Confira:
AUDIÊNCIA DA TV PAGA TRIPLICA NA COPA, MAS SE MANTÉM FIEL À GLOBO
*****
JOGOS DO BRASIL TEM 43% DE TVS DESLIGADAS NA GRANDE SÃO PAULO
*****
CARTOON NETWORK JÁ TEM MAIS AUDIÊNCIA DO QUE RECORD, SBT, BAND E REDE TV!
*****
NA QUINTA, GLOBO AUMENTA SUA AUDIÊNCIA EM 70% E 'JORNAL NACIONAL' BATEU RECORDE
*****
NA QUARTA, SBT INVERTE HORÁRIOS DE RATINHO E SILVIO E PERDE PARA RECORD
*****
NA TERÇA, COM JOGO DO BRASIL, GLOBO TEM MELHOR AUDIÊNCIA DESDE A FINAL DE 'AMOR À VIDA'
*****
NA SEGUNDA, JUSTUS PERDEU PARA O 'CQC' E 'REPÓRTER RECORD' TEVE PIOR AUDIÊNCIA DESDE A ESTREIA
*****
NO DOMINGO, OVERDOSE DE COPA NÃO AUMENTA AUDIÊNCIA DO 'FANTÁSTICO'
*****
NO SÁBADO, BAND DOBRA AUDIÊNCIA E TIRA PÚBLICO DO SBT COM COPA DO MUNDO
*****
Veja:
AUDIÊNCIA DA TV PAGA TRIPLICA NA COPA, MAS SE MANTÉM FIEL À GLOBO
Nos últimos quatro anos, cerca de 30 milhões de brasileiros - segundo a Anatel - passaram a ser assinantes de canais pagos e como consequência, a audiência da Copa na TV paga triplicou neste ano em relação ao mundial da África do Sul, em 2010.
Segundo dados do Ibope, o primeiro jogo do Brasil na Copa foi visto por 7,337 milhões de assinantes de TV por assinatura em nove metrópoles brasileiras - em 2010, a estreia da seleção foi prestigiada por 2,4 milhões de telespectadores nesse universo, então bem mais restrito.
Desses 7,3 milhões de clientes de operadoras de TV a cabo e DTH (satélite), no entanto, a grande maioria, 87%, ou 6,4 milhões, assistiram a Brasil e Croácia na Globo ou na Band, o que mostra que o brasileiro ficou mais rico e passou a pagar para ver TV por assinatura, mas ainda é fiel à TV aberta.
A Globo moldou o gosto televisivo nacional de tal forma que a aumento da renda e a tecnologia não são capazes de abalar sua liderança, por mais que os números não sejam mais, digamos, tão "ostentação".
Nesta Copa, entre os clientes de TV paga, a televisão aberta está vencendo os canais esportivos de goleada: para cada telespectador de Sportv, ESPN, Fox Sports e BandSports, há sete da Globo ou da Band.
Neymar dá entrevista a Fernando Fernandes, da Band, após Brasil e Croácia, no dia 12 - Divulgação/FIFA
Os números indicam que parece não ser correto dizer que os 41,8 pontos que Globo (33,6) e Band (8,2) marcaram com Brasil e México na terça (17), foi a menor audiência do Brasil numa Copa do Mundo, apesar de as duas emissoras terem contado dez pontos a menos do que na Copa da África do Sul.
Foi a pior audiência, sim, na TV aberta - não a pior audiência de todos os tempos.
Isso porque pelo menos parte dos dez pontos que Band e Globo perderam em quatro anos estão nesses mais de 4 milhões de telespectadores que elas ganharam na TV paga entre uma Copa e outra.
Os dados disponíveis não permitem dizer exatamente quantos telespectadores deixaram de ver a Globo no sinal aberto para assisti-la no cabo ou DTH, mas é inegável que houve uma grande migração.
Foi uma migração, contudo, muito mais de meio/tecnologia de distribuição do sinal do que de conteúdo.
Na Copa de 2010, a TV aberta somou 2,1 milhões de telespectadores no cabo/DTH, contra 280 mil dos canais esportivos fechados.
A proporção, de 7,5 telespectadores de Globo e Band para um de canal pago, era apenas um pouco maior do que a atual (6,8 para 1).
Os canais pagos cresceram, sim, mas ainda estão longe de incomodar a TV aberta e um novo índice se faz necessário, somando a audiência das emissoras abertas na medição de TV aberta e de TV paga.
O Ibope já deu um passo nesse sentido - está divulgando as audiências totais de cada jogo, somando TV paga e aberta e na estreia da Copa, por esse critério, o Brasil teve 50 pontos (3,3 pontos a mais do que a soma de Globo e Band na TV aberta).
Entre os canais pagos, o Sportv lidera a preferência do telespectador: o canal campeão carregou 57% da audiência de Brasil x Croácia na TV por assinatura, enquanto a ESPN Brasil teve 25% dos telespectadores do jogo inaugural.
Durante o jogo, audiência dos canais pagos cresceu 5% entre os assinantes, enquanto os abertos perderam 5%.
Na média do dia, os canais que transmitem Copa do Mundo cresceram 11%, mas foi no segmento infantil, no entanto, que houve a maior aumento: a audiência do Cartoon subiu 92% e os canais de fimes perderam 2% de ibope.
JOGOS DO BRASIL TEM 43% DE TVS DESLIGADAS NA GRANDE SÃO PAULO
Os canais pagos e abertos não se cansam de comemorar a audiência em alta na Copa, mas o fato é que há menos televisores ligados em São Paulo durante os jogos da seleção.
A média de televisores ligados nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa da Alemanha, em 2006, foi de 71% e durante as duas primeiras partidas da seleção no Mundial no Brasil, havia 57% de televisores ligados em São Paulo - o que significa que 43% dos aparelhos de TV na região estavam desligados na hora do jogo.
Em 2010, na competição na África, os dois primeiros jogos tiveram 60% de aparelhos ligados e a faixa horária das partidas nas três Copa é quase a mesma.
O goleiro Ochoa defende ataque de David Luiz e Paulinho, na partida contra o México na última terça - UOL
Onde, então, as pessoas estão vendo os jogos?
Em bares, nos celulares, nos tablets?
Nem o Ibope nem os canais sabem ao certo, mas é fato que a torcida na poltrona de casa está menor.
Em oito anos, a Globo perdeu 43% de sua audiência no jogo de estreia da seleção na Copa: Brasil x Croácia, em 2006, marcou 65,7 pontos e Brasil x Croácia, no último dia 12, alcançou 37,5 pontos.
Na África, em 2010, o primeiro jogo da seleção registrou 45,2 pontos.
CARTOON NETWORK JÁ TEM MAIS AUDIÊNCIA DO QUE RECORD, SBT, BAND E REDE TV!
O canal infantil Cartoon Network (Grupo Warner) já é segundo mais assistido pelo público infantil no universo de assinantes de TV paga, ultrapassando as redes abertas como Record, SBT, Band e RedeTV!.
Segundo medição de audiência em maio, o Cartoon é o vice-líder entre crianças de 4 a 11 anos, dentro da amostragem de pessoas com TV paga (que inclui rede fechada e aberta).
Mesmo com a Globo se mantendo como o canal mais assistido pelas crianças, vale lembrar que a TV aberta vem abandonando o público infantil em sua programação.
Entre os canais pagos, o Cartoon segue como líder de audiência infantil no ranking da TV por assinatura e as animações mais assistidas no canal no mês passado foram “Steven Universe”, “Hora de Aventura”, “Apenas um Show”, “Gumball”, “Dragões” e “Sítio do Picapau Amarelo”.
O canal também comemora o sucesso de suas ações relacionadas à Copa, como as vinhetas estreladas por Neymar Jr. para a 'Copa Toon', evento envolvendo futebol e personagens de desenhos.
A Copa Toon também rendeu recorde de acessos no site do Cartoon: 3 milhões de visitantes únicos em um mês.
Confira uma das vinhetas da 'Copa Toon' com Neymar:
NA QUINTA, GLOBO AUMENTA SUA AUDIÊNCIA EM 70% E 'JORNAL NACIONAL' BATEU RECORDE
Turbinado pela boa cobertura da Copa do Mundo, o 'Jornal Nacional' (Globo) de quinta(19) bateu recorde de audiência.
Ancorado por William Bonner do estúdio e por Patrícia Poeta da redação da emissora na concentração brasileira na Granja Comary, o principal noticiário da TV aberta marcou 30 pontos de média.
Bonner, Galvão e Patricia - Reprodução/TV Globo |
No mesmo dia, a Globo viu a sua audiência aumentar em 70% durante a partida Colombia x Costa do Marfim, que registrou 17 pontos de média - o horário costuma marcar 10 pontos de ibope.
NA QUARTA, SBT INVERTE HORÁRIOS DE RATINHO E SILVIO E PERDE PARA RECORD
O SBT resolveu experimentar e perdeu audiência com a inversão de horários do 'Programa do Ratinho' e do 'Roda a Roda', na quarta (18).
O game show de Silvio Santos entrou no ar após a atração de Carlos Massa e teve a pior audiência às quartas: 5,9 pontos, contra 7,3 da Record.
Ratinho no cenário do seu programa das quartas - Carol Soares/SBT
Mais cedo, Ratinho perdeu um terço de público (4,8, contra 7,2 nas quartas anteriores) e teve empate no arredondamento com a Record (5,2).
NA TERÇA, COM JOGO DO BRASIL, GLOBO TEM MELHOR AUDIÊNCIA DESDE A FINAL DE 'AMOR À VIDA'
O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo rendeu à Globo a melhor média às terças desde 28 de janeiro, na reta final de 'Amor à Vida'.
A emissora cravou 18 pontos na Grande São Paulo, entre 7h e meia-noite e segundo dados prévios do Ibope, a partida registrou 33,6 pontos de média, ante 38 pontos alcançados por Brasil X Croácia, no último dia 12.
Neymar no jogo de terça - Divulgação/FIFA
À tarde (12h às 18h), a emissora teve o melhor desempenho desde a apuração do Carnaval, em 4 de março: 23 pontos, empatando com a faixa noturna, que geralmente tem mais público.
De acordo com dados da medição prévia, a Band marcou 8,2 pontos de audiência, ante 9 pontos da estreia da seleção na Copa.
No mesmo horário, a Record registrou 1,6 pontos, e o SBT, 2,4 pontos.
Após o jogo do Brasil, quem se deu bem foi o 'Cidade Alerta' (Record), que marcou 9 pontos.
NA SEGUNDA, JUSTUS PERDEU PARA O 'CQC' E 'REPÓRTER RECORD' TEVE PIOR AUDIÊNCIA DESDE A ESTREIA
Segunda (16) negra para a Record: o 'Repórter Record Investigação' teve a pior audiência desde a estreia, em 28 de abril e Roberto Justus perdeu para o 'CQC'.
O jornalístico marcou 5,4 pontos na Grande São Paulo, queda de 39% em relação ao primeiro programa (8,8) e perdeu para o SBT, que no horário marcou 6,3 com Ratinho e 'Máquina da Fama'.
Justus no programa de segunda - Reprodução/TV Record
Em seguida, o talk-show de Roberto Justus registrou 3,7 pontos e ficou em quarto lugar, atrás da Band, que cravou 4,0 com o 'CQC'.
NO DOMINGO, OVERDOSE DE COPA NÃO AUMENTA AUDIÊNCIA DO 'FANTÁSTICO'
Quase todo dedicado à Copa do Mundo, com direito a leitura labial do técnico Luiz Felipe Scolari no jogo de estreia do Brasil contra a Croácia e mesmo assim o 'Fantástico' não aumentou sua audiência no domingo (15).
O programa estacionou em 18,2 pontos na Grande São Paulo, mesmo índice do domingo anterior.
Tadeu Schmidt no 'Fantástico' deste domingo (15)- Reprodução/TV Globo
Ainda bem que na transmissão de Suíça x Equador, às 13h, a emissora registrou 16 pontos em um horário que costuma marca 11 pontos.
À noite, Silvio Santos ficou na vice-liderança com o 'Roda a Roda' e depois, com uma pianista nua se apresentando no palco, chegou a picos de 14,3 pontos e derrotou a Record - mas perdeu pela primeira vez para o reality da Globo, 'SuperStar'.
NO SÁBADO, BAND DOBRA AUDIÊNCIA E TIRA PÚBLICO DO SBT COM COPA DO MUNDO
A Band teve seu melhor sábado no ano, transmitindo quatro jogos da Copa do Mundo.
A rede teve média de 2,8 pontos na Grande São Paulo, mais que o dobro do registrado na semana anterior (1,2).
Os quatro jogos tiraram audiência do SBT: 'Patrulha Salvadora', 'SBT Brasil' e 'Chaves' ficaram em quarto lugar, atrás de Band e Record.
Téo José transmite Inglaterra x Itália na Arena Amazônia, no sábado (14) - Reprodução/Band
Na Globo e para a surpresa de muitos, o clássico Inglaterra x Itália, às 19h, registrou 20 pontos de média, o mesmo ibope que a rede alcança habitualmente na faixa.
Mesmo sem ter direito a transmitir os jogos, o SBT foi vitorioso mais tarde, quando o seu único programa esportivo, o 'Arena SBT', teve um de seus melhores desempenhos: 4,1 pontos na Grande SP.
*****
Cada ponto na medição do Ibope equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
*****
As informações de audiência são da coluna e blog 'Outro Canal', assinado por Keila Gimenez para a 'Folha' e também do site 'Notícias da TV', assinado por Daniel Castro.
*****
Até +!
Nenhum comentário:
Postar um comentário