sexta-feira, 22 de novembro de 2013

'EU RESPIRO': DOCUMENTÁRIO EM P&B SOBRE PORTADOR DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA NÃO SE RENDE ÀS LÁGRIMAS FÁCEIS PARA CONTAR UMA LINDA HISTÓRIA DE VIDA


Se você não gosta de filmes densos, tristes e sem final feliz, nem tente ir a uma sessão deste documentário dirigido pelas cineastas escocesas Emma Davie e Morag McKinnon.

E, se for, nem finja tentar voltar à sua vidinha como se nada tivesse acontecido.

'Eu Respiro' - em cartaz em 5 salas em todo o Brasil - acompanha em 72 minutos o drama de seu protagonista, Neil Platt, jovem arquiteto e pai recente que descobre aos 34 anos sofrer de Esclerose Lateral Amiotrófica, diagnóstico que não se deseja nem ao pior dos inimigos, pois, de homem saudável, em menos de um ano ele fica sem movimentos do pescoço pra baixo e passa a fazer contagem regressiva para a morte.

O arquiteto Neil Platt, antes do diagnóstico - Fotos dessa postagem: Divulgação/Itaú Cinemas

Com extrema sensibilidade, a dupla de diretoras conduzem o filme com uma delicadeza estonteante, acompanhando as limitações físicas do doente terminal, suas reflexões sobre a vida e sua elaboração de um legado para deixar ao pequeno Oscar, seu filho de um ano, para ele saiba um pouco do pai que não terá a oportunidade de conhecer no futuro.

Esse legado, que vai se construindo aos poucos em forma de postagens num blog, é o fio condutor da narrativa, com as diretoras extremamente cuidadosas de não transformar tudo num grande dramalhão recheado de lágrimas.

A história por si só já é muito tocante e, mesmo debilitado e condenado, Platt se posiciona com firmeza, honestidade e bom humor diante de suas agruras.

Algumas cenas são muito dolorosas e angustiantes de se ver, como a que ele está prostrado numa espécie de poltrona adaptada e ao fundo, no quintal de sua casa, seu melhor amigo leva seu filho para brincar num balanço.

Neil Platt segura seu filho Oscar, então ainda um pequeno bebê

Platt não pode estar ali, ao lado do filho -  o que mais queria  - e aproveita o fato de ainda poder falar para deixar suas últimas impressões da vida para o filho que começa a viver.

O documentário estreia em seis capitais do país - nas salas do Espaço Itaú de Cinema - e a renda da venda dos ingressos será revertida ao Instituto Paulo Gontijo, que contribui com pesquisas sobre o mal e ações para melhorar o atendimento às vítimas brasileiras da doença.

Mas não vá assistir ao documentário só pelo seu lado benemerente, não: ele merece ser visto pelo bom registro que é e vai te livrar, no mínimo, de um pouco da mesquinharia e pequenez humana.

Neil Platt com Oscar, pouco tempo antes de morrer

Neil Platt morreu em 2009 e ainda pouco se sabe sobre a doença que o matou e que já vitima 12 mil pessoas no Brasil.

Confira o trailer do documentário:

*****
'EU RESPIRO'
Título Original:
I AM BREATHING
Gênero:
Documentário
Direção:
Emma Davie, Morag McKinnon
Duração:
72 min.
Ano:
2013
País:
Dinamarca / Reino Unido
Cor:
Preto e Branco
Estreia no Brasil:
22/11/2013
Distribuidora:
Cinemas Itaú
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário