz um escritor bêbado e ranzinza, um tipo abraçado pelo ator com vontade e garra - o que resulta em outra atuação excepcional para a sua gloriosa carreira.

Ansel Elgort é Augustus
Se o longa sofre do mesmo mal que já vimos filmes direcionados ao público jovem - didático demais, sem ousadia em sua narrativa, com sequências longas e entediantes demais, por outro lado está tudo aqui: um casal fofo, um conflito que pode impedi-los de permanecer juntos, frases de efeito, meia dúzia de músicas depressivas - de bandas que quase ninguém conhece, tudo com a descarada intenção de levar o espectador as lágrimas.

Casal com química
Mas há algo a mais: emocionalmente sincero, o longa conta uma bela história com delicadeza e impacto, algo por vezes raro em filmes deste gênero.

Ah, sim: leve uma caixa grande de lenços de papel - você vai usar todos.

Confira o trailer do longa:


*****
'A CULPA É DAS ESTRELAS'
Título Original:
THE FAULT IN OUR STARS
Gênero:
Drama
Direção:
Josh Boone
Roteiro:
Michael H. Weber, Scott Neustadter - baseados no best-seller de John Green
Elenco:
Allegra Carpenter, Amber Myers, Ana Dela Cruz, Ansel Elgort, Apurva Padubidri, Bethany Leo, Camera Chatham Bartolotta, David Whalen, Emily Bach, Emily Peachey, Eric Filo, Frankie Palombi, Garit Rathmell, Jean Brassard, Johanna McGinley, Laura Dern, Lotte Verbeek, Maddox Rathmell, Mike Birbiglia, Milica Govich, Nat Wolff, Randy Kovitz, Sam Trammell, Shailene Woodley, Silvio Wolf Busch, Viviana Cardenas, Willem Dafoe, Wyatt McClure
Produção:
Marty Bowen, Wyck Godfrey
Fotografia:
Ben Richardson
Montador:
Robb Sullivan
Duração:
125 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
05/06/2014
Distribuição:
Fox Film
Estúdio:
Temple Hill Entertainment
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário